You are currently viewing Geografia – A diversidade cultural brasileira

Geografia – A diversidade cultural brasileira

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A diversidade é uma característica marcante do povo brasileiro, que é resultado de uma rica miscigenação entre diferentes povos, histórias e culturas. Esse processo de mistura e intercâmbio, conhecido como miscigenação, envolve elementos de diversas etnias, saberes, crenças religiosas e formas de arte. Esse fenômeno de múltiplas influências é uma das marcas mais representativas da sociedade brasileira.

Etnias: Disponível em: https://img.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-conceito-de-diversidade-de-mao-desenhada_23-2148186893.jpg.  Acesso em 05 mar, 2022.

A formação do povo brasileiro resultou de séculos de mistura entre diversos grupos étnicos, em especial indígenas, africanos e europeus, que gradualmente adquiriram características físicas e culturais uns dos outros. Essa diversidade se manifesta em aspectos ético-culturais, como a língua oficial do país (português, mas com muitas palavras de origem indígena e africana), as religiões, a culinária e a música. Ela também se reflete nas características físicas das pessoas, como a cor da pele, a textura e cor dos cabelos e a fisionomia. Diferentes raças e etnias contribuíram para a formação do povo brasileiro, incluindo povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Manifestações culturais: O Brasil é conhecido por suas ricas manifestações culturais, como o samba, a capoeira, o forró, o frevo, o maracatu, o bumba-meu-boi, o carnaval e muitas outras festas populares. Essas manifestações culturais são expressões da diversidade cultural brasileira e são apreciadas tanto localmente quanto internacionalmente.

Religiões: A diversidade religiosa também é uma característica marcante da cultura brasileira. Além do catolicismo, que é a religião predominante, o Brasil é um país onde diversas religiões têm presença significativa, como o candomblé, a umbanda, o espiritismo, o judaísmo, o islamismo, o protestantismo e outras crenças e práticas religiosas.

Culinária: A culinária brasileira é extremamente diversificada, com pratos típicos de cada região do país. A influência indígena, africana e europeia é evidente na variedade de ingredientes, técnicas de preparo e sabores presentes na comida brasileira. Pratos como a feijoada, o acarajé, o churrasco gaúcho, o vatapá.

Agora vamos às questões

QUESTÃO 1

“Todo brasileiro gosta de samba, futebol, churrasco, feijoada, arroz com pequi etc.? Justifique sua resposta!

QUESTÃO 2

Por que a população brasileira é marcada pela diversidade? Explique a miscigenação.

QUESTÃO 3

Assinale a alternativa que expressa uma das características marcantes da diversidade cultural brasileira.

(A) A presença predominante de influências africanas

(B) A homogeneidade cultural entre as regiões do país

(C)  A ausência de influências indígenas na cultura brasileira

(D) A diversidade regional e a presença de influências indígenas, africanas e europeias

QUESTÃO 4

Qual das seguintes manifestações culturais é de origem africana e faz parte da diversidade cultural brasileira?

(A) Carnaval

(B) Capoeira