You are currently viewing História – História das religiões monoteístas

História – História das religiões monoteístas

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


Montagem a partir de imagens disponíveis em: <https://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-religiosos/> acesso em 01, mar. 2022

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES MONOTEÍSTAS

A religião é uma das primeiras formas que o homem encontrou de produzir sentido para a sua vida. Há dois tipos principais: as religiões politeístas, que cultuam vários deuses; e as monoteístas, que cultuam um único deus. A primeira religião monoteísta foi o Judaísmo, depois apareceram o Cristianismo e o Islamismo.

Judaísmo

Abraão é considerado o fundador do Judaísmo. Por volta do século XX a.C., ele recebeu a ordem de Deus para que migrasse de sua cidade, Ur, para uma terra que lhe seria mostrada, Canaã. Pela sua obediência, se tornaria pai de muitas nações. Abraão já tinha uma idade avançada e sua esposa, Sara, não podia gerar filhos. Mesmo assim, tiveram um filho, Isaac. Ele ainda teve outros filhos com outras mulheres.

Moisés é outro personagem importante, libertou o povo judeu do cativeiro no Egito e codificou a lei. Esta lei está contida na Torá, o livro sagrado dos judeus.

O Judaísmo introduziu duas diferenças na concepção religiosa. Os deuses antigos eram locais, ou seja, eles atuavam num determinado lugar; o deus de Abraão é universal. Outra diferença é que não é apenas uma crença numa divindade mas também um código de ética.

Cristianismo

No século I, na região da Palestina, nasceu Jesus. Para muitos cristãos este fato é considerado o nascimento do cristianismo. Mas, para muitos especialistas, o seu fundador é Paulo, primeiro a registrar as ideias cristãs e a atuar na organização da igreja.

Depois da morte de Jesus, Paulo se dedicou à pregação de uma religião missionária e universal que englobava a todos, judeus e gentios. Para ser cristão era preciso acreditar em Jesus, na sua ressurreição e praticar a paz, o perdão, o amor e a caridade.

Do século I ao IV, os cristãos viveram um período de grandes perseguições pelo império romano.

A partir do ano de 313, os cristãos puderam exercer sua fé livremente, pois o imperador Constantino legalizou o cristianismo.

Em 380, o imperador Teodósio tornou o cristianismo a religião oficial do império.

Islamismo

No século VII, a península arábica era habitada por povos politeístas, a maioria comerciantes, nômades e seminômades. No ano de 570, no ramo pobre de uma família, nasceu Maomé. Ele se tornou líder de caravana de uma viúva rica. Trabalhando na caravana, Maomé conheceu judeus e cristãos. Mais tarde, casou-se com a viúva.

Maomé funda uma nova doutrina. Seus principais pontos são: só existe um Deus: Alá; esse Deus não admite imagens e exige submissão completa dos homens.

Nesta doutrina, os fiéis têm cinco obrigações principais: orar cinco vezes ao dia com o rosto voltado para Meca, abster-se de álcool, jejuar, dar esmola, peregrinar para Meca.

As novas ideias de Maomé desagradaram principalmente aos comerciantes. Ele foi sofrendo oposição cada vez maior. Então, mudou-se para Medina no ano de 622. Fortalecido em Medina, Maomé voltou a Meca à frente de um batalhão e a conquistou. A partir de então, a cidade que era centro dos cultos politeístas passou a ser o principal centro do Islamismo. Em 632, ano da morte de Maomé, a península arábica já estava toda unificada.

Depois da morte do profeta, os califas foram importantes para manter os árabes fieis ao Islamismo. Eles também conseguiram escrever o texto sagrado, o Corão, que contém a verdade revelada ao profeta pelo anjo Gabriel. Os árabes, unificados, empreenderam uma expansão territorial extraordinária. Conquistaram o norte da África e grande parte da Ásia, além de alcançarem a Europa.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Existem dois tipos principais de religião: as politeístas e as monoteístas. Assinale a alternativa correta sobre estes dois tipos.

(A) Religiões politeístas cultuam um único deus; religiões monoteístas cultuam vários deuses.

(B) Religiões politeístas cultuam tudo como deus; religiões monoteístas não cultuam nenhum deus.

(C) Religiões politeístas cultuam vários deuses; religiões monoteístas cultuam um único deus.

(D) Religiões politeístas não cultuam nenhum deus; religiões monoteístas cultuam tudo como deus.

QUESTÃO 2

Uma das mudanças introduzidas pelo Judaísmo na concepção religiosa é que não se tratava apenas da crença em um único Deus, mas também de seguir um código de ética. Isso significa que:

(A) Para estar de acordo com a lei judaica os fiéis deveriam se preocupar com o estudo diário da doutrina.

(B) Os fiéis deveriam não só estudar a doutrina, mas também adotar um conjunto de práticas em sua vida cotidiana.

(C) Para praticar o Judaísmo os fiéis precisavam cumprir rigorosamente suas orações e obrigações no templo.

(D) Os fiéis deveriam observar todos os exemplos das vidas de Abraão e Moisés e copiá-los rigorosamente.

QUESTÃO 3

O historiador Leandro Karnal diz que Paulo de Tarso, considerado por muitos especialistas como o fundador do cristianismo, falava “… de uma religião universal e não apenas para o povo escolhido, ou seja, para os judeus; de uma religião que incluísse aos gentios – expressão religiosa para aqueles que não nasceram dentro da lei mosaica -, uma religião que englobasse todas as pessoas que professassem a crença em Jesus e aceitassem a Jesus como salvador e… a Ressurreição de Jesus. Essas pessoas, todas, independente da origem, independente do gênero, de serem escravas ou não, judias ou gentios, seriam cristãs. Essas pessoas pertenciam a uma religião agora missionária, uma religião que pretendia a expansão, uma religião que queria ir por todo o império romano, por todas as áreas, para todas as pessoas sem distinção” (KARNAL, 2022b).

Quais as consequências sociais dessa concepção religiosa?

QUESTÃO 4

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Imperio_Arabe-es.svg> acesso em 01, mar. 2022

Este mapa mostra as dimensões que o território do império árabe alcançou. Que relação é possível estabelecer entre o surgimento do islamismo e a formação do império árabe?

Saiba mais

Monoteísmo

Canal Anísio Filho. Monoteísmo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DpkK5PLVU9o> acesso em 05, mar. 2022.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0544) Conhecer a história das religiões dos hebreus/judeus, cristãos e islâmicos.
Referencial teóricoKARNAL, Leandro. Religião#2: Judaísmo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wBB1OhBK_-c> acesso em 28, fev. 2022a.
______. Religião#3: Cristianismo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9cX5rF55-5g> acesso em 28, fev. 2022b.
______. Religião#4: Islamismo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T90Dxs_uYcM> acesso em 28, fev. 2022c.
WIKIMEDIA. Império árabe. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Imperio_Arabe-es.svg> acesso em 01, mar. 2022.