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Ciências da Natureza – Gametas e hereditariedade

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. ScienceGenetics. Fertilizado. Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:06fertilizado.jpg. Acesso em 14/02/2024.

GAMETAS E HEREDITARIEDADE

Assim como há diversas espécies de seres vivos no mundo, existem várias maneiras em que indivíduos dão origem a uma nova geração. Essencialmente importante para a perpetuação de populações, a reprodução pode envolver (ou não) a união de células reprodutivas: os gametas. A fecundação de gametas está relacionada à reprodução sexuada, dando origem a indivíduos com informações genéticas que vêm dos dois genitores.

Os gametas desempenham um papel crucial na transmissão das características hereditárias de ancestrais para descendentes. Durante o processo de reprodução sexuada, os gametas masculinos e femininos (espermatozoides e ovócitos, respectivamente) carregam metade da informação genética de cada genitor. Essa combinação é fundamental para a diversidade genética e para a variabilidade das características observadas na descendência.

Quando um espermatozoide fertiliza um ovócito, ocorre a fusão dos gametas e a formação do zigoto, que é a célula inicial do novo organismo. Os genes provenientes dos pais se combinam, dando origem a um conjunto único de características no descendente. 

Os genes são segmentos específicos de DNA, que por sua vez compõem os cromossomos presentes no núcleo das células. Em nossa espécie, Homo sapiens, cada célula contém 46 cromossomos, sendo 23 herdados de cada genitor. Os cromossomos, portanto, contêm o DNA, uma longa molécula que carrega as informações genéticas necessárias para o funcionamento e desenvolvimento do organismo.

Assim, os gametas carregam não apenas as características visíveis, mas também informações genéticas relacionadas a características complexas, como predisposição a certas doenças ou habilidades específicas. Essas características podem ser expressas em diferentes gerações, influenciando a saúde e o desenvolvimento dos descendentes.

É importante destacar que a diversidade genética gerada pela combinação dos gametas é essencial para a adaptação das populações às mudanças ambientais e para a evolução das espécies ao longo do tempo. Assim, a compreensão do papel dos gametas na transmissão das características hereditárias é fundamental não apenas para a reprodução e perpetuação das espécies, mas também para o estudo da genética e da biologia evolutiva.

QUESTÃO 1

Na reprodução sexuada, temos a associação de informações genéticas das células reprodutivas masculina e feminina. Seus cromossomos são combinados, permitindo a variedade genética. Sobre os gametas, analise as frases a seguir:

I. O ovócito é o gameta feminino e o espermatozoide, o masculino.

II. Gêmeos idênticos são formados por dois gametas masculinos e um feminino.

III. Ambos possuem estrutura de locomoção, cujo nome é flagelo.

IV. O gameta feminino é maior que o gameta masculino.

É possível afirmar que estão corretas as alternativas

(A) I e IV

(B) I e II.

(C) II e III.

(D) III e IV.

QUESTÃO 2

A hereditariedade está relacionada à transmissão de características de uma geração para outra. No núcleo das nossas células estão os cromossomos, que possuem nossas informações genéticas. Essas informações são os genes, que são como instruções que determinam nossas características, como cor dos olhos e tamanho. Então, quando você nasce, você recebe genes dos seus pais, e é por isso você se parece com eles!

A) Qual é a relação entre DNA, cromossomo e genes?

B) Indivíduos da espécie humana, em sua maioria, possuem 23 pares de cromossomos. Todos os eles são iguais? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 3

De acordo com o que aprendeu sobre a hereditariedade e a genética, preencha com “V” para verdadeiro, ou “F” para falso para cada frase a seguir:

( ) O cientista considerado o “pai da Genética” chama-se Isaac Mendel.
( ) A molécula que contém as informações genéticas hereditárias é o DNA.
( ) Gene é o nome dado à molécula de DNA associada a proteínas e bem condensada.
( ) X e Y são os pares de cromossomos sexuais femininos; os masculinos são X e X.
( ) A constituição genética de um indivíduo, junto aos fatores ambientais é o fenótipo.

Afirmamos corretamente que a ordem de preenchimento é

A) F, V, F, F e F.
B) F, F, F, F e F.
C) V, F, V, V e V.
D) V, V, V, V e V.

Agora, que tal realizar um quiz relacionado a essas informações ?

QUESTÃO 4

Roberta e Sidney estão juntos há dez anos e tiveram, juntos, três filhos biológicos, do sexo masculino. A determinação do sexo da criança está relacionada a

(A) ambos, pois cada filho tem a metade da informação genética de cada um dos pais.

(B) Roberta, pois mulheres produzem o cromossomo Y, relacionado ao sexo biológico.

(C) Sidney, pois homens produzem o cromossomo Y, relacionado ao sexo biológico.

(D) nenhum deles, pois a definição do sexo acontece de forma aleatória.

QUESTÃO 5

Analise atentamente o infográfico sobre a Síndrome de Down:


Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Infográfico Síndrome de Down. Canva. Criado em 14/02/2024.

A) Quantos cromossomos os indivíduos com Síndrome de Down possuem?

B) Escreva algumas características referentes ao fenótipo de indivíduos com essa condição genética.

SAIBA MAIS

Você sabe o que é uma união consanguínea e porque é necessário atenção em relação a ela? Assista ao vídeo abaixo, da professora Mariana Araguaia, para saber mais sobre esse tema:

Canal Mariana Araguaia “União consanguínea e hereditariedade”. Disponível em <https://youtu.be/dF_7jMAYmWU>. Acesso em fev. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 16/06/2023.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 16/06/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.