You are currently viewing Educação Física – Jogos eletrônicos -Transformações socioculturais.

Educação Física – Jogos eletrônicos -Transformações socioculturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais

Imagem disponível em: https://media-public.canva.com/MADGv5LQotk/6/thumbnail_large.jpg. Acesso 18 de fevereiro de 2022.

Os jogos eletrônicos tiveram um grande impacto nas transformações socioculturais ao longo das ultimas décadas. Desde o inicio da popularização dos videogames na década de 1988, esse jogos tem sido uma forma de entretenimento e também de expressão cultural e artística.

Os primeiros jogos eletrônicos surgiram na década de 1950, eram muito simples em comparação com os da atualidade. Geralmente eram desenvolvidos em computadores enormes e pouco acessíveis, com gráficos simples e sons muito limitados. O primeiro jogo eletrônico para computador concebido, foi o jogo de tênis para dois ou “tennis for two” criado em 1958.

Uma das principais transformações socioculturais dos jogos eletrônicos foi a criação de comunidades online ao redor dos jogos específicos. Os jogadores podem se conectar com outros jogadores do mundo todo em tempo real, trocar informações, criar conteúdo e participar de competições.

Outra transformação importante dos jogos eletrônicos é a sua popularização como ferramenta educacional. Jogos educativos tem sido desenvolvidos como forma de ensinar habilidades como linguagem em várias aéreas de conhecimento, assim como forma de terapia e reabilitação.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01

Leia os enunciados abaixo.

I – os jogos eletrônicos estão em constante evolução e são uma das formas de entretenimento mais populares do mundo.

II – os pais devem ficar despreocupados com os filhos, não havendo necessidade de orientação para esse mundo virtual.  

III – no início, os jogos eletrônicos eram bastante complexos, com gráficos ultra modernos e com som.

IV- na atualidade os jogos eletrônicos apresentam processadores de baixíssima potência e não oferecem possibilidade de jogar com pessoas localizadas em outra parte do mundo. 

(A) todos os enunciados estão corretos.

(B) apenas o enunciado I está correto.

(C) os enunciados II,III e IV estão corretos.

(D) todos os enunciados estão corretos.

Questão 02

O enunciado que melhor descreve sobre a transformação sociocultural dos jogos eletrônicos, refere-se

(A) a popularização dos jogos eletrônicos tem levado a um aumento na atividade física entre os jogadores.

(B) os jogos eletrônicos têm contribuído para uma maior inclusão social, proporcionando uma plataforma de interação para pessoas de diferentes origens e culturas.

(C) os jogos eletrônicos têm diminuído a criatividade das pessoas, limitando sua capacidade de imaginação.

(D) a influência dos jogos eletrônicos tem levado a uma diminuição na alfabetização digital entre os jovens.

Questão 03

Para responder em seu caderno. Os jogos eletrônicos nos proporcionam vários benefícios, contudo o uso excessivo acaba afetando, de certa forma, a socialização entre os jovens. Qual a sua opinião sobre isso ? Argumente sua resposta.

Questão 04

Ao longo da história, os jogos eletrônicos transformaram-se, de modelos bastante simples a mais sofisticados, de sistemas de arcade aos consoles domésticos, portáteis e dispositivos móveis. Escreva em ordem cronológica as características dos jogos eletrônicos na data correspondente a data de lançamento.

1952
1958
1960
1962
1967
1971
1972
1974
1980
1981
1985
1986
1994
2000
2006
2010
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF22) Vivenciar diversos jogos eletrônicos, compreendendo as transformações socioculturais presentes nessas práticas, identificando as influências, impactos e possibilidades no lazer, alto rendimento e saúde.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.