You are currently viewing Educação Física: Jogos de Tabuleiro no Celular

Educação Física: Jogos de Tabuleiro no Celular

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.freepik.com/free-vector/snake-ladders-game-template-with-space-theme_14801362.htm#page=2&query=tabuleiro%20no%20celular&position=13&from_view=search&track=ais Image by brgfx</a> on Freepik

Jogos de Tabuleiro no Celular

Os jogos são práticas corporais lúdicas, ou seja, voltadas para o lazer. Mas, eles também podem, além de nos divertir, contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades motoras e cognitivas. Além disso, podemos conhecer melhor diferentes valores e características da nossa sociedade através da prática de diferentes jogos.

E como existe uma quantidade imensa de jogos diferentes, é preciso classificá-los para que possam ser estudados conforme as suas características principais. Assim, temos os jogos populares; os jogos de tabuleiro e os jogos cooperativos*.

Os jogos de tabuleiro são práticas corporais que envolvem um tabuleiro para representar o campo/cenário do jogo, e utiliza peças, dados e cartas para realizar as jogadas e conquistar os objetivos. A prática desses jogos envolvem e desenvolvem habilidades cognitivas como o raciocínio lógico e o pensamento estratégico.

O avanço da tecnologia, característica marcante da nossa sociedade, vem transformando todas as áreas da nossa vida cotidiana e do mundo do trabalho. E esse avanço chegou também na prática de jogos de tabuleiro, que atualmente contam com versões eletrônicas que podemos jogar no celular, tablete ou computador.

Nas versões eletrônicas, os jogos de tabuleiro ganham novas características e funções, como sons, efeitos especiais, tutoriais, diferentes níveis de dificuldade e a possibilidade de se jogar off-line sozinho ou com outros no mesmo aparelho, ou on-line com qualquer pessoa no mundo que tenha o mesmo aplicativo e acesso à internet.

Os jogos de tabuleiro são um conteúdo muito trabalhado nas aulas de Educação Física, e as versões eletrônicas nos ajudam a compreender uma das principais características da nossa sociedade, o avanço da tecnologia. E estar familiarizado com a tecnologia é cada vez mais importante tanto no trabalho quanto em diversas outras áreas da vida, como por exemplo no lazer e na educação.

*Conforme Matriz Estruturante EJA – 2023 (GEREJA)

Questão 1

Os jogos de tabuleiro são

(A) práticas competitivas, com regras inflexíveis, que utilizam tabuleiros e dados para representar os jogadores.

(B) práticas obrigatórias, sem regras e que utilizam tabuleiros para representar os jogadores e dados para realizar as ações.

(C) práticas aleatórias, com regras indefinidas e que utilizam os tabuleiros para representar os jogadores, e os dados para determinar o campo.

(D) práticas lúdicas, que utilizam um tabuleiro representando o campo de jogo, peças para representar os jogadores e dados e cartas para desenvolver as ações.

Questão 2

Nas versões eletrônicas, os jogos de tabuleiro ganham novas características, como

(A) sons e efeitos especiais, mas sem possibilidade de se jogar de forma on-line.

(B) tutoriais, efeitos especiais e apenas a possibilidade de se jogar on-line.

(C) a possibilidade de se jogar off-line usando a internet.

(D) sons, efeitos especiais, tutoriais, diferentes níveis de dificuldade e a possibilidade de se jogar off ou on-line.

Questão 3

Através dos jogos podemos conhecer melhor alguns valores e características da nossa sociedade. Que característica da nossa sociedade podemos aprender através da prática de jogos de tabuleiro pelo celular?

Questão 4

Os jogos de tabuleiro são práticas lúdicas, ou seja, eles são praticados, geralmente, de forma espontânea, e como forma de lazer nos momentos livres. Mas, além de nos divertir, que habilidades os jogos podem nos ajudar a desenvolver?

SAIBA MAIS:

Assista aos vídeos do Professor Luciano para você aprender mais sobre as transformações nas características dos jogos devido o avanço da tecnologia

Transformações nas características dos jogos devido o avanço da tecnologia

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=nDuSPIHj8kI&t=31s

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Q3EikNVkhpo

Agora, faça a atividade interativa do Professor Luciano para você aprender mais sobre as transformações nas características dos jogos devido o avanço da tecnologia

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://wordwall.net/resource/28130244
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0602) Vivenciar variados jogos de tabuleiros, compreendendo as características técnicas e táticas, regras e objetivos
(EJAEF0603) Problematizar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022