Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Violência no Futebol
A violência é uma questão que acompanha a humanidade ao longo de toda sua história. Sendo que, o que é considerado violência ou não é um conceito que modifica-se conforme as características e valores de cada cultura, época e lugar.
Atualmente, a violência ainda faz parte da nossa sociedade. Mas, muitas práticas que até algumas décadas atrás eram comuns, hoje são consideradas formas de violência inadmissíveis.
Além da violência física, também podemos vivenciar outras formas de violência, como a verbal, psicológica, sexual, o comportamento controlador, o abandono, a exploração e a negligência.
Assim, podemos dizer que a violência é, segundo a Organização Mundial da Saúde, o “uso intencional da força ou do poder, real ou ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”.
O futebol faz parte da sociedade e reproduz seus valores e características, assim, a violência também é reproduzida no contexto esportivo. Mas, o esporte em si é uma prática contra a violência que tem como fundamento o Fair Play, ou seja, o jogo limpo, a disputa justa, sem o uso de violência e sem querer prejudicar o adversário de forma intencional.
Para muitos a violência tem origem nos instintos e impulsos, já para outros a violência é um reflexo das frustrações e agressões sofridas, e ainda existem os que acreditam que a violência é uma aprendizagem social.
Seja qual for a origem ou o conjunto de fatores que levam ao comportamento violento, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) está sempre desenvolvendo ações de combate à violência, seja punindo os envolvidos, mas principalmente, promovendo a discussão e a superação do tema.
Nesse sentido, situações de agressões físicas envolvendo jogadores, dirigentes e até torcedores são combatidas, assim como, manifestações de racismo, preconceitos e discriminação.
Ao mesmo tempo em que situações de empatia e respeito à diversidade são promovidas nas diversas competições de futebol pelo mundo.
Questão 1
Sobre a violência podemos afirmar que
(A) só é violência se houver agressão física intencional.
(B) existe muito “mimimi” sobre o que é violência.
(C) existem diferentes formas de violência, além das agressões físicas.
(D) são raros os casos de violência na nossa sociedade.
Questão 2
O futebol tem como um de seus princípios o Fair Play, que significa
(A) a busca pela vitória a qualquer custo, mesmo utilizando-se de violência e trapaça.
(B) seguir as regras, mas se os juízes não perceberem tudo bem trapacear.
(C) obter vantagem em cima do adversário, principalmente, manipulando os resultados.
(D) o jogo limpo, de acordo com as regras e sem prejudicar o adversário de forma proposital.
Questão 3
Segundo a Organização Mundial da Saúde a violência é o “uso intencional da força ou do poder, real ou ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. Como esse conceito amplo de violência pode ser aplicado no futebol?
Questão 4
Além da violência física, que outras formas de violência são destacadas no texto Violência no Futebol?
SAIBA MAIS:
Para saber mais sobre a origem do Futebol e como ele é uma prática contra violência desde sua criação assista ao vídeo abaixo:
Origem do Futebol como prática contra a violência
Agora participe do Quiz interativo sobre o futebol:
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0510) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. |
Referências | Ares: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde. Disponível em: <https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/1862/1/Definicoes_Tipologias.pdf> acessado em 12, maio. 23 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |