Esta proposta de atividade de LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 3ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Em nosso cotidiano conversamos com várias pessoas e planejamos muitas coisas, entre todas ela é comum que o trabalho esteja presente.
Você já parou para refletir sobre isso?
QUESTÃO 1
Vamos ouvir a Música de Trabalho e ao mesmo tempo perceber se há relação do que a música traz com o que vivenciamos em nosso cotidiano.
- Para ouvir acesse o link da música: www.youtube.com/watch?v=wfuqOyp1bIo
A música que acabamos de ouvir é de Renato Russo/Dado Villa-Lobos/Marcelo Bonfá. Álbum: A Tempestade, EMI, 1996.
Agora vamos ouvir novamente, lendo a letra da música que está na página seguinte.
Caso haja palavras que você não conhece, sublinhe elas para depois descobrirmos seu significado.
QUESTÃO 2
Agora que conhecemos a música vamos refletir em grupo sobre alguns pontos relacionados a ela.
– Quem são os autores desta música e qual banda está cantando?
– Qual o tema abordado na música?
– Você identificou palavras que não conhece na música, quais? (Tentar esclarecer oralmente)
– Você percebeu alguma semelhança com o que você vivencia no seu dia a dia? Se sim, o que?
– Você concorda ou discorda com a forma que trabalho é apresentado na música? Porque?
– Existe diferença entre Trabalho e emprego?
– Você trabalha ou trabalhou? Se sim, o que faz ou o que fez?
– Qual a importância do trabalho para você?
– Atualmente em nosso país todos têm emprego garantido? Quais os motivos vocês acreditam influenciar para que muitos brasileiro não tenham emprego?
QUESTÃO 3
No trecho abaixo da música, há algo diferente na forma de escrever?
E voltar p’ra casa pros teus braços
Quem sabe esquecer um pouco
Há uma diferença entre a forma com que falamos e a forma como escrevemos, ou seja, há a linguagem oral e a linguagem escrita.
Vamos reescrever coletivamente este fragmento com a linguagem escrita?
QUESTÃO 4
Escrita reflexiva.
Escreva, com a linguagem escrita, nos contando o que você fez ou faz no seu trabalho, incluindo o que gosta e o que não gosta.
QUESTÃO 5
Por fim vamos refletir e pesquisar se existe diferença entre o significado e o sentido das palavras Trabalho e Emprego?
Agora escreva com suas palavras o que compreendeu da diferença entre trabalho e Emprego.
Se possível, vamos retornar à discussão coletiva para fechar esta questão.
OBS: esta proposta pode ser desenvolvida em duas aulas ou mais.
SAIBA MAIS
Para obter a letra da música completa acesse: www.letras.mus.br/legiao-urbana/46956/ Acessado em: 31 de jan de 2022.
Para conhecer mais sobre a banda Legião Urbana acesse: www.legiaourbana.com.br/ Acessado em: 31 de jan de 2022.
Há um material complementar que permite trabalhar essa mesma atividade de uma maneira diferente https://docs.google.com/presentation/d/1COSfHXel2mVZVG2vVqYOaQLFCIwYe2b0/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true
REFERÊNCIAS
SANTANA, Bianca. Aprender para contar – Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas, Manual _ Educador. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/EJA_MANUAL_EDUCADOR.pdf. Acessado em: 31 de jan de 2022.
GOIÂNIA. Secretária Municipal de Educação e Esporte – GEREJA. Matriz Estruturante EJA. 2022
Componente Curricular | Língua Portuguesa e Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAGE0110) Identificar e compreender as diversas formas de trabalho em sua região e relacioná-las ao seu dia a dia. (EAJALP0209) Fazer a seleção das partes mais significativas de um texto. (EAJALP0213) Compreender que verificação é uma forma de agrupar as demais estratégias de leitura. (EAJALP0269) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando, respeitando e valorizando a fala do outro. |