Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
OS PRIMEIROS HUMANOS NO BRASIL
Veja esta situação:
Essa pergunta desafia os cientistas e desencadeia discussões.
O arqueólogo Pedro Paulo Funari lembra que o mais antigo esqueleto humano encontrado no Brasil é o crânio de uma mulher que viveu a mais de dez mil anos, ganhou o nome de Luzia e foi encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais (FUNARI, TOLEDO, TEGA, 2021).
Mas Funari lembra também que o debate sobre quando os primeiros habitantes chegaram a estas terras está em aberto e cita os estudos da arqueóloga Niède Guidon, que descobriu vestígios da presença humana no Piauí com datação de aproximadamente 50 mil anos.
A teoria do estreito de Bering
Antes dos estudos de Guidon, a teoria mais aceita sobre a chegada do homem no continente americano era a do Estreito de Bering. Ela diz que o homo sapiens chegou à América vindo da Ásia atravessando da Sibéria para o Alasca, há cerca de 11 a 15 mil anos. E do Alasca o homem se espalhou pelo continente americano.
As descobertas de Niède Guidon
Niède Guidon iniciou sua pesquisa na década de 1970, no município de São Raimundo Nonato, Piauí. No sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada encontrou centenas de pinturas rupestres com representações de animais em movimento, desenhos de figuras humanas, representações sexuais, de dança, de parto e sinais geométricos (GAUDÊNCIO, 2018).
Diante destas evidências, Guidon levantou a hipótese de que o homem teria chegado à América por outra via. O homo sapiens veio da África, atravessando o Atlântico, há cerca de 100 mil anos. O percurso pode ter sido feito seguindo a costa Oeste africana pela corrente oceânica Benguela e depois pela corrente Equatorial até a costa nordestina. Nesta época o nível do mar estava muito abaixo do atual. Niède Guidon não exclui a possibilidade de existirem outros caminhos.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Veja o que o historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funaro diz sobre os primeiros seres humanos no Brasil:
“Segundo alguns, os antepassados humanos antigos teriam centenas de milhares de anos. Mas, as datações não são muito seguras e isso não é muito aceito. Muito menos improvável é a possibilidade de que os vestígios humanos mais antigos do continente americano estejam no Piauí, com 50 mil anos ou mais” (FUNARI, TOLEDO, TEGA, 2021, pág. 8).
De acordo com o texto:
(A) Sem nenhuma dúvida, está provado que os primeiros humanos no Brasil chegaram a 50 mil anos onde hoje se encontra o estado do Piauí.
(B) A chegada dos primeiros seres humanos é objeto de debate, o mais provável é que tenha sido no Piauí em torno de 50 mil anos.
(C) Os antepassados teriam centenas de milhares de anos, mas as datações não são muito seguras, por isso não são verdadeiras.
(D) A questão da chegada dos primeiros seres humanos na América é objeto de dúvida, embora seja possível ter certeza quanto à sua data.
QUESTÃO 2
A teoria do Estreito de Bering é a mais aceita para explicar a chegada dos primeiros grupos humanos à América. Qual alternativa representa corretamente esta teoria?
(A) Os primeiros grupos teriam vindo da África, através de sua costa Oeste e utilizando as correntes marítimas de Benguela e Equatorial até a costa nordestina.
(B) Os primeiros grupos teriam vindo da Ásia, atravessando da Sibéria para o Alasca através do Estreito de Bering, entre 11 mil e 15 mil anos atrás.
(C) Os primeiros grupos teriam vindo da Ásia através do Oceano Pacífico, passando por diversas ilhas até alcançar a América do Sul.
(D) Os primeiros grupos teriam vindo da África numa longa migração que entrou na Europa através do Estreito de Gibraltar e de lá chegou à América em caravelas.
QUESTÃO 3
O que possibilitou que a arqueóloga Niède Guidon propusesse uma nova teoria sobre a chegada do homem à América?
QUESTÃO 4
Escreva uma notícia sobre as descobertas de Niède Guidon para ser postada nas redes sociais. Lembre-se que o texto tem que ser preciso e sucinto.
Saiba mais
Acervos da pré-história brasileira
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0303) Compreender como os primeiros agrupamentos humanos chegaram ao Brasil. |
Referencial teórico: | FUNARI, Pedro Paulo. TOLEDO, Vera. TEGA, Glória. Arqueologia: uma atividade muito divertida. Disponível em: <https://www.academia.edu/14009298/Arqueologia_uma_atividade_divertida> Acesso em 30 de janeiro de 2021. GAUDÊNCIO, Jéssica da Silva. Niède Guidon: a cientista brasileira responsável pelo tesouro arqueológico nacional. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 18, p. 76-87, 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/36809/26731> Acesso em 30 de janeiro de 2021. |