You are currently viewing Língua Portuguesa e Geografia – VAMOS FALAR SOBRE TRABALHO?

Língua Portuguesa e Geografia – VAMOS FALAR SOBRE TRABALHO?

Esta proposta de atividade de LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Em nosso cotidiano conversamos com várias pessoas e planejamos muitas coisas, entre todas ela é comum que o trabalho esteja presente. 

Você já parou para refletir sobre isso?

QUESTÃO 1

Vamos ouvir  a Música de Trabalho e ao mesmo tempo perceber se há relação do que a música traz com o que vivenciamos em nosso cotidiano.

A música que acabamos de ouvir é de Renato Russo/Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá. Álbum: A Tempestade, EMI, 1996.

Agora vamos ouvir novamente, lendo a letra da música que está na página seguinte.

Caso haja palavras que você não conhece, sublinhe elas para depois descobrirmos seu significado. 

Fonte: www.canva.com

QUESTÃO 2

Agora que conhecemos a música vamos refletir em grupo sobre alguns pontos relacionados a ela.

– Quem são os autores desta música e qual banda está cantando? 

– Qual o tema abordado na música?

– Você identificou palavras que não conhece na música, quais? (Tentar esclarecer oralmente)

– Você percebeu alguma semelhança com o que você vivencia no seu dia a dia? Se sim, o que?

– Você concorda ou discorda com a forma que trabalho é apresentado na música? Porque?

– Existe diferença entre Trabalho e emprego?

– Você trabalha ou trabalhou? Se sim, o que faz ou o que fez?

– Qual a importância do trabalho para você? 

– Atualmente em nosso país todos têm emprego garantido? Quais os motivos vocês acreditam influenciar para que muitos brasileiro não tenham emprego?

QUESTÃO 3

No trecho abaixo da música, há algo diferente na forma de escrever?  

E voltar p’ra casa pros teus braços
Quem sabe esquecer um pouco

Há uma diferença entre a forma com que falamos e a forma como escrevemos, ou seja, há a linguagem oral e a linguagem escrita.

Vamos reescrever coletivamente este fragmento com a linguagem escrita?

QUESTÃO 4

Escrita reflexiva.

Escreva, com a linguagem escrita, nos contando o que você fez ou faz no seu trabalho, incluindo o que gosta e o que não gosta. 

QUESTÃO 5

Por fim vamos refletir e pesquisar se existe diferença entre o significado e o sentido das palavras Trabalho e Emprego?

Agora escreva com suas palavras o que compreendeu da diferença entre trabalho e Emprego.

Se possível, vamos retornar à discussão coletiva para fechar esta questão.

OBS: esta proposta pode ser desenvolvida em duas aulas ou mais.

SAIBA MAIS

Para obter a letra da música completa acesse: www.letras.mus.br/legiao-urbana/46956/ Acessado em: 31 de jan de 2022.

Para conhecer mais sobre a banda Legião Urbana acesse: www.legiaourbana.com.br/ Acessado em: 31 de jan de 2022.

Há um material complementar que permite trabalhar essa mesma atividade de uma maneira diferente https://docs.google.com/presentation/d/1COSfHXel2mVZVG2vVqYOaQLFCIwYe2b0/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true

REFERÊNCIAS

SANTANA, Bianca. Aprender para contar – Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas, Manual _ Educador. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/EJA_MANUAL_EDUCADOR.pdf. Acessado em: 31 de jan de 2022.
GOIÂNIA. Secretária Municipal de Educação e Esporte – GEREJA. Matriz Estruturante EJA. 2022


Componente CurricularLíngua Portuguesa e Geografia 
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0110) Identificar e compreender as diversas formas de trabalho em sua região e relacioná-las ao seu dia a dia. 
(EAJALP0209) Fazer a seleção das partes mais significativas de um texto.
(EAJALP0213) Compreender que verificação é uma forma de agrupar as demais estratégias de leitura.
(EAJALP0269) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando, respeitando e valorizando a fala do outro.