You are currently viewing Língua Portuguesa e História – EMPREGO, TRABALHO E OFÍCIO

Língua Portuguesa e História – EMPREGO, TRABALHO E OFÍCIO

Esta proposta de atividade de LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Séries da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

EM NOSSO COTIDIANO CONVERSAMOS COM VÁRIAS PESSOAS E PLANEJAMOS MUITAS COISAS, ENTRE TODAS ELA É COMUM QUE O TRABALHO ESTEJA PRESENTE. 

VOCÊ JÁ PAROU PARA REFLETIR SOBRE ISSO?

QUESTÃO 1

VAMOS OUVIR MÚSICA DE TRABALHO E AO MESMO TEMPO PERCEBER SE HÁ RELAÇÃO DO QUE A MÚSICA TRAZ PARA O QUE VOCÊ VIVENCIA EM SEU COTIDIANO.

LINK DA MÚSICA: https://www.youtube.com/watch?v=wfuqOyp1bIo

AGORA, VAMOS OUVIR A MÚSICA NOVAMENTE TENTANDO IDENTIFICAR NA LETRA ESCRITA, LETRAS E PALAVRAS QUE VOCÊ CONHECE.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1080-px-×-1920-px-Cartaz-1024x576.jpg
Fonte: www.canva.com

QUESTÃO 2

AGORA QUE CONHECEMOS A MÚSICA E IDENTIFICAMOS LETRAS E PALAVRAS FAMILIARES. VAMOS REFLETIR EM GRUPO ALGUMAS QUESTÕES SOBRE ELA.

-QUEM SÃO OS AUTORES DESTA MÚSICA E QUAL BANDA ESTÁ CANTANDO? 

-QUAL O TEMA ABORDADO NA MÚSICA?

-VOCÊ IDENTIFICOU ALGO QUE TENHA SEMELHANÇA COM O QUE VOCÊ VIVENCIA? SE SIM, O QUE?

-VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA DE COMO O TRABALHO É COLOCADO NA MÚSICA? PORQUE?

-EXISTE DIFERENÇA ENTRE TRABALHO E EMPREGO?

-VOCÊ TRABALHA OU TRABALHOU? SE SIM, O QUE FAZ OU O QUE FEZ?

-QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA VOCÊ? 

-ATUALMENTE EM NOSSO PAÍS TODOS TÊM EMPREGO GARANTIDO? QUAIS OS MOTIVOS VOCÊS ACREDITAM INFLUENCIAR PARA QUE MUITOS BRASILEIROS NÃO TENHAM EMPREGO?

QUESTÃO 3

NO TRECHO ABAIXO DA MÚSICA, HÁ ALGO DIFERENTE NA FORMA DE ESCREVER?

E VOLTAR P’RA CASA PROS TEUS BRAÇOS
QUEM SABE ESQUECER UM POUCO

HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE A FORMA COM QUE FALAMOS E A FORMA COMO ESCREVEMOS, OU SEJA, HÁ A LINGUAGEM ORAL E A LINGUAGEM ESCRITA.
VAMOS REESCREVER COLETIVAMENTE ESTE FRAGMENTO COM A LINGUAGEM ESCRITA?

QUESTÃO 4 – 1ª Série

ESCRITA REFLEXIVA.

DAS PALAVRAS USADAS NA MÚSICA, HÁ ALGUMA(S) QUE VOCÊ NÃO CONHECE? QUAL(IS)?
AGORA EM COLETIVO, COM O AUXÍLIO DO/A PROFESSOR/A VAMOS DESCOBRIR O SIGNIFICADO DELA(S) PODE SER ORALMENTE.

VAMOS FAZER UMA LISTA COM PELO MENOS 5 PALAVRAS QUE TE CHAMARAM A ATENÇÃO NA MÚSICA E DEPOIS FAZER A LEITURA DELAS.

POR FIM, TENTE FAZER UMA LISTA DE PALAVRAS OU FRASES QUE REPRESENTAM SEU TRABALHO.

QUESTÃO 5 – 2ª Série

VAMOS AGORA PARTIR PARA A ESCRITA REFLEXIVA.

DAS PALAVRAS USADAS NA MÚSICA HÁ ALGUMA(S) QUE VOCÊ NÃO CONHECE? QUAL(S)?
AGORA VAMOS DESCOBRIR O SIGNIFICADO DELA(S) E REGISTRAR POR ESCRITO NO CADERNO. MAS ATENÇÃO, ESCREVA SIGNIFICADOS SIMPLES QUE VOCÊ REALMENTE COMPREENDA.

ESCREVA NOS CONTANDO O QUE VOCÊ FEZ OU FAZ NO SEU TRABALHO, INCLUINDO O QUE GOSTA E O QUE NÃO GOSTA.

SAIBA MAIS

Para obter a letra da música completa acesse: www.letras.mus.br/legiao-urbana/46956/
Para conhecer mais da banda Legião Urbana acesse: www.legiaourbana.com.br/
Veja o vídeo “Emprego, Trabalho e Ofício – EJA 1º segmento” para esclarecer a diferença entre trabalho e emprego no link: www.youtube.com/watch?v=lD_9iJxGMbo

Acesse em Apresentação o material complementar a esta atividade: https://docs.google.com/presentation/d/11UT9T_bvnHeSUse3OeMepd3Oi7F8jFMB/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true


Componente Curricular Língua Portuguesa e História
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EAJAHI0105) Descrever-se: quem sou, minha trajetória de vida, com quem vivo, minhas necessidades e meu lugar no mundo. 
(EAJALP0171) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando e valorizando a fala do outro. 
(EAJALP0173) Produzir textos orais, com diferentes intenções e que circulam na vida cotidiana. 
(EAJALP0269) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando, respeitando e valorizando a fala do outro. 
(EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética.
(EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais.
(EAJALP0105) Reconhecer coletivamente as características e organização de histórias, identificando narrativas.
(EAJALP0106) Ler coletivamente e levantar hipóteses, de forma coletiva, relativas aos conteúdos das narrativas.

REFERÊNCIAS

SANTANA, Bianca. Aprender para contar – Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas, Manual _ Educador. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/EJA_MANUAL_EDUCADOR.pdf. Acessado em: 31 de jan de 2022.
GOIÂNIA. Secretária Municipal de Educação e Esporte – GEREJA. Matriz Estruturante EJA. 2022