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Matemática – O Cerrado em Tabelas e Gráficos

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA


Fonte: Cerrado desmatamento – Pixabay, URL https://pixabay.com/images/id-777775/

TABELAS E GRÁFICOS

As tabelas e os gráficos são estruturas para organizar e apresentar informações numéricas diversas. Estas estruturas facilitam a leitura e a interpretação dessas informações porque as tornam visualmente mais claras.

As tabelas são formadas por linhas e colunas. As linhas são horizontais e as colunas são verticais. Para ler uma informação na tabela, é só combinar linha com coluna. Essa combinação é chamada de célula, que é onde são colocados os dados. 

Observe:

Fonte: Tabela botijão de gás – criada no Google desenhos.

Gráficos:

Os gráficos são estruturas em que se utiliza de formas e cores para apresentar os dados de tabelas. Existem vários tipos de gráficos e alguns desses modelos estão na imagem a seguir.

Imagem: Gráfico de colunas e linhas – produzido em desenhos Google.
Imagem: Gráfico de pizza – produzida em desenhos Google.

Tabela de dupla entrada

Supondo que, além do preço do botijão de gás por ano, também seja necessário apresentar também por mês, numa mesma tabela. Neste caso, as linhas e colunas precisam apresentar a relação existente entre essas três informações diferentes, ou variáveis

Observe esse exemplo:

Imagem: Tabela dupla entrada – produzida em desenhos Google.

QUESTÃO 1

Uma das causas da devastação do Cerrado são as queimadas, muitas delas provocadas pelo homem. Na tabela abaixo, estão as quantidades de focos de fogo detectados por satélite no estado de Goiás, entre os anos de 2018 e 2021, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Tabela 1: Número de focos ativos de fogo detectados por satélite no estado de Goiás 2018 / 2021

Fonte:  INPE – Monitoramento dos focos ativos por Estado. URL https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_estados/, consultado em 26/04/23.

De acordo com a tabela, o ano em que foi detectado o menor número de focos de fogo foi

(A) 2018.

(B) 2019.

(C) 2020.

(D) 2021.

QUESTÃO 2

No Cerrado e na Caatinga, dois dos biomas brasileiros, a diversidade de espécies é muito grande, são centenas de animais identificados e muitos ainda podem ser desconhecidos. Leia no gráfico abaixo, os números de espécies animais já identificadas no Cerrado (em azul) e na Caatinga (em vermelho).

Fonte: Dados Natu – Bioma Cerrado / Caatinga, Instituto Jurumi

De acordo com o gráfico, no Cerrado e na Caatinga, as espécies com maior quantidade de elementos já identificados são, nesta ordem:

(A) Anfíbios e Aves.

(B) Aves e Mamíferos.

(C) Peixes e Aves.

(D) Peixes e Mamíferos.

QUESTÃO 3

A escola registrou o número de estudantes presentes às aulas, diariamente, ao longo de um mês. Os dados da semana passada estão representados no gráfico de linha a seguir:

Fonte: Dados fictícios

Observando o gráfico, responda

a) Quantos estudantes estiveram presentes às aulas na quarta-feira?

b) Qual é o total de estudantes que estiveram presentes às aulas na terça e na quinta?

c) Escreva as quantidades de estudantes presentes às aulas, em ordem decrescente.

 QUESTÃO 4

Em um certo Posto de Saúde, as quantidades de doses de vacinas aplicadas na 2ª semana de Abril, estão expostas em um gráfico como este:

Fonte: Dados fictícios

Se for representar esses dados em uma tabela, indique nas quadrículas abaixo, as quantidades de linhas de colunas que essa tabela teria.

SAIBA MAIS

As tabelas são úteis na organização e apresentação de dados numéricos. Os gráficos são usados para ilustrar os dados apresentados em tabelas. Para conhecer ou relembrar sobre tabelas e gráficos, assista ao vídeo da Professora Cristiane Souza, disponível no YouTube, que segue abaixo.

Fonte: Canal Cristiane Souza – YouTube

Sobre o Cerrado, trazemos duas dicas para você. A primeira é o vídeo, Cerrado: berço das águas do Brasil, do Canal WWF – Brasil no YouTube. Para assisti-lo, clique aqui.

A segunda dica, é uma visita ao Museu Cerrado, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). É só clicar aqui.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EJAMA0324) Reconhecer e diferenciar os diferentes tipos de gráfico.
(EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.
Geografia(EJAGE0322) Identificar as ações humanas e seus impactos na transformação das paisagens cotidianas.
Referencial teóricoPrograma Queimadas – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Monitoramento dos focos ativos por Estado. URL: https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/estatisticas_estados/, consultado em 22/02/2022

Natu – Bioma Cerrado, Instituto Jurumi, URL https://www.institutojurumi.org.br/2021/09/natu-cerrado.html, consultado 22/02/2022. 

Biodiversidade do Cerrado – ICMBIO, URL https://www.icmbio.gov.br/cbc/conservacao-da-biodiversidade/biodiversidade.html, consultado em 22/02/2022.

Brasil em síntese – IBGE, URL https://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio.html, consultado em 23/02/2022.