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Matemática – Conjuntos Numéricos

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Acesse essa proposta didática (slides 1 e atividade 1) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didatica-matematica-8a-serie/

A necessidade da existência de conjuntos numéricos surgiu a partir do momento que o homem necessitou de um método de contagem para representar quantidades. O primeiro conjunto numérico que surgiu foi o conjunto dos números naturais, cujos elementos representam grandezas inteiras e positivas. Tempos mais tarde algumas contagens não conseguiam mensurar algumas grandezas, como, por exemplo, um pedaço de um terreno, surgindo então o conjunto dos números racionais. Por volta do ano de 530 a.C., houve a necessidade de se mensurar a medida da diagonal de um quadrado e o comprimento de uma circunferência, surgindo então o conjunto dos números irracionais. Nesta atividade você irá trabalhar as operações que envolvem esses conjuntos.



Imagem: Pixabay.com.br

Questões propostas

QUESTÃO 01

Escreva as frações a seguir na forma de número decimal. Indique se a decimal é exata ou periódica e se for periódica, qual é o período?

QUESTÃO 02

Escreva cada número decimal a seguir na forma de fração irredutível

QUESTÃO 03

Na sequência, da esquerda para a direita, classifique os números em racionais ou irracionais.

(a) Inteiro, irracional, racional e inteiro

(b) Racional, irracional, inteiro e racional

(c) Inteiro, racional, irracional e inteiro

(d) Racional, irracional, racional e irracional

QUESTÃO 04

Leia a receita abaixo

Classifique cada número dos ingredientes dessa receita em número natural, inteiro ou racional.

QUESTÃO 05

Escreva por extenso como se leem os números decimais abaixo e depois escreva-os na forma de fração irredutível.

(a) R$ 0,50          

(b) 0,75 kg

(c) 0,238 litros

(d) 2,5m           

(e) 4,58km      

(f) R$ 2,3 

QUESTÃO 06

Faça uma reta numérica e localize os números racionais abaixo.

a) 2,7

b) 1,5

c) -1,1

d) 7/4

e) 5/8

SAIBA MAIS

Para saber um pouco mais sobre conjuntos numéricos, assista aos vídeos abaixo do canal do Prof. Hélio

Questões da Prova Brasil envolvendo a reta numérica

Canal do Professor Hélio, <a reta numérica> – YouTube

Como determinar a fração geratriz de um número decimal periódico

Canal do Professor Hélio, <fração geratriz> – YouTube

Noções de números racionais

Canal do Professor Hélio, <noções de números racionais> – YouTube

Noções de números irracionais

Canal do Professor Hélio, <noções de números irracionais> – YouTube

Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAMA0802) Reconhecer um número racional como um número real, cuja representação decimal é finita ou decimal infinita e periódica (dízima periódica) e que pode ser escrita em forma de fração irredutível a/b, com b diferente de zero, localizando-os na reta numérica. 

ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 9° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018
Site: A história dos conjuntos numéricos – URL  https://www.partes.com.br/