ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1° PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
GEOMETRIA: LOCALIZAÇÃO – FRENTE, ATRÁS, DIREITA, ESQUERDA, PERTO E LONGE.
VOCÊ JÁ ENSINOU ALGUÉM A CHEGAR A ALGUM LUGAR? PARA ORIENTAR ESSA PESSOA, VOCÊ PODE TER USADO CONCEITOS SIMPLES COMO FRENTE, ATRÁS, DIREITA, ESQUERDA, PERTO OU LONGE .
FRENTE, ATRÁS, DIREITA E ESQUERDA ESTÃO RELACIONADOS AO LADO QUE ALGUMA COISA OCUPA EM RELAÇÃO A UM PONTO DE REFERÊNCIA. O PONTO DE REFERÊNCIA É QUALQUER PONTO FIXO (LUGAR, PESSOA, OBJETO ETC) USADO COMO ORIENTAÇÃO.
FRENTE SIGNIFICA O QUE ESTÁ DIANTE DE ALGUMA COISA OU ALGUÉM. POR EXEMPLO, SE ESTÁ LENDO ISTO, É PORQUE O TEXTO ESTÁ DE FRENTE PARA OS SEUS OLHOS.
ATRÁS INDICA O CONTRÁRIO DE FRENTE. POR EXEMPLO, SE VOCÊ ESTÁ EM UMA FILA, A PESSOA QUE ESTÁ A SUAS COSTAS ESTÁ ATRÁS DE VOCÊ.
OS CONCEITOS ESQUERDA E DIREITA SÃO MELHOR COMPREENDIDOS QUANDO ASSOCIAMOS AOS LADOS ESQUERDO E DIREITO DO NOSSO CORPO. POR ISSO, VAMOS USAR AS MÃOS E VOCÊ É O PONTO DE REFERÊNCIA:
MUDANDO O PONTO DE REFERÊNCIA, OS LADOS ESQUERDO E DIREITO PODEM MUDAR TAMBÉM. VEJA NA IMAGEM ABAIXO.
OS CONCEITOS LONGE E PERTO SE REFEREM À DISTÂNCIA EM RELAÇÃO AO PONTO DE REFERÊNCIA. LONGE É USADO QUANDO ALGO ESTÁ MUITO DISTANTE DO PONTO DE REFERÊNCIA. PERTO É USADO QUANDO NOS REFERIMOS A ALGO QUE ESTÁ A UMA PEQUENA DISTÂNCIA DO PONTO DE REFERÊNCIA.
OBSERVE O AMBIENTE A SUA VOLTA E PRATIQUE OS CONCEITOS APRESENTADOS AQUI. ASSIM FICARÁ MAIS FÁCIL SE ORIENTAR E ORIENTAR OUTRAS PESSOAS.
QUESTÃO 1
PARA IR DA CASA ATÉ O SUPERMERCADO, O GPS INDICOU A SEGUINTE TRAJETÓRIA:
- SIGA EM FRENTE PELA RUA 1;
- VIRE À DIREITA NA RUA 4;
- SIGA EM FRENTE ATÉ A FARMÁCIA;
- VIRE A ESQUERDA NA RUA 3;
- SIGA EM FRENTE ATÉ O SUPERMERCADO.
REPRESENTE A TRAJETÓRIA NO MAPA ABAIXO.
QUESTÃO 2
AGORA É A SUA VEZ DE CRIAR UM ITINERÁRIO.
O PONTO DE PARTIDA É A SUA ESCOLA E O PONTO DE CHEGADA VOCÊ ESCOLHE. PODE SER COMÉRCIO NO BAIRRO COMO UMA PANIFICADORA, FARMÁCIA, MERCADO OU OUTRO.
DESCREVA O CAMINHO USANDO AS EXPRESSÕES EM FRENTE, ATRÁS, VIRE À ESQUERDA, VIRE À DIREITA PARA DESCREVER A TRAJETÓRIA OU ITINERÁRIO.
QUESTÃO 3
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
À ESQUERDA DE PEDRO ESTÃO
(A) TEREZA E JÚLIA .
(B) JÚLIA E LARA.
(C) LARA E PAULO.
(D) TEREZA E PAULO.
QUESTÃO 4
MARCOS É REPRESENTANTE COMERCIAL E VISITOU ALGUNS CLIENTES NAS CIDADES (A, B, C, D) INDICADAS NA IMAGEM ABAIXO COM AS RESPECTIVAS DISTÂNCIAS ENTRE ELAS.
A CIDADE QUE ESTÁ MAIS DISTANTE DA CIDADE B É A CIDADE
(A) A
(B) B
(C) C
(D) D
SAIBA MAIS:
QUAL É A SUA LOCALIZAÇÃO?
ASSISTA AO VÍDEO E ENTENDA COMO DESCREVER A SUA LOCALIZAÇÃO A PARTIR DOS CONCEITOS TRAJETÓRIA, DIREÇÃO E SENTIDO.
CRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0120) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás. |
Geografia | (EAJAGE0213) Perceber princípios de localização e posição de objetos a partir de diferentes pontos de referência. |
Referencial Teórico | Alfabetização cartográfica – URL https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica consultado em 09/02/2022 |