Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Jogos Cooperativos
Os jogos são práticas corporais lúdicas e com regras flexíveis para garantir a inclusão, segurança e diversão de todos.
Existem diferentes tipos de jogos, como os jogos populares, os jogos de salão, os jogos eletrônicos e os jogos cooperativos. Eles, geralmente, são praticados como forma de recreação e lazer, com objetivos educacionais ou para auxiliar no desenvolvimento físico.
Através da prática dos jogos podemos desenvolver diversas habilidades motoras, cognitivas e emocionais, além disso, podemos aprender valores sociais como, por exemplo, a cooperação.
Os jogos cooperativos são aqueles onde os participantes devem agir de forma articulada para conseguirem um objetivo comum. O objetivo não é a vitória sobre o outro, mas sim, conseguir realizar as ações em conjunto com o outro.
Não se trata de uma disputa com o outro para ver quem é mais rápido, mais forte ou quem resolve um determinado objetivo primeiro. Os jogos cooperativos consistem em conseguir superar/realizar o desafio proposto, podendo inclusive haver mais de uma forma de realizar as atividades.
Nossa sociedade ainda é muito centrada em valores sociais como a individualidade e a competitividade exacerbada, por isso, é fundamental o desenvolvimento de outros valores como a cooperação para que a sociedade e o mundo do trabalho possam se desenvolver de uma forma mais justa e saudável.
Questão 1
Os Jogos são práticas corporais
(A) competitivas, seletivas e com regras inflexíveis
(B) expressivas que transmitem ideias e sentimentos através dos movimentos.
(C) que procuram superar os desafios do meio ambiente gerando vertigem.
(D) lúdicas e com regras flexíveis para garantir a inclusão e diversão de todos.
Questão 2
Nos jogos cooperativos o objetivo é
(A) vencer os outros a qualquer custo.
(B) determinar quem são os mais velozes, fortes e mais habilidosos.
(C) derrotar o outro, colocando-o em uma posição de humilhação.
(D) conseguir superar os desafios com a ajuda dos outros.
Questão 3
Como a prática de jogos cooperativos pode contribuir na sua formação?
Questão 4
Como o desenvolvimento de valores sociais como a cooperação podem ajudar a transformar a sociedade em um ambiente mais justo e saudável?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a origem, características e valores que podemos aprender através dos jogos.
Práticas Corporais: Jogos
Agora, faça a atividade interativa do Professor Luciano para você conhecer mais sobre o que são os Jogos.
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAEF0603) Vivenciar e fruir jogos cooperativos. (EAJAEF0604) Vivenciar e compreender os jogos na perspectiva do lazer |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Gutierrez, Gustavo L. et al. ”O Doping e os Jogos Olímpicos: Diferentes Dimensões do Fenômeno”. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/118242/115766/218302> Acessado em 14, maio. 23 Mundo. Portal G1: Por que a Rússia não disputa a Olimpíada de Tóquio (e em vez do hino é tocado Tchaikovsky)? 26/07/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/26/por-que-a-russia-nao-disputa-a-olimpiada-de-toquio-e-em-vez-do-hino-e-tocado-tchaikvsky.ghtml> Acessado em 14, maio. 23 |