Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5° período (6ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Definição de divisão
A divisão é uma operação matemática onde se reparte um número grande em partes iguais ou em partes menores. Por exemplo, se você tem 10 chocolates e quer dividir igualmente entre 2 amigos, cada um receberia 5 chocolates.
Imagem: canva.com/divisão_https://acesse.one/I58XW
Termos utilizados na divisão
Na divisão, existem quatro termos principais:
- Dividendo: é o número que está sendo dividido.
- Divisor: é o número pelo qual o dividendo é dividido.
- Quociente: é o resultado da divisão, ou seja, quantas vezes o divisor cabe no dividendo.
- Resto: é o número que sobra após a divisão completa, quando o divisor não cabe mais no dividendo.
Por exemplo, na divisão de 29 por 6, o 29 é o dividendo, o 6 é o divisor, o 4 é o quociente (porque 4 cabe 6 vezes em 29 sem sobras) e o 5 é o resto (porque depois de 4 vezes o 6, ainda sobram 5).
Veja a posição de cada termo no algoritmo da divisão:
Como realizar uma divisão com números decimais?
1º caso: Dividendo decimal e divisor inteiro
Por exemplo: 4,5 : 2
- Temos que transformar o dividendo em um número inteiro. Como o dividendo possui 1 algarismo após a vírgula, multiplicamos o dividendo e o divisor por 10, ficando 45 dividido por 20 e seguimos dividindo normalmente escrevendo o quociente com o número de casas decimais desejadas.
2º caso: Dividendo inteiro e divisor decimal
Por exemplo: 49 : 3,2
- Segue o mesmo procedimento do caso anterior. Multiplicamos o dividendo e o divisor por 10, pois o divisor possui 1 casa decimal, ficando 490 : 32. Segue dividindo normalmente.
3º caso: Dividendo e divisor decimais
Por exemplo: 5,46 : 2,4
- Neste caso, temos que multiplicar por 100 o dividendo e o divisor, devido o maior número de casas após a vírgula ser 2. Ficando 546 : 240. Segue dividindo normalmente.
Em resumo, devemos retirar a vírgula multiplicando o dividendo e o divisor por 10, 100 ou 1000, de acordo com o número de casas decimais, para transformá-los em números inteiros.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Marina comprou uma caixa com 2,4 kg de maçãs frescas. Ela planeja fazer porções de 300 gramas para levar como lanche durante a semana.
A) Quantas porções de maçãs Marina poderá preparar?
B) Se Marina comer uma porção por dia, quantos dias ela terá maçãs suficientes?
QUESTÃO 02
Rafael tem uma horta onde cultiva tomates. Ele colheu 3,2 kg de tomates esta semana e planeja fazer pacotes de 0,4 kg para vender na feira local.
A) Quantos pacotes de tomates Rafael conseguirá preparar?
B) Se Rafael vender todos os pacotes a R$3,00 cada, quantos reais ele terá arrecadado?
QUESTÃO 03
Mariana comprou uma caixa com 1,8 kg de morangos frescos por R$12,60. Se ela dividir, igualmente, essa quantidade de morangos em 4 potes para fazer geleia, cada pote irá custar
(A) R$ 2,00.
(B) R$ 2,15.
(C) R$ 3,00.
(D) R$ 3,15.
QUESTÃO 04
Maria comprou um tecido que tem 2,7 metros de comprimento e deseja cortá-lo em pedaços de 0,3 metros cada para um projeto de costura. Podemos afirmar que Maria conseguirá cortar
(A) 9 pedaços do tecido.
(B) 8 pedaços do tecido.
(C) 7 pedaço do tecido.
(D) 6 pedaços do tecido.
SAIBA MAIS
Aprenda um pouco mais
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0506) Interpretar e resolver situações-problema com números racionais na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais. |
Referencial Teórico | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 7° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |