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Matemática – Nos vagões do conhecimento

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC-GO AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO

COMPOSIÇÃO É O PROCESSO DE JUNTAR DUAS OU MAIS PARTES PARA FORMAR UMA ÚNICA PARTE MAIOR. POR EXEMPLO, SE TIVERMOS DUAS BARRAS DE CHOCOLATE, PODEMOS COMPÔ-LAS, OU JUNTÁ-LAS, PARA FORMAR UMA ÚNICA BARRA MAIOR.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

JÁ A DECOMPOSIÇÃO É O PROCESSO OPOSTO, OU SEJA, É O PROCESSO DE QUEBRAR UMA PARTE EM PARTES MENORES. POR EXEMPLO, SE TIVERMOS UMA BARRA DE CHOCOLATE GRANDE, PODEMOS DECOMPOR EM PARTES MENORES, COMO PEDAÇOS DE 1CM, PARA FACILITAR A DISTRIBUIÇÃO.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

TAIS CONCEITOS PODEM SER APLICADOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DA MATEMÁTICA, COMO NA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS. POR EXEMPLO, SE TIVERMOS O NÚMERO 24, PODEMOS DECOMPOR EM:

OU 

PARA FACILITAR A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.


ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 3º ano – Nos vagões do conhecimento”. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ttr2pM40Qgc >. Acesso em 3 mar 2022.

QUESTÃO 1

COMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO E ENCONTRE NO CAÇA-NÚMEROS O VALOR CORRESPONDENTE.

Disponível em https://cutt.ly/kOZkNnv acesso em 06, fev, 22.

2 UNIDADES DE MILHAR + 8 CENTENAS: _______________

1 UNIDADE DE MILHAR + 5 DEZENAS: ______________

1 UNIDADE DE MILHAR + 7 CENTENAS + 5 DEZENAS: _____________

4 UNIDADES DE MILHAR + 2 DEZENAS + 8 UNIDADES: ______________

3 UNIDADES DE MILHAR + 4 CENTENAS + 2 DEZENAS + 1 UNIDADE: ___________

QUESTÃO 2

DECOMPONHA OS SEGUINTES NÚMEROS USANDO A TABELA:

QUESTÃO 3

QUE NÚMERO VOCÊ PODE FORMAR COM OS ALGARISMOS 1, 3 E 0, SEGUINDO AS PISTAS ABAIXO?
* TEM TRÊS ALGARISMOS DIFERENTES
* TEM MAIS DE 20 DEZENAS
* O ALGARISMO DAS UNIDADES NÃO É ZERO

A) 130
B) 310
C) 103
D) 301

QUESTÃO 4

NA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA FÁBRICA DE FÓSFOROS HÁ UMA MÁQUINA QUE EMPACOTA 100 UNIDADES DE FÓSFOROS POR CAIXA. OBSERVE ESSAS CAIXAS JÁ EMPACOTADAS:

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QUANTAS CENTENAS DE FÓSFOROS HÁ NESSAS CAIXAS?
A) 5 CENTENAS
B) 7 CENTENAS
C) 700 CENTENAS
D) 70 CENTENAS


AutoriaLucyana Oliveira Borba
FormaçãoPedagogia
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF03MA01-D) Ler, escrever e comparar números naturais até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna por extenso.
(EF03MA02-A) Compor e decompor números naturais até quatro ordens por meio de trocas, a cada dez unidades, uma dezena, a cada dez dezenas, uma centena.
(EF03MA02-B) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens, em situações diversas.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.
JMK, E. S. acesso em 19, fev. 22). vídeo (3 seg.). Efeito Sonoro – Apito de locomotiva a vapor 3 vezes. Fonte: Publicado pelo canal: E.S. JMK: https://www.youtube.com/watch?v=usMMw7KlFdk