You are currently viewing Arte – Dança: A linguagem da dança

Arte – Dança: A linguagem da dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Movimentar o corpo é essencial em todas as fases da vida, pois contribui para a manutenção da saúde física. No entanto, há uma forma de movimentação que vai além da saúde física, permitindo a expressão de emoções e sentimentos em harmonia com um ritmo: a dança. 

A arte da dança é uma maneira divertida de expressar nossos sentimentos e movimentar o corpo. Além disso, a dança é compreendida como uma linguagem que utiliza movimento corporal, espaço e tempo para expressar sentimentos e representar culturas, enfatizando a beleza, harmonia e equilíbrio dos movimentos.

A dança é acessível a todas as pessoas, independentemente da idade, e não requer conhecimento prévio de coreografias. Pode-se improvisar, criar movimentos e expressões corporais, guiados pelo ritmo. 

A improvisação é quando os dançarinos movimentam seus corpos livremente, sem uma coreografia específica e ensaiada anteriormente, permitindo uma expressão mais espontânea e criativa.

Portanto, a dançar é para todas as idades, e sua essência pode ser explorada tanto na improvisação quanto na coreografia, enfatizando a beleza e a harmonia dos movimentos. Ela é uma forma de expressão artística acessível a todos.

Refletindo:

Imagens livres disponível no Canva Educacional.

Vocês já dançaram alguma música? Quando?

Para dançar basta começar, uma vez que ela é para todas as pessoas de todas as idades, não é necessário saber uma coreografia, podemos improvisar e criar nosso próprios movimento e expressões corporais, guiados pelo ritmo.

O que é a improvisação na dança? 

É quando os dançantes movimentam seus corpos livremente, sem uma coreografia específica, ensaiada anteriormente.

Atenção: para este momento precisaremos de uma fita adesiva ou giz de quadro, um balão ou uma vareta com fita para cada criança, por fim um aparelho de som com músicas.


Questão 1

  • Antes de iniciar nossa atividade, vamos alongar nosso corpo para aquecê-lo!
  • Em um espaço amplo, vamos demarcar o chão, como no desenho ao lado (um Jogo da Velha gigante). Para demarcar pode ser usado giz ou fita adesiva branca. Este desenho será usado como  limitador de espaço para cada criança. As crianças devem dançar livremente, porém utilizando apenas o espaço dos quadriculados

   Imagem livre e autoral, construída no Canva.

A música fica a escolha, ver sugestões ao final.

Questão 2

O que é dança para você?
A) Uma forma de expressão artística.
B) Uma atividade física apenas para a saúde.
C) Ambas as opções A e B.
D) Nenhuma das opções acima.

Questão 3

Para dançar é necessário ser jovem ou criança?
A) Sim, apenas jovens e crianças podem dançar.
B) Não, qualquer pessoa de qualquer idade pode dançar.
C) Apenas adultos podem dançar.
D) Apenas pessoas idosas podem dançar.

Questão 4

Qual a diferença entre uma dança com coreografia e um improviso?
A) Coreografia é mais difícil do que improvisação.
B) Improviso é uma dança mais formal e estruturada.
C) Coreografia é ensaiada e predefinida e o improviso é espontâneo.
D) Não há diferença entre coreografia e improviso na dança.

Para Refletir

Vamos refletir sobre nossa atividade de hoje!

  • Quais partes do corpo você se movimentou mais?
  • Fez movimentos repetidos?
  • Você e os colegas dançaram de modos diferentes ou iguais?
  • Ao dançar sentiu alguma emoção? Qual?
  • É possível que você e todos os colegas dancem iguais? 
  • Para dançarem com a mesma coreografia, o que é necessário?

A dança como linguagem

Canal Ariadiny Candido “A Dança como Linguagem”. Disponível em: < https://youtu.be/f-lmpTI5p-4 > acesso em 22 fev 2022.

Saiba mais

Palavra Cantada | Vem Dançar com a Gente – Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=cG4RCUzl53U>
Palavra Cantada | Sai Preguiça – disponível em: <www.youtube.com/watch?v=vX8oDPw0j3I>
Site como musicas para a improvisação: <www.epidemicsound.com>
Exemplo para a Proposta 1: Jogo de Improvisação em Dança – Membros Inferiores, disponível em: <www.youtube.com/watch?v=kayZD9FI8sc>


Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação
Componente Curricular:Arte
Objetivos:
GO-Materialidade: Expressão, consciência e percepção do corpo
Práticas somáticas
Processos de Criação: Processos de criação e de composição em Dança
Materiais e recursos convencionais, alternativos e/ou digitais
Padrões corporais, estereótipos, diversidade, acessibilidade
Processos de Criação: Corpo dançante
Habilidades:
(GO-EF03AR27) Experimentar diferentes formas de expressão, consciência e percepção do corpo, tais como: elementos das práticas somáticas, danças de roda, jogos e brincadeiras tradicionais e contemporâneas, contação de histórias dramatizadas, entre outras atividades interartísticas.

GO-EF03AR12-B) Participar de processos de criação e de composição em dança, com base nos interesses do coletivo, fazendo uso de materiais e recursos convencionais, alternativos e digitais


(GO-EF03AR12-C) Perceber os diferentes corpos e as maneiras de mover-se tendo a dança como mote para expandir as relações entre eu/outro, individual/coletivo, fomentando os processos identitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos.
Referências GOIÁS. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). GOIÂNIA/GO: CONSED/ Undime goiás, 2018. disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24 de mar de 2022. 
BRASIL, Ministério da Educação. Dança. Disponível em: <portal.mec.gov.br/component/tags/tag/danca>. Acessado em 25, jan. 22.
LIMA, Ruth Regina Melo de. Dança: linguagem do corpo. Disponível em:  <encurtador.com.br/chpCT>. Acessado em 25, jan. 22.
OLIVEIRA, Andréa. A importância do movimento para as crianças. Disponível em:  <encurtador.com.br/anAFK>. Acessado em 25,  jan. 22
Sugestões complementaresPalavra Cantada | Vem Dançar com a Gente – Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=cG4RCUzl53U>
Palavra Cantada | Sai Preguiça – disponível em: <www.youtube.com/watch?v=vX8oDPw0j3I>
Site como musicas para a improvisação: <www.epidemicsound.com>
Exemplo para a Proposta 1: Jogo de Improvisação em Dança – Membros Inferiores, disponível em: <www.youtube.com/watch?v=kayZD9FI8sc>