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Língua Portuguesa – O Eu Lírico Feminino e o Exagero do Amor

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Commons Wikimedia. Disponível em: < File:Parque dos Poetas (Florbela Espanca), Oeiras (14666283946).jpg – Wikimedia Commons >. Acesso em: 24 de Fev. de 2022.

O Eu Lírico Feminino e o Exagero do Amor

Desde a origem das primeiras canções, a poesia é propriedade masculina, o tom confessional é feito por homens que sofrem pela idealização amorosa, porém foi com a ousadia feminina e intuitiva que Florbela Espanca quebrou o paradigma masculino das autorias sentimentais poéticas. Reconhecida como uma das mais belas poetisas portuguesas, a artista viveu apenas 36 anos (1894-1930), mas no curto tempo,  colocou em seus versos a sentimentos profundos em relação ao amor. Florbela Espanca escreveu o consagrado poema: Fanatismo, quando tinha apenas 29 anos, que foi publicado no livro “Soror Saudade” no ano de 1923. O referido poema está repleto de sentimentalismo e entrega total do amor. O poema é formado por quatorze versos divididos em quatro estrofes que somatizam a medida perfeita denominada por soneto. Seus versos são decassílabos vislumbrando a forma clássica de acordo com o padrão da época de sua criação. Suas rimas e versos são tomados por palavras que remetem ao mistério, conotando o exagero sentimental de um ser intensamente amado.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A poesia de Florbela Espanca é marcado pelo sentimentalismo, pela dor e pela melancolia, a entrega total a ser amado revela em seus versos frustações e angústias profundas por existir. Leia agora o poema Fanatismo e observe o exagero do amor, em seguida retire do poema frases ou expressões que revelam emotividade.

Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida

Meus olhos andam cegos de te ver!

Não és sequer a razão do meu viver,

Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida…

Passo no mundo, meu Amor, a ler

No misterioso livro do teu ser

A mesma história tantas vezes lida!

“Tudo no mundo é frágil, tudo passa…”

Quando me dizem isto, toda a graça

Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:

“Ah! Pode voar mundos, morrer astros,

Que tu és como Deus: Princípio e Fim!.” 

(Poema extraído de Livro de Soror Saudade da poetisa portuguesa Florbela Espanca).


QUESTÃO 2

Continue Observando sua estrutura poética, constatamos que Fanatismo é um soneto por apresentar quatorze versos divididos em quatro estrofes, dentro de uma medida perfeita marcada pelo exagero sentimental. Esta medida é chamada de:

(A) Soneto

(B) Ode

(C) Elegia

(D) Canção

QUESTÃO 3

 A poesia de Florbela Espanca revela uma grande autonomia feminina, tanto na ousadia quanto na composição. Diante desta autoria feminina, cite nomes de escritoras, poetisas e cantoras que revelam a liberdade de compor para simbolizar o seu amor e seus amores.

QUESTÃO 4

E, olhos postos em ti, digo de rastros:

“Ah! Podem voar mundos, morrer astros,

Que tu és como Deus: Princípio e Fim!.”

Ao observar a estrofe acima, nota-se algumas situações de exaltação, tomadas pela literatura como um exemplo claro de exagero, podem ser consideradas claros exemplos de:

(A) Catacrese

(B) Hipérbole

(C) Metonímia

(D) Eufemismo


SAIBA MAIS

A poesia e toda motivação escrita já não é mais propriedade masculina, versos e canções, ou mesmo outras formas de arte apresentam criações femininas. Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a poesia notável de Florbela Espanca.

CANAL REGINA CACIA “O eu lírico feminino e o exagero do amor.” disponível: https://www.youtube.com/watch?v=CG2hbOkUjYA&t=12s acesso em 25 de fev de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/

Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0518) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se, passar o tempo, recitar, compartilhar informações, apreciar, vivenciar diferentes situações de leitura
(EJALP0519) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música e outros.), entre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva
Referencial teórico:(1996). “Florbela: um caso feminino e poético”, in Florbela Espanca, Poemas. São Paulo: Ática, pp. IX-XLIV.
Camões, Apud MOISÉS, in: A Literatura Portuguesa, Através dos Textos, 1985, P72
ESPANCA, Florbela (2012). Afinado Desconcerto. Organização de Maria Lúcia Dal Farra. São Paulo: Iluminuras
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. Por uma análise automática do discurso. 3. ed., Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1997