You are currently viewing Educação Física – Jogos indígenas

Educação Física – Jogos indígenas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de pikisuperstar no Freepik

Jogos Indígenas

Os jogos são práticas corporais lúdicas e com regras flexíveis para garantir a inclusão e a diversão de todos. Essas práticas lúdicas fazem parte da nossa cultura e reproduzem nas suas dinâmicas os valores e as características da sociedade.

Existem muitos tipos de jogos, como os eletrônicos, os tradicionais, os cooperativos etc. E existem também os jogos praticados pelos povos indígenas originários do Brasil, que são práticas lúdicas e que reproduzem os valores e as características desses povos.

Apesar de existirem diversas etnias e povos indígenas do Brasil, os jogos praticados por eles possuem características bem parecidas, como a integração com a natureza; a integração entre os participantes; o fato de serem vinculados a diferentes rituais e possuírem um sentido voltado para a celebração e superação ao invés da competição.

Através desses jogos podemos conhecer um pouco mais sobre a realidade desses povos e aprender novos valores e novos modos de vida, como por exemplo, a forma como os povos indígenas se relacionam com a natureza e a preservam; ou a forma como os membros da tribo cooperam para realizar as atividades e dividem o que produzem com toda tribo; e até mesmo a forma como praticam a sua religiosidade.

Questão 1

Os jogos são práticas corporais

(A) lúdicas e com regras flexíveis.

(B) lúdicas e com regras rígidas.

(C) competitivas e com regras oficiais.

(D) competitivas e sem regras.

Questão 2

Apesar de existirem diferentes povos indígenas no Brasil, as principais características dos jogos praticados por essas comunidades são

(A) a exploração da natureza e dos outros participantes, a relação com rituais e são voltados para a celebração e superação.

(B) a integração com a natureza e com outros participantes, o distanciamento dos rituais e são voltados para a competição e exclusão.

(C) a exploração da natureza e dos outros participantes, o distanciamento dos rituais e são voltados para a competição e selvageria.

(D) a integração com a natureza e entre os participantes, a relação com diferentes rituais e são voltados para a celebração e superação.

Questão 3

O que podemos aprender com os jogos indígenas?

Questão 4

Os jogos indígenas fazem parte da nossa cultura. Converse com seus colegas e escreva que outras contribuições os povos indígenas deixaram para a nossa cultura?

SAIBA MAIS:

Para saber mais sobre os Jogos Indígenas assista ao vídeo abaixo:

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_65GhEfVceM&t=41s

Faça a atividade Interativa, para ajudar a você a fixar os conhecimentos acerca dos Jogos Indígenas.

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://view.genial.ly/620d40ddb7460b00122f1a78/interactive-content-quiz-jogos-indigenas
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0401) Vivenciar e valorizar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EAJAEF0402) Vivenciar e valorizar os jogos populares como patrimônio histórico e cultural de um povo.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022