Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
FONTES DE ENERGIA E A MATRIZ ENERGÉTICA DO ESTADO DE GOIÁS
Certamente, na sua idade, você tem passado por várias transformações na sua vida – do ponto de vista físico até mesmo ao social. Tal como a adolescência, a energia também é um fenômeno que envolve transformações. Além de não poder ser criada ou destruída, a energia tem a capacidade de se transformar.
Ao longo da história, as fontes de energia utilizadas pelas pessoas foram se modificando. Na Idade Antiga, por exemplo, o fogo era também considerado como fonte de calor e energia. Já na Idade Média, temos como exemplos o moinho de vento e a roda d’água.
Na atualidade, com o aumento crescente da demanda por energia, é fundamental compreendermos as fontes energéticas utilizadas em nossa sociedade – que podem ser classificadas em renováveis e não renováveis.
As fontes de energia renováveis são aquelas que podem ser utilizadas de forma contínua, que são repostas na natureza e tempo hábil. Exemplos de fontes renováveis são a energia solar, a energia eólica, a energia hidráulica, a energia da biomassa, geotérmica, entre outras.
Já as fontes de energia não renováveis são aquelas que podem ser esgotadas com o tempo, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Essas fontes não renováveis são conhecidas como combustíveis fósseis, que são formadas a partir da geração de seres vivos que habitaram a Terra há milhões de anos.
Atualmente, a matriz energética do Estado de Goiás é composta principalmente pela energia hidráulica e pela energia térmica. A energia hidráulica é gerada por usinas hidrelétricas, que aproveitam o potencial energético das quedas d’água para gerar eletricidade. Já a energia térmica é gerada a partir da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão mineral e o gás natural; e da energia nuclear. Ela também pode ser oriunda de fontes renováveis, como a biomassa, energia solar e geotérmica.
Além dessas fontes, Goiás também possui um grande potencial para a energia eólica, se tornando cada vez mais importantes na matriz energética do estado.
É importante lembrar que o uso de fontes renováveis de energia é essencial para o meio ambiente e para a sustentabilidade do planeta. Elas não geram, diretamente, gases poluentes e contribuem para a redução do aquecimento global.
Observe a imagem a seguir para responder às questões 1 a 3.
QUESTÃO 1
No ano de 2001, o Brasil vivenciou um “apagão elétrico” e, em 2021, houve receio de que o mesmo cenário ocorresse. Há pouco mais de vinte anos, parte da população vivenciou o racionamento de energia, havendo inclusive encarecimento significativo nas contas de energia, além do cancelamento de eventos culturais e esportivos no período noturno. Analisando a imagem 1, explique: qual é a relação entre a escassez de chuvas e a falta e/ou encarecimento da energia elétrica nas cidades?
QUESTÃO 2
A alternativa energética que tende a ser adotada em momentos de seca é o uso de
(A) energia nuclear.
(B) energia hidráulica.
(C) carvão ou gás natural.
(D) energia geotérmica.
QUESTÃO 3
Ao analisar o gráfico (imagem 1), podemos afirmar que são renováveis a energia
(A) nuclear, eólica e hidráulica.
(B) nuclear, carvão e solar.
(C) do óleo diesel e carvão.
(D) solar e do bagaço de cana.
QUESTÃO 4
O primeiro pouso tripulado na Lua ocorreu em 1969, no qual os astronautas estadunidenses Neil Armstrong e Buzz Aldrin puderam descer da nave espacial Apolo 11 ao nosso satélite natural. Para isso, foi essencial a ação do foguete Saturno V, colocando a nave em órbita. Primeiro, em torno da Terra e, depois, na rota da Lua. Sobre esse tema, leia o texto a seguir:
O Saturno V, um dos foguetes mais poderosos já construídos, era uma verdadeira maravilha da engenharia aeroespacial, pesando cerca de 3 mil toneladas. Comparativamente, sua potência era sem igual, superada apenas pelo Space Launch System (SLS) da NASA. Em seu primeiro estágio, o S-IC, o Saturno V alcançava velocidades impressionantes de até 9900 km/h, essencial para superar a gravidade terrestre. Este foguete foi crucial para o sucesso do programa Apolo, sendo o veículo que lançou a Apolo 11, a missão histórica que realizou o primeiro pouso tripulado na Lua em 1969. Atualmente, estágios do Saturno V podem ser encontrados em exibição em vários museus nos EUA. O primeiro estágio, S-IC, referia-se à seção inicial que fornecia a força necessária para o lançamento, equipada com cinco motores F-1, marcando um avanço tecnológico significativo e simbolizando o triunfo da capacidade humana de explorar o desconhecido.
Planeta.Rio. Apolo 11: o foguete (adaptado). Disponível em https://planeta.rio/apollo-11-o-foguete/. Acesso em 31/07/2024.
A) Qual é o tipo de energia relacionada ao foguete Saturno V em movimento?
B) Considerando as informações contidas no texto, referentes à massa e velocidade do foguete no seu primeiro estágio: (I) converta a sua massa de tonelada (ton) para quilômetro (km); (II) converta sua velocidade de km/h para m/s. Atenção! Os dados do foguete original estão em destaque nos textos.
C) Supondo que o protótipo do Saturno V possui a massa e a velocidade convertidas por você no item anterior; calcule qual seria a sua quantidade de energia. Não se esqueça da fórmula, apresentada abaixo, e de inserir a unidade de medida (Joules – J). Caso prefira, utilize calculadora.
QUESTÃO 5
Calcule o consumo de energia elétrica mensal de um secador de 1000 watts e de um de 3000 watts, utilizados diariamente por quatro horas. Lembre-se de que, para fazer esse cálculo, você deve dividir o valor da potência por 1000, multiplicar o resultado pelo tempo, e utilizar como unidade de medida o KWh (quilowatt-hora).
QUESTÃO 6
Segundo a ABRAPCH (Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas), no Estado de Goiás há cerca de 40 empreendimentos hidrelétricos em operação. A energia hídrica é considerada “limpa”, visto que seu funcionamento não está atrelado à queima de combustíveis fósseis – e sim à movimentação de grandes turbinas, transformando a energia cinética (relacionada ao movimento das águas) em energia elétrica. Por outro lado, há diversos fatores que nos leva a refletir que nenhuma fonte de energia elétrica é isenta de impactos socioambientais – em especial para atendimento em grande escala.
A) Liste as principais consequências relacionadas às construções de usinas hidrelétricas, citadas no texto.
B) Que medidas podem ser adotadas visando à mitigação dos problemas relacionados à construção de usinas – ou seja: com o objetivo de reduzir e remediar os impactos citados por você no item anterior?
QUESTÃO 7
Já estamos acostumados a apertar o interruptor e vermos uma luz se acender. Aliás, o que nos causa espanto é quando, eventualmente, fazemos isso e a lâmpada permanece apagada. Você sabia que a introdução da energia elétrica no nosso país é algo relativamente recente, mais precisamente no final do século XIX? Você consegue imaginar como era a vida sem ela, aqui no Brasil? Leia o trecho abaixo, do texto “Da Lamparina à Energia Elétrica”, de Tarine Silva Ribeiro e, depois, responda à questão seguinte.
Da Lamparina à Energia Elétrica
O tempo foi passando devagar, pois aqui até o vento sopra lentamente… A vila foi virando cidade e as casas de pau a pique foram sendo derrubadas e substituídas pelas de tijolos. Os moradores faziam mutirão para ajudar. Em 1966, eu já estava com meus 12 anos, quando a cidade acordou diferente: para meu espanto e de toda a população a energia elétrica havia chegado! Foi um alvoroço, era o fim das lamparinas! Mais do que depressa o meu pai Ezequiel fechou a barbearia e foi o primeiro morador da cidade a ir até Fernandópolis comprar um liquidificador e uma televisão. A casa dos meus pais tornou-se a novidade do momento e ficou movimentadíssima: toda hora os vizinhos queriam usar o liquidificador para bater sucos e assistir à televisão. Após abrir o seu coração, vovó, emocionada, me disse: “É, minha neta, apesar de ser do tempo da lamparina, eu jamais poderia esquecer as recordações que ficaram na minha mente até hoje”.
RIBEIRO, Tairine Silva. Da Lamparina à Energia Elétrica. In: Olimpíada de Língua Portuguesa Esc revendo o Futuro. Na Ponta do Lápis. Ano V, n. 11, março de 2009. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/978/NPL11.pdf. Acesso em 19/10/2023. (Adaptado)
Como era a vida sem o fornecimento domiciliar de energia elétrica? Você sabe ou consegue imaginar? Faça uma pesquisa ou entreviste alguém que vivenciou essa situação e responda: como as pessoas iluminavam os espaços, conservavam os alimentos e viviam o dia a dia?
QUESTÃO 8
Agora é hora de criar a sua própria narrativa e convidar outras pessoas à reflexão! Para tal, você fará uma história em quadrinhos (HQ) com o tema “A Importância da Energia Elétrica e Seus Desafios”. Para tal, você tem duas opções para escolher: (a) História em quadrinhos feita à mão, no caderno de Ciências; ou (b) História em quadrinho feita online, utilizando o site abaixo, enviando o arquivo digital para o seu professor de Ciências. Sua HQ deve ter título, ilustrações e diálogos, e o mínimo de oito quadrinhos. Caso faça à mão, procure fazer cada quadrinho em tamanho grande e, preferencialmente, colorido.
Link HQ online: https://makebeliefscomix.com/Comix/
SAIBA MAIS
Você sabe encontrar, na fatura de consumo de energia da sua casa, dados acerca do consumo e da sua unidade consumidora? Sim? Não?
No vídeo abaixo, a professora Mariana Araguaia explicará, “tintim por tintim”, a estrutura de tal documento.
Autoria | Mariana Araguaia |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF08CI01-A/B/C) Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, bem como tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades ao longo da história, demonstrando a matriz energética do Estado de Goiás. |
Referências | ABRAPCH. Cenário de PCHs e CGHs no Brasil. Disponível em <https://abrapch.org.br/o-setor/cenario-de-pchs-e-cghs-no-brasil>. Acesso em 19/10/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 23/03/2023. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 23/03/2023. LORENZO, Helena Carvalho de. O Setor Elétrico Brasileiro: passado e futuro. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais. v. 54, 2019. Disponível em <https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/download/406/291/1062>. Acesso em 19/10/2023. PAQUETE, Suzana. Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidrelétrica? Super Interessante. Disponível em <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-o-impacto-ambiental-da-instalacao-de-uma-hidreletrica>. Acesso em 19/10/2023. RIBEIRO, Tarine Silva. Da lamparina à energia elétrica. Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Na Ponta do Lápis. Edição número 11, março de 2009 – Memórias Literárias. Disponível em < https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/978/NPL11.pdf>. Acesso em 19/10/2023. ROUBICEK, Marcelo. Como a crise atual do setor elétrico se compara a 2001. Nexo Jornal. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/05/31/Como-a-crise-atual-do-setor-el%C3%A9trico-se-compara-a-2001>. Acesso em 19/10/2023. |