You are currently viewing Matemática – Medidas de Capacidade

Matemática – Medidas de Capacidade

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


MEDIDAS DE CAPACIDADE

FONTE: NEC – MEDIDAS DE CAPACIDADE – PROFA CRISTIANE SOUZA

MEDIR É UMA AÇÃO QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS E PARA DIVERSAS FINALIDADES. PARA CADA TIPO DE PRODUTO A SER MEDIDO, HÁ UMA UNIDADE DE MEDIDA APROPRIADA. PARA OS PRODUTOS LÍQUIDOS, POR EXEMPLO, UTILIZAMOS AS UNIDADES DE MEDIDA DE CAPACIDADE. 

AS UNIDADES DE MEDIDA DE CAPACIDADE SÃO USADAS PARA INDICAR QUANTO CABE EM UM RECIPIENTE OU RESERVATÓRIO.

IMAGEM 1: PRODUTOS LÍQUIDOS – MEDIDAS DE CAPACIDADE – PRODUZIDA NO CANVA.COM

ENTRE AS UNIDADES DE MEDIDA DE CAPACIDADE MAIS COMUM ESTÁ O LITRO (L). OUTRA UNIDADE MUITO USADA É O MILILITRO (ML). O MILILITRO É UMA MEDIDA MENOR QUE O LITRO.

  • 1 L É EQUIVALENTE A 1.000ML (1L = 1.000ML).

QUESTÃO 1

ESCREVA O NOME DOS PRODUTOS QUE VOCÊ UTILIZA EM SUA CASA CUJA UNIDADE DE MEDIDA É MILILITROS OU LITROS?

QUESTÃO 2

A CAIXA D’ÁGUA DE UMA CASA TEM CAPACIDADE DE 1.000 LITROS. A FAMÍLIA CONSOME O EQUIVALENTE A 2 CAIXAS D’ÁGUA POR SEMANA. EM 4 SEMANAS, ESSA FAMÍLIA TERÁ CONSUMIDO 

(A) 3.000 L

(B) 4.000 L

(C) 5.000 L

(D) 8.000 L

QUESTÃO 3

SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, UMA PESSOA PRECISA DE 110 LITROS DE ÁGUA POR DIA PARA SUAS NECESSIDADES DE CONSUMO E HIGIENE. EM UMA SEMANA, QUANTOS LITROS DE ÁGUA UMA PESSOA PRECISA PARA SUAS NECESSIDADES DE CONSUMO E HIGIENE?

QUESTÃO 4

PARA PREPARAR UMA FESTA, CONSIDERE QUE CADA PESSOA TOME 300ML DE REFRIGERANTE. QUANTOS LITROS DE REFRIGERANTE SERÃO NECESSÁRIOS PARA SERVIR A UM GRUPO DE 10 CONVIDADOS?

(A) 3 LITROS.

(B) 4 LITROS.

(C) 5 LITROS.

(D) 6 LITROS.

SAIBA MAIS

AS MEDIDAS DE CAPACIDADE SÃO USADAS PARA MEDIR LÍQUIDOS, TRADUZINDO O VOLUME CABE DE LÍQUIDO EM UM RECIPIENTE OU RESERVATÓRIO. ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR PARA RELEMBRAR A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE MEDIDAS E QUAIS AS UNIDADES MAIS COMUNS.

FONTE: MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENSIONAIS

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
MATEMÁTICA 
– (EAJAMA0227) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais
GEOGRAFIA– (EAJAGE0127) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza.
Referencial teórico– NEVES, Edna Alves. Matemática: grandezas e medidas. Disponível em URL https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/matematica-grandezas-medidas.htm, consultado em 17/02/2022.
– SILVA, Raimundo Thiago Lima da. NISHIJIMA, Toshio Nishijima. A Educação Ambiental na Prevenção de Desastres Naturais. URL: https://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1103#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental%2C%20ao%20sensibilizar,na%20preven%C3%A7%C3%A3o%20de%20desastres%20naturais, consultado em 18/02/2022.
– Imagem 1 – Lista de compras  produzida no Canva.