You are currently viewing Língua Portuguesa – Conto goiano e a fúria da natureza

Língua Portuguesa – Conto goiano e a fúria da natureza

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Conto goiano e a fúria da natureza é destinada aos estudantes do 6º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O conto é o gênero narrativo mais popular do mundo todo, pela sua praticidade e fluidez. Com enredo curto e poucos personagens esta forma literária também ficou consagrada em Goiás e em seus registros é muito comum encontrar um vocabulário regional e cenários rurais. Dentro destas características citamos o escritor goiano Bernardo Élis que destaca em suas obras a simplicidade goiana carregada de realismo e situações fatais.

No conto Nhola dos Anjos e a cheia do rio Corumba o autor mostra a dura realidade de uma família, situada na zona rural, tomada pelas fortes chuva e a cheia do Rio Corumba. Os personagens são uma idosa (Nhola dos Anjos), seu filho (Quelemente) e neto que tentam sobreviver. De forma reveladora o conto aborda um tema muito atual e polêmico: comportamento do ser humano em situações de desastres naturais. O homem e a fúria da natureza.

Fonte:  flickr.com
Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/bombeador/2265387966>. Acesso em: 10 de Fev. de 2022.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A obra de Bernardo Élis é bastante realista, revela mazelas e tragédias de uma sociedade marcada pela desigualdade. Enquanto sociedade organizada o que pode ser feito para melhorar a condição de vida de famílias humildes?

QUESTÃO 2

Agora chegou a sua vez, depois dos nossos estudos, volte o seu olhar sobre a nossa cultura (oralidade e tradições) em seguida aponte uma alternativa com características do conto goiano.

a) realismo e objetividade

b) sincretismo e objetividade

c) regionalismo e singularidade

d) realismo e singularidade

QUESTÃO 3

As obras de Bernardo Élis são verdadeiros tesouros sobre o passado da civilização goiana, em especial da cidade de Corumbá de Goiás, local onde nasceu. Sua obra aponta  a formação do nosso povo e a força das comunidades rurais. Você conhece alguma cidade do interior de Goiás ou mesmo algum povoado goiano? Mencione aqui como foi esta experiência.

QUESTÃO 4

Bernardo Élis em algumas de suas obras apresentou um caráter insólito, um lado sombrio do ser humano muitas vezes desconhecido pela ciência e até mesmo do próprio ser humano. Que fato relevante marca o término da narrativa “Nhola dos Anjos a cheia do Rio Corumbá”

a) O filho ter protegido sua mãe

b) O filho ter matado sua mãe

c) O neto ter matado sua avó

d) O filho ter abandonado sua mãe

SAIBA MAIS

Bernardo Élis foi o primeiro escritor goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Fez da sua literatura um apanhado de momentos históricos da realidade goiana, como uma leitura possível da vida social e da cultura goiana. Assista ao vídeo e saiba mais sobre este autor goiano.

CANAL REGINA CACIA “Nhola dos Anjos” disponível: https://www.youtube.com/watch?v=oVosOdiy3K0 acesso em 10 de fev de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/

Profa. Regina Cácia

Formação: Letras

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJALP0618) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção
Referencial teórico ARRUDA, Francimar Duarte Questão do Imaginário: a contribuição de Sartre UFF

BARTHES, Roland. (1996). O prazer do texto. Trad. I. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva.

BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.

COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria: literatura e senso comum. Tradução de:
Cleonice Mourão e Consuelo Santiago. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

ÉLIS, Bernardo. Veranico de Janeiro. RJ: J. Olympio, 1966.