You are currently viewing Educação Física – Doping nos Esportes

Educação Física – Doping nos Esportes

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.freepik.com/free-vector/isometric-doping-sports-3d-set-with-types-anabolic-steroids-human-characters-athletes-isolated-vector-illustration_26761437.htm#query=doping&position=47&from_view=search&track=sph

Doping nos Esportes

Muitas pessoas praticam alguma forma de esporte por lazer ou como forma de cuidar da saúde. Mas, sua prática formal do esporte é voltada para as competições e o alto rendimento.

Nesse contexto, as vitórias e os recordes devem ser conquistados conforme os princípios do Fair Play (Jogo Limpo), ou seja, com uma disputa justa, sem trapaças, obedecendo-se às regras e sem prejudicar o adversário de propósito.

Atualmente, os métodos de treinamento esportivo e os materiais e equipamentos de última geração faz com que o nível das performances dos atletas profissionais seja tão alto que é cada vez mais difícil conquistar novos recordes.

Essa dificuldade imposta pelo alto rendimento e os limites de cada corpo faz com que alguns atletas busquem a vitória a qualquer custo, e passem a fazer uso de doping, ou seja, passam a usar substâncias ou fazem procedimentos proibidos para melhorar artificialmente seus resultados.

O doping é uma forma de trapaça, que fere os princípios éticos e morais do esporte, que têm como fundamento a disputa justa e agir conforme as regras.

Além de ser uma forma de trapaça e de ferir a ética do esporte, o doping também é um grande problema de saúde. Inicialmente, ele até pode potencializar a força e a velocidade dos atletas, mas ele pode causar diversos problemas de saúde conforme a substância e o tempo de uso.

Assim, essa prática pode causar efeitos negativos leves e passageiros como alterações no humor, no apetite, no comportamento sexual e depressão. Mas, também podem causar efeitos mais graves como alterações no fígado, atrofia dos testículos nos homens, engrossar e aumentar a voz e também os pelos da face nas mulheres. E até efeitos ainda piores como câncer, derrame e ataque cardíaco, entre muitos outros problemas.

Questão 1

Muitas pessoas praticam algum tipo de esporte com a intenção de cuidar da saúde e ou como forma de lazer. Mas, a prática formal do esporte é voltada para

(A) explorar as possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo.

(B) o lazer e os cuidados com a saúde.

(C) diversão e para as competições.

(D) as competições e o alto rendimento.

Questão 2

O doping é a utilização de alguma substância ou procedimento proibido com a intenção de melhorar artificialmente os resultados nas competições. Sobre o doping é correto afirmar que

(A) é uma alternativa honesta para melhorar os resultados nas competições.

(B) é uma forma mais inteligente de melhorar o condicionamento físico.

(C) é uma forma de trapaça que pode trazer muitos problemas de saúde.

(D) é uma escolha individual que cada um tem direito.

Questão 3

Que problemas de saúde podem ser desenvolvidos por causa do uso de doping?

Questão 4

Como os valores e a ética propostas pelo esporte através do Fair Play podem ser aplicadas na sua vida cotidiana, seja no trabalho, em casa ou no convívio familiar?

SAIBA MAIS:

Para saber mais sobre o doping nos esportes assista ao vídeo abaixo:

Doping nos Esportes

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=nI7D1ArS7t0&t=3s

Agora, participe do Quiz interativo:

Quiz Doping nos Esportes

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em https://view.genial.ly/6205815d6c016d0011677aa3/interactive-content-esportes-e-doping
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0611) Analisar as relações entre esporte e saúde, compreendendo os malefícios e os problemas envolvidos na utilização de drogas/doping
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022