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Geografia – Expansão do território brasileiro

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Brasil – Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/01/23/16/57/globe-609225_960_720.jpg

Expansão do território brasileiro

Ao longo da história do Brasil o território brasileiro passou por diversas transformações, as atividades econômicas estabelecidas contribuíram para a ocupação e expansão do território expandindo suas fronteiras e dando novos contornos à “terra brasilis”.

O Brasil é conhecido como país continental em decorrência da sua grande extensão territorial, a maior parte da população brasileira está concentrada nas áreas litorâneas onde houve o surgimento dos primeiros núcleos urbanos durante o período colonial. 

As áreas litorâneas foram as primeiras a serem ocupadas em decorrência do Tratado de Tordesilhas e acesso às rotas comerciais, as atividades econômicas estabelecidas pelo coroa portuguesa contribuíram para a expansão do território brasileiro.

Durante o período de colonização do território brasileiro (1500-1822) houveram quatro grandes ciclos econômicos que impulsionaram a ocupação do Brasil, o ciclo do Pau- Brasil, da Cana- de- Açúcar, do Ouro e do Café.

No século XVI, ocorreu o Ciclo do Pau- Brasil. Concentrado na região litorânea e marcado pela ausência de sociedade estabelecida em território brasileiro, esse ciclo explorou a mão de obras dos povos indígenas por meio do escambo e da escravização. Além do Pau- Brasil extraia- se diversos tipos de madeiras, muito utilizadas naquele período para produção naval.  

O Ciclo da Cana- de- Açúcar intercorre entre os séculos XVI e XVII, com exploração da mão de obra de africanos escravizados, esse ciclo marca o início dos primeiros centros urbanos brasileiros e o surgimento de cidades portuárias para facilitar o comércio entre metrópole e colônia já que a produção era voltada para o mercado externo. Esse ciclo concentrou- se nas zonas litorâneas, principalmente onde hoje é a região nordeste. 

Nos séculos XVII e XVIII vivenciamos o Ciclo do Ouro que contribui para ocupação da região Centro- Oeste, pois estava concentrado na porção central do Brasil. Africanos escravizados, indígenas capturados pelas bandeiras e pessoas brancas livres foram a mão de obra que impulsionaram esse ciclo que conviveu com trabalho escravo e trabalho remunerado. Concentrado na região sudeste, entre os séculos XVIII e XIX, ocorreu o Ciclo do Café. O último ciclo do Brasil colônia explorou a mão de obra de africanos escravizados e contribuiu de forma expressiva para a urbanização brasileira.


Questão 01

Observe a imagem: 

Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/78/Mapa_pol%C3%ADtico_Am%C3%A9rica_do_Sul.svg/518px-Mapa_pol%C3%ADtico_Am%C3%A9rica_do_Sul.svg.png> acesso em 05, fev. 22. 

 

a) Quais fatores permitem que o Brasil seja reconhecido como país continental?

b) Dentre os países que formam a América do Sul, quais não fazem fronteira com o Brasil?


Questão 02

Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22O_Lavrador_de_Caf%C3%A9%22,_1939,_C%C3%A2ndido_Portinari._(MASP,_S%C3%A3o_Paulo,_SP,_Brasil)_(18001978694)_(cropped).jpg>. Acesso em 05, fev.. 22.

“O Lavrador de café” pintado em 1934 por Cândido Portinari representa o trabalhador em uma das grandes atividades econômicas realizadas em território brasileiro. O ciclo do café tem início no Brasil colônia, passa pelo império e estende- se até a república. 

Descreva as características do ciclo do café durante o Brasil colônia e quais foram as contribuições para a ocupação e expansão do território brasileiro.


Questão 03


Analise as afirmações sobre os ciclos econômicos do Brasil e assinale a alternativa correta. 

(A) Os ciclos econômicos no Brasil colônia não apresentaram nenhuma contribuição para ocupação do território brasileiro.  

(B) Apenas as regiões centrais do Brasil foram beneficiadas pela expansão, oriundas dos ciclos econômicos, considerando que o mercado interno era privilegiado nesta região.

(C) O ciclo do Pau- Brasil é caracterizado pelo início dos grandes centros urbanos brasileiros, sendo o período onde o Brasil assistiu o nascimento daquelas que são atualmente as maiores cidades brasileiras. 

(D) O ciclo do ouro e a atividade pecuarista, que ocorreu junto ao ciclo do ouro, contribuíram para a ocupação do interior do Brasil.

Questão 04

A árvore Pau-Brasil foi a primeira madeira a ser considerada de lei no Brasil como uma tentativa de impedir que ela fosse contrabandeada por navios espanhóis, franceses e ingleses que aportavam na costa do país durante o período de colonização. O motivo da invenção do termo “madeira de lei” foi para alertar que só podiam ser exploradas as madeiras que a coroa portuguesa autorizasse, ou seja, dependia de uma permissão exigida por Lei para cortar.

O corante avermelhado era extraído no interior do tronco da árvore Pau-Brasil é para o uso de tintura de roupas e acessórios da nobreza da época da exploração. Essa tintura era semelhante a um produto encontrado apenas na Ásia Oriental na época das navegações.

Com isso, a exploração foi muito intensa, gerando muita riqueza ao reino, o que caracterizou um período econômico da história do país, influenciando a adoção do nome “Brasil” e a nomeação de “árvore símbolo” dos brasileiros.

Fonte: https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/arvore-pau-brasil

O texto faz referência a um dos Ciclos econômicos do Brasil colônia que esteve concentrado especialmente: 

(A) Na região litorânea do Brasil em áreas de Mata Atlântica. 

(B) Na porção central do Brasil, onde ocorre o Cerrado. 

(C) No norte do país, na Floresta Amazônica. 

(D) Na Caatinga presente na região nordeste.

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e vamos curtir esse vídeo irado sobre a formação do território brasileiro.

Canal Geo Power “Atividade 02 – Economia e expansão do território brasileiro – 7° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fZ3EJtz4l3Q>. Acesso em 14, fev. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/

Autoria:Ailton Silva
Formação:Geografia
Componente curricular:Geografia
Habilidade:(EF07GE02-A) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Referencial Teórico: ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
BACELAR, T. O Brasil ainda precisa se consolidar como nação. Boletim Regional: informativo da política nacional de desenvolvimento regional, Brasília, DF: Ministério da Integração Nacional, n. 2, p.  14-22, maio/ago. 2006. Entrevista concedida ao jornalista Eduardo Ferreira. Disponível em: . Acesso em: fev, 2022.
BAGGIO, Ulysses da Cunha . A formação do território brasileiro em perspectiva: modernização, desenvolvimentismo e apropriação corporativa do espaço. Estudos Geográficos (UNESP) , v. 16,N.1, p. 91-110, 2018. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: fev. 2022.
FIGUEIREDO, A. H. Formação territorial. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap1.pdf>. Acesso em: fev. 2022.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 474 p.
OLIVEIRA, R. T; SANTOS, F. K. S. O início da formação territorial brasileira: Uma reflexão sobre o território em Suape. Disponível em: <periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229147>. Acesso em: fev. 2022.