ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
GOLFE
O GOLFE É UM ESPORTE QUE REQUER DESTREZA, PRECISÃO E ESTRATÉGIA. ELE POSSUI UMA FORTE RELAÇÃO COM OS VALORES MORAIS, COMO HONESTIDADE, INTEGRIDADE, RESPEITO E RESPONSABILIDADE. É PRATICADO EM ESPAÇOS ABERTOS, EM CAMPOS ESPECÍFICOS, ONDE OS ATLETAS BUSCAM ACERTAR OS ALVOS. ELE PODE SER DISPUTADO POR UMA, DUAS OU QUATRO PESSOAS POR EQUIPE.
O OBJETIVO DO JOGO É EMBOCAR BOLAS NOS BURACOS. NA MODALIDADE STROKE PLAY GANHA QUEM TERMINAR O PERCURSO DE 18 BURACOS EM UM MENOR NÚMERO DE TACADAS. JÁ NO MATCH PLAY VENCE QUEM ACERTAR O MAIOR NÚMERO DE BURACOS.
A HISTÓRIA DO GOLFE INICIOU-SE POR VOLTA DE 1400, NA ESCÓCIA. DESDE ENTÃO, O ESPORTE SE ESPALHOU PELO MUNDO E SE TORNOU UM DOS MAIS PRESTIGIADOS. NO BRASIL, ESTÁ PRESENTE HÁ MAIS DE CEM ANOS, MAIS AINDA É POUCO POPULAR NO PAÍS.
QUESTÃO 1
O OBJETIVO DO JOGO DO GOLFE É
(A) LANÇAR A MAIOR QUANTIDADE DE DARDOS EM UM ALVO DETERMINADO NO MENOR NÚMERO DE LANÇAMENTOS.
(B) COLOCAR AS BOLAS EM BURACOS ATRAVÉS DE TACADAS SUCESSIVAS EM UM CAMPO ESPECÍFICO.
(C) FAZER O MÁXIMO DE CESTAS E DEFESAS NO MENOR TEMPO POSSÍVEL DENTRO DA ÁREA CHAMADA GARRAFÃO.
(D) CORRER EM UM CAMPO E SALTAR O MAIOR NÚMERO DE OBSTÁCULOS EM UM TEMPO DETERMINADO PREVIAMENTE.
QUESTÃO 2
OS VALORES MORAIS ESTÃO PRESENTES EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA, INCLUINDO EM PARTIDAS DE GOLFE. ESSES VALORES SÃO IMPORTANTES POIS
(A) GARANTEM UM JOGO JUSTO E RESPEITOSO A TODOS.
(B) AJUDAM OS JOGADORES MENOS HABILIDOSOS A VENCER.
(C) FACILITAM A VITÓRIA DOS JOGADORES MAIS HABILIDOSOS.
(D) FAVORECEM UM JOGO DESRESPEITOSO E INJUSTO.
QUESTÃO 3
O GOLFE É UM ESPORTE QUE VALORIZA A HONESTIDADE, INTEGRIDADE E O RESPEITO. PARA SER ÍNTEGRO DURANTE UMA PARTIDA DE GOLFE, OS JOGADORES DEVEM
(A) FAZER TRAPAÇAS.
(B) SIMULAR UMA FALTA.
(C) SEGUIR AS REGRAS DO JOGO.
(D) INSULTAR A TORCIDA.
QUESTÃO 4
ESCREVA 3 CARACTERÍSTICAS QUE SÃO ESPECÍFICAS DO GOLFE.
QUESTÃO 5
O GOLFE EXISTE NO BRASIL DESDE O FINAL DO SÉCULO XIX. HOJE, ELE É BASTANTE PRATICADO NO PAÍS, MAS ESTÁ LONGE DE SER UM ESPORTE POPULAR. ESPERA-SE QUE, FUTURAMENTE, O GOLFE SEJA MAIS ACESSÍVEL A TODOS. AGORA, FAÇA UMA LINHA DO TEMPO DA SUA VIDA, EM RELAÇÃO À SUA EXPECTATIVA E VIVÊNCIA NO GOLFE. ESCREVA DATAS E PALAVRAS QUE REPRESENTAM CADA ETAPA.
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJAHI0101) Compreender a dinâmica passado-presente por meio de suas histórias de vida e de sua família. |
Referências | CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GOLFE (CBG). São Paulo. Breve história do golfe brasileiro. Disponível em:<Confederação Brasileira de Golfe (cbg.com.br)> . Acesso em: 10, fev. 22. FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE (FPG). São Paulo. Golfe no Brasil. Disponível em: <Federação Paulista de Golfe (fpgolfe.com.br)>.Acesso em: 10, fev. 22. REGRAS DO ESPORTE. Disponível em: <s regras do Golfe: aprenda como jogar golfe .(regrasdoesporte.com.br)>. Acesso em: 10, fev. 22. |