You are currently viewing Língua Portuguesa e Arte – Povos Indígenas e Suas Culturas

Língua Portuguesa e Arte – Povos Indígenas e Suas Culturas

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa, é destinada a estudantes de 4ª série da Educação de Jovens e Adultos. 

Você sabia que os índios Karajás são habitantes seculares das margens do rio Araguaia nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso? E que, o passar dos anos e a convivência com a sociedade urbana não os impediu de manter costumes tradicionais do grupo como: a língua nativa, as bonecas de cerâmica, as pescarias familiares, os rituais como a Festa de Aruanã e da Casa Grande (Hetohoky), os enfeites plumários, a cestaria e artesanato em madeira e as pinturas corporais, como os característicos dois círculos na face?

Índios Karajá Xambioá se reúnem em área próxima a Aldeia Okara, Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil CCBY3.0,20 de out de 2015.
IMAGEM 1: ÍNDIOS KARAJÁ XAMBIOÁ SE REÚNEM EM ÁREA PRÓXIMA A ALDEIA OKARA, FOTO DE MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL CCBY3.0,20 DE OUT DE 2015.

Questão 1

Os povos indígenas são uma diversidade de línguas, culturas, e rituais,

Vamos ver o vídeo abaixo:

Encontro de Culturas – ALDEIA MULTIÉTNICA: Iwraru Karajá (TO) – cc – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KHeq68E_9K4

Reflita sobre o vídeo, mas também sobre a cultura indígena, seu vocabulário e modo de falar.

QUESTÃO 2

Em nosso dia a dia a cultura indigena está presente, utilizamos diversas palavras de origem indígenas, sendo a maior parte delas de origem tupi.

Vamos procurar algumas dessas palavras?

ABACAXI, ARAGUAIA, ARUANÃ, GOIÁS, GUARANI, IPORÁ, JATAÍ, KARAJÁ, MANDIOCA, PAJÉ, PARAÚNA, TAPIOCA, URUAÇU, URUCUM

Atividade autoral, construída em: https://www.educolorir.com/

QUESTÃO 3

Reflita sobre a percepção em relação à escrita das palavras que usamos hoje. Há semelhança entre elas? Você conhece outras palavras de origem indígena? Quais?

QUESTÃO 4

Agora, registre por meio de uma narrativa suas impressões e reflexões sobre a cultura indígena e seu povos

SAIBA MAIS

Consulte e use a Apresentação construída para esse material: https://docs.google.com/presentation/d/1fCQrGj-lA8y7cRx5320Jo2rHg6NLGebo/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true

Para saber mais veja o vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=20YgX5k_FQk>

Visite a página: Povos indígenas no Brasil. Link: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos>

REFERÊNCIAS

GOIÂNIA. SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE – GEREJA. MATRIZ ESTRUTURANTE EJA. 2022

Povos indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1#Cosmologia.2C_mitos_e_ritos>. Acesso em: 24, fev, 2022.

Componente Curricular:
Língua Portuguesa e Arte
Habilidade:(EAJAAR0321) Analisar e contextualizar as manifestações das danças tradicionais e
sociais explorando a percepção do sujeito sobre aspectos sensíveis e estéticos
característicos de cada manifestação
(EAJALP0420) Ampliar os conhecimentos epilinguísticos a partir de textos
diversos.
(EAJALP0247) Produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a
linguagem adequada ao gênero textual.
Documento Curricular para Goiás