Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A ação de respirar o gás oxigênio e de se alimentar, é o que permite ao nosso corpo matéria-prima para executar suas funções e fabricar energia. Assim, a energia é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Os alimentos fornecem nutrientes ao corpo humano (carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais e vitaminas), o que está relacionado com as funções plástica, energética e reguladora desses no organismo. A água constitui-se essencial para o processo de hidratação do nosso corpo, leva nutrientes e expulsa as substâncias tóxicas do corpo através do suor e da urina.
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
Cotidianamente realizamos ao longo do dia uma série de refeições, assim consequentemente ingerimos alimentos diversos. Pensando nesse movimento registre a sua prática alimentar no decorrer de dois dias. Para facilitar o registro você pode construir a tabela abaixo:
Período do dia | 1º Dia | 2º Dia |
Manhã | Exemplo: leite, café, pão francês, ovos, maça. | Exemplo: iogurte, bolachas maizena, salada de frutas. |
Tarde | ||
Noite |
Agora, mediante o registro da sua prática alimentar no período de dois dias, pare e pense:
- A prática alimentar que tem realizado conta com a ingestão de alimentos diversos?
- Qual a importância de uma alimentação saudável para o nosso corpo?
- Qual a relação entre alimentação, nutrientes e obtenção de energia para o nosso corpo?
- Você tem ingerido a quantidade de água recomendada pelos especialistas para o período de um dia (O ideal seria a ingestão de 2,5 litros por dia!)? Caso a resposta seja negativa, quais medidas você pode estabelecer para conseguir aumentar o seu consumo de água.
Questão 2
É hora de pesquisar! Realize uma pesquisa acerca da alimentação do homem ao longo de sua história e construa um texto dissertativo a partir dessas informações. Perceba que ao longo da história da humanidade as práticas alimentares se constituíram muito diversas, o que está relacionado, por exemplo, com aspectos culturais de um povo e a escassez ou abundância de determinado alimento em uma localidade, o que também implicou na imagem corporal construída ao longo dos tempos.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1617V8O1Fl3vzpJlfsaYrt-uf9sWvhPCK?usp=sharing
Saiba Mais
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF05CIO6-A) Identificar a importância do oxigênio e dos alimentos na obtenção de energia para o corpo, relacionando as funções plástica, energética e reguladora dos alimentos no organismo. |
Referências | CUKIER, C.; CUKIER, V. Macro e micronutrientes em nutrição clínica. Editora Manole: São Paulo, 2020. MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |