ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
DIVERSÃO COM JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES
VOCÊ SABIA QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES FAZEM PARTE DA NOSSA CULTURA E SÃO CRIADOS PELAS PESSOAS AO LONGO DO TEMPO PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. NESTES JOGOS E BRINCADEIRAS, NÃO EXISTEM REGRAS FIXAS, ELAS PODEM SER CRIADAS PELO GRUPO QUE ESTÁ BRINCANDO E MODIFICADAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO. PARA BRINCAR NÃO SÃO NECESSÁRIOS MATERIAIS OU ESPAÇOS ESPECÍFICOS, PODEMOS BRINCAR EM QUALQUER LUGAR. OS JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA SOCIEDADE, PORQUE ALÉM DE GERAR HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS, PODE-SE TRANSMITIR TAMBÉM VALORES E CULTURA POR MEIO DA PRÁTICA DELES.
QUESTÃO 1
MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE REPRESENTA A BRINCADEIRA NA FIGURA ACIMA.
(A) ESTÁTUA
(B) AMARELINHA
(C) PIQUE-PEGA
(D) MORTO-VIVO
QUESTÃO 2
AGORA, NO CADERNO, VAMOS DESENHAR A AMARELINHA E COLORIR.
QUESTÃO 3
TREM MALUCO
VAMOS APRENDER A CANTIGA “O TREM MALUCO”:
“O TREM MALUCO
QUANDO SAI DE PERNAMBUCO
VAI FAZENDO XIQUE-XIQUE
ATÉ CHEGAR NO CEARÁ.
REBOLA PAI, REBOLA MÃE, REBOLA FILHA,
EU TAMBÉM SOU DA FAMÍLIA,
TAMBÉM QUERO REBOLAR.”
MARQUE A ALTERNATIVA QUE TEM O NOME DOS 2 ESTADOS BRASILEIROS QUE APARCEM NA CANTIGA:
(A) GOIÁS E PERNAMBUCO
(B) PERNAMBUCO E CEARÁ
(C) CEARÁ E MARANHÃO
(D) GOIÂNIA E GOIÁS
QUESTÃO 4
AGORA QUE VOCÊ ESTÁ CRAQUE EM JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES, ESCREVA EM SEU CADERNO, O NOME DOS 3 QUE MAIS GOSTA .
SAIBA MAIS
VAMOS APRENDER UM PIQUE-PEGA DIFERENTE? ESSA BRINCADEIRA DE PEGAR SE CHAMA “DONA ARANAHA” E É UMA DAS MUITAS VARIAÇÕE DAS BRINCADEIRS DE PIQUE-PEGA. APRENDA A MÚSICA E COMO SE BRINCA, CONVIDE UM AMIGO E DIVIRTA-SE. VEJA NO VÍDEO:
Autoria | Livia Analy |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais. (GO-EF02EF03) Propor estratégias para resolver desafios de brinquedos, brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. |
Referências | Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º , 2º e 3º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |