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Educação Física – Brincadeiras de matriz indígena

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Brincadeiras de origem indígena

Disponível em: <canva.com> acesso em 15,fev.202.

A influência da cultura indígena na formação do povo brasileiro é profunda e essencial para compreender a identidade e diversidade cultural do país. Ao longo dos séculos, as contribuições dos povos indígenas influenciaram não apenas a forma de vida, mas também as tradições, costumes, alimentação e até mesmo as brincadeiras e jogos praticados pelos brasileiros.

Desde tempos remotos, as comunidades indígenas já possuíam uma rica tradição de brincadeiras e jogos que desempenhavam papéis importantes na socialização, educação e desenvolvimento das crianças. Essas atividades iam além do mero entretenimento, abrangendo aspectos culturais, espirituais e cognitivos.

Muitos desses jogos e brincadeiras indígenas foram absorvidos e adaptados pela sociedade brasileira, integrando-se de maneira orgânica ao cotidiano das diferentes regiões do país. Alguns exemplos notáveis incluem:

Arco e Flecha: A habilidade de manejar o arco e flecha era fundamental para a sobrevivência nas sociedades indígenas. Hoje, o arco e flecha é praticado como um esporte em muitas comunidades, preservando a tradição indígena da destreza e precisão.

Pau de Sebo: Esse jogo exige agilidade e coordenação motora. Originalmente utilizado como um ritual de celebração, no qual um mastro de madeira untado de sebo era escalado para alcançar recompensas no topo, essa brincadeira foi incorporada a festas populares em várias partes do Brasil.

Peteca: A peteca é um jogo tradicional indígena que consiste em arremessar uma espécie de saquinho com penas de um lado para o outro, utilizando apenas as mãos. Esse jogo foi incorporado ao cotidiano brasileiro e até mesmo transformado em esporte, com competições nacionais e internacionais.

Esses são apenas alguns exemplos das brincadeiras e jogos que foram influenciados pelas tradições indígenas e que se tornaram parte integrante da cultura brasileira. A preservação e celebração dessas atividades não apenas honram o legado dos povos indígenas, mas também enriquecem a identidade cultural do Brasil, promovendo uma conexão profunda entre as gerações passadas, presentes e futuras.

Atividade

QUESTÃO 1

A peteca (do Tupi Guarani que significa bater) é um brinquedo muito popular feito com areia, couro e penas usado pelos índios para se divertir. Vamos confeccionar uma? 

Materiais Necessários:

  • Um pedaço de couro, ou algum tecido que já tenha em sua casa (corte no tamanho de um quadrado 30×30 cm)
  • Penas
  • Barbante ou corda
  • Areia
  • Tesoura

Como Fazer:

Passo 1

Coloque a areia no pedaço de tecido/couro e faça que o mesmo se transforme num saquinho.

Passo 2

Antes de fechar o saquinho de couro com a areia dentro você deverá colocar as penas na ponta. Fique atento para não deixar as penas muito soltas para que não caiam.

QUESTÃO 2

Qual das seguintes atividades não é um exemplo de jogo tradicional indígena presente na cultura brasileira?

(A) Prática de arco e flecha como esporte

(B) Competições de peteca

(C) Futebol, importado de outras culturas

(D) Tomar banho diariamente

QUESTÃO 3

Qual é a importância das brincadeiras e jogos indígenas na cultura brasileira?

(A) São apenas uma forma de entretenimento

(B) Desempenham papéis importantes na socialização e educação

(C) Não têm influência na identidade cultural do Brasi

(D) Foram completamente esquecidos ao longo dos séculos

QUESTÃO 4

Encontre no caça palavras pelo menos 6 palavras que fazem referência a cultura indígena.

ARCO E FLECHA – PETECA – PESCAR – REDE – MANDIOCA – CAÇAR – BANHO – CANOA

BQWEPFGHJMH
ARCOEFLECHA
NASDTDFGHJJ
HZXREDEQWER
ORTYCUBIIOC
ASDMANDIOCA
ZXCVBNMEQWÇ
APESCARSDDA
QEDFCANOASR
ESPADANCXSW

Com as palavras que você encontrou na questão acima, escreva um texto em seu caderno contando o que você aprendeu sobre esse povo tão importante para nossa cultura. 

Saiba mais

Assista o vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre o Povo Indígena.

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Curiosidades do Povo Indígena”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zqO_dY_diP0>. Acesso em 22 fev 2022.
Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.
 (GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados.
ReferênciasBase  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino 
Fundamental, 2017. 

DC-GO Ampliado 2018/2019.

DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º ao 5º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

VALADARES, Solange. Educação Física no cotidiano escolar: Brincadeiras Folclóricas. 1ª edição. Belo Horizonte-MG. Editora Fapi. Agosto 1999.

LOPES, Patrícia. “Significado da Brincadeira”. Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/significado-brincadeira.htm . Acesso em 11, fev. 2022.

Site significados: https://www.significados.com.br/cultura-indigena/#:~:text=Cultura%20ind%C3%ADgena%20%C3%A9%20o%20conjunto,de%20pensar%20e%20agir%20%C3%BAnicos.