You are currently viewing Educação Física: Criação, Difusão e Prática dos Jogos Eletrônicos

Educação Física: Criação, Difusão e Prática dos Jogos Eletrônicos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de brgfx no Freepik

Os Jogos Eletrônicos

Os Jogos são práticas corporais que surgiram da necessidade e interesse humano pela ludicidade, surgiram como forma de estimular o desenvolvimento e como forma de aprendizagem de valores e comportamentos. Eles existem desde a pré-história e evoluíram, se transformaram ou surgiram novos, conforme as características de cada cultura.

Assim, temos, por exemplo, os jogos populares, os jogos de salão, os jogos de matrizes indígenas e africanas e também os jogos eletrônicos.

Os jogos eletrônicos são aqueles onde o jogador interage, realizando as ações, através de um aparelho eletrônico como celular ou computador.

Eles surgiram do uso criativo e lúdico do avanço da tecnologia. Mas, logo grandes interesses econômicos possibilitaram a difusão da prática, criando aparelhos populares e domésticos e jogos com características atrativas.

Atualmente, a prática de jogos eletrônicos atende a muitos interesses. A maioria busca a prática recreativa, mas existem também a prática pedagógica, o uso em programas de reabilitação física, o uso como simuladores e até até a prática profissional de jogadores.

Na educação Física, os jogos eletrônicos são abordados como práticas que fazem parte da nossa cultura corporal, e como tal representam valores e características da nossa sociedade.

Através da prática desses jogos podemos desenvolver diversas habilidades físicas, cognitivas e emocionais. Mas, também podemos conhecer melhor as características do mundo ao nosso redor.

Uma das principais características do mundo atual é o avanço da tecnologia nas mais diversas áreas da nossa vida, como trabalho e no lazer.

Nesse contexto, estar familiarizado com o uso, a linguagem e as características da tecnologia são fundamentais para nossa inserção social e no mundo do trabalho.

Questão 1

Os Jogos eletrônicos surgiram

(A) do uso restrito e profissional da tecnologia.

(B) do uso criativo e lúdico da tecnologia.

(C) do uso restrito e ilegal da tecnologia.

(D) do uso proibido da tecnologia.

Questão 2

Os jogos eletrônicos são aqueles onde os jogadores

(A) realizam as ações no mundo físico real.

(B) realizam as ações dentro das quatro linhas do campo.

(C) realizam as ações telepaticamente.

(D) realizam as ações através de um aparelho eletrônico.

Questão 3

Atualmente a prática dos jogos eletrônicos podem atender a diferentes objetivos. Cite alguns:

Questão 4

Quais foram os principais motivos que levaram a difusão dos jogos eletrônicos?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre os Jogos Eletrônicos:

Jogos Eletrônicos

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cerwC4YCzHg&t=85s

Agora, faça também a atividade interativa criada pelo Professor Luciano para você aprender mais sobre os Jogos Eletrônicos

Jogos Eletrônicos

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://wordwall.net/resource/29312797
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAEF0607) Vivenciar e fruir jogos eletrônicos diversos.
(EAJAEF0606) Identificar e compreender os aspectos sociais, econômicos e tecnológicos que possibilitaram a criação, difusão e a prática dos jogos eletrônicos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022