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Arte – Vamos Dançar?

Esta aula pertence ao componente curricular de ARTE, indicada para 4º ano do ensino fundamental.

A improvisação na dança: uma forma de expressão livre

A dança é uma forma de expressão humana que existe há séculos. É uma forma de comunicar emoções, ideias e histórias. Já a improvisação na dança é uma técnica que permite aos dançarinos criar movimentos livremente, sem seguir uma coreografia pré-determinada

Desde criança, a maior parte de nós já brinca de dançar, livremente ou imitando os movimentos dos adultos e dos animais. A improvisação é uma forma de se conectar com a nossa criatividade e imaginação.

A improvisação na dança pode ser usada em diferentes estilos de dança, incluindo balé, jazz, dança moderna e dança contemporânea. É uma técnica que pode ser usada por dançarinos de todos os níveis de experiência.

Benefícios da improvisação na dança

A improvisação na dança oferece diversos benefícios, incluindo:

  • Desenvolvimento da criatividade: a improvisação permite aos dançarinos explorar sua criatividade e experimentar novos movimentos.
  • Melhoria da técnica: a improvisação pode ajudar os dançarinos a desenvolver sua consciência corporal e coordenação motora.
  • Aumento da confiança: a improvisação pode ajudar os dançarinos a se sentirem mais confortáveis em seu próprio corpo e em expressar sua personalidade através da dança.

Como improvisar na dança

Para improvisar na dança, basta começar a se mover livremente, guiado pelo ritmo da música. Não é necessário ter nenhuma experiência ou habilidade especial. Basta deixar o corpo se expressar da forma como ele quiser.

Aqui estão algumas dicas para improvisar na dança:

  • Concentre-se na música: a música é a sua inspiração. Deixe-a guiar seus movimentos.
  • Não tenha medo de errar: a improvisação é sobre experimentar. Não se preocupe em fazer tudo perfeito.
  • Seja espontâneo: deixe seu corpo se mover de forma natural. Não tente controlar demais os seus movimentos.

A improvisação na dança é uma forma de expressão livre que pode ser usada por todos. É uma forma de nos conectarmos com nossa criatividade e nossa imaginação.

Questão 1

Veja o vídeo a baixo:

Canal: Acervo Educa Play PR “Educando – Quem não dança, dança!”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ldxv8K9eqKw>. Acesso em 24 fev 2022.

Iai, Você concorda com o o vídeo?

Discuta com os colegas seus pontos de vista.

Questão 2

Atenção: para este momento precisaremos de uma fita adesiva ou giz de quadro, um balão ou uma vareta com fita para cada criança, por fim um aparelho de som com músicas.

Você já dançou alguma música? Quando?

   Imagem livre e autoral, construída no Canva.
A música fica a escolha, ver sugestões ao final.

Para dançar basta começar, uma vez que ela é para todas as pessoas de todas as idades, não é necessário saber uma coreografia, podemos improvisar e criar nosso próprios movimento e expressões corporais, guiados pelo ritmo.

Antes de iniciar nossa atividade, vamos alongar nosso corpo para aquecê-lo já com a música do exercício de fundo para conhecermos!

Vamos improvisar ?

Em um espaço amplo, vamos demarcar o chão, como no desenho ao lado (um Jogo da Velha gigante). Para demarcar pode ser usado giz ou fita adesiva. Com a mesma música do alongamento o desenho será usado como  limitador de espaço para cada estudante que deve dançar utilizando apenas os quadriculados.

Questão 3

Como foi improvisar em um espaço restrito?

Agora, vamos vivenciar a improvisação de outro modo, com uma música animada, diferente e com um balão para cada estudante.

Iremos perceber o ritmo da música e improvisar movimentos totalmente livres sem esquecermos do balão, ele é nosso parceiro neste momento!

Solte o corpo e vamos lá!

Obs.: O balão pode ser preso a um cordão, possibilitando mais movimentos livres para as crianças. Outra possibilidade é usar varetas com fita para dar movimento, expressividade e cor.

Questão 4

Vamos refletir sobre nossa atividade de hoje!

  1. Quais partes do corpo você movimentou mais?
  2. Fez movimentos repetidos?
  3. Você e os colegas dançaram de modos diferentes ou iguais?
  4. Ao dançar sentiu alguma emoção? Qual?
  5. É possível que você e todos os colegas dancem iguais? 
  6. Para dançarem com a mesma coreografia, o que é necessário?

Questão 5

Assinale a alternativa que define corretamente a improvisação na dança:


(A) É uma técnica que permite aos dançarinos criar movimentos livremente, sem seguir uma coreografia pré-determinada.
(B) É uma forma de dançar sem nenhuma experiência ou habilidade especial.
(C) É uma forma de dançar que só pode ser usada por dançarinos profissionais.
(D) É uma forma de dançar que só pode ser usada em estilos de dança modernos.

Questão 6

Assinale a alternativa que apresenta um benefício da improvisação na dança:


(A) Desenvolvimento da criatividade.
(B) Melhoria da técnica.
(C) Aumento da confiança.
(D) Todas as alternativas estão corretas.

Questão 7

Assinale a alternativa que apresenta uma dica para improvisar na dança:


(A) Concentre-se na música.
(B) Não tenha medo de errar.
(C) Seja espontâneo.
(D) Todas as alternativas estão corretas.

Desafio:

Escolha uma das músicas que dançaram hoje, já que conhecemos o ritmo. De maneira coordenada entrem dançar imitando o professor ou um “representante”.

Divirta-se!

Músicas para dançar

Sugestões

Canal Ariadiny Candido “A Dança como Linguagem”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f-lmpTI5p-4>. Acesso em 22 fev 2022.
Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente Curricular:Arte / Dança
Habilidade:
Elementos da Linguagem: Espaço, ritmos e tempo – Ações corporais.

Processos de Criação: Jogo e improvisação em dança.
(GO-EF04AR10-A) Explorar as diversas ações corporais, como saltar, girar, rolar, correr, na relação com as diferentes formas de orientação no espaço, como deslocamentos, planos, direções, caminhos, bem como tempo/ritmos de movimento, lento, moderado e rápido, ampliando as percepções e sensações sobre o próprio corpo e o corpo do outro, transformando-o em material de pesquisa e criação para o movimento dançado.
(GO-EF04AR11-A) Criar, jogar e improvisar movimentos dançados de modo coletivo, colaborativo e autoral, propondo diferentes ações, virtuais e/ou presenciais, que envolvam a comunidade escolar e ou local.
Referências:BRASIL, Ministério da Educação. Dança. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/danca>. Acessado em 25, jan. 22.

LIMA, Ruth Regina Melo de. Dança: linguagem do corpo. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120#:~:text=O%20que%20o%20aluno%20poder%C3%A1%20aprender%20com%20esta%20aula&text=Valorizar%20e%20aprender%20a%20se,movimentos%20e%20organizar%20em%20sequ%C3%AAncias>. Acessado em 25, jan. 22.

OLIVEIRA, Andréa. A importância do movimento para as crianças. Disponível em:  <www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/a-importancia-do-movimento-para-as-criancas#:~:text=O%20movimento%20%C3%A9%20muito%20importante%20para%20o%20pleno%20desenvolvimento%20da%20crian%C3%A7a.&text=Enfim%2C%20a%20crian%C3%A7as%20utilizam%20o,se%20comunicar%20com%20as%20pessoas>. Acessado em 25,  jan. 22.