You are currently viewing Educação Física – Opção de Lazer: Jogo Resta Um

Educação Física – Opção de Lazer: Jogo Resta Um

Esta proposta de EDUCAÇÃO FÍSICA integrada com Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Fonte: Acervo pessoal, criado em Início – Canva.

Jogo Resta Um

O jogo Resta Um é um jogo de salão de estratégia, raciocínio e atenção. Ele exige planejamento e pensamento lógico para alcançar o objetivo final. É uma prática popular em vários países e pode ser encontrada em vários formatos, desde os mais simples até os mais elaborados e sofisticados.

Para jogá-lo, são necessárias 32 peças e um tabuleiro com 33 “casas”. Todas as peças são dispostas, inicialmente, em formato de cruz e a “casa” central é deixada vazia. O objetivo do jogo é deixar apenas uma peça no tabuleiro. Para isso, o jogador deve mover as peças, saltando sobre uma peça adjacente e retirando-a do tabuleiro. O jogo continua até que não seja mais possível realizar nenhum movimento válido ou até que reste apenas uma peça no tabuleiro.

Jogar Resta Um pode ser uma atividade de lazer que traz diversos benefícios para o desenvolvimento cognitivo e emocional.


O texto abaixo deverá ser usado para responder as questões 1 e 2

QUESTÃO 1

O texto sobre o jogo Resta Um é um gênero textual que tem como principal característica

(A) emocionar e persuadir pessoas.

(B) narrar eventos e histórias.

(C) informar e instruir a fazer algo.

(D) refletir sobre um tema específico.

QUESTÃO 2

Saltar peças é um movimento do jogo Resta Um. Neste jogo é permitido saltar

(A) duas peças de uma vez.

(B) na diagonal e vertical.

(C) na vertical e horizontal.

(D) várias peças de uma vez.

QUESTÃO 3

O jogo Resta Um é uma excelente opção de lazer. O lazer pode ser definido como

(A) obrigação que as pessoas têm em família com fins educacionais.

(B) atividade vivenciada no horário de trabalho para ganhar dinheiro.

(C) práticas de livre vontade, para prazer, entretenimento e descanso.

(D) ocupação do tempo livre com atividades exclusivamente esportivas.

QUESTÃO 4

Você acredita que o lazer deve ser uma prioridade na vida das pessoas? Justifique.

QUESTÃO 5

Quais habilidades o jogo Resta Um ajuda a desenvolver?


SAIBA MAIS

Para saber mais sobre lazer, assista o vídeo abaixo:

Canal Lélis Filho. Classificação das atividades de lazer. Disponível em: CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE LAZER – YouTube

AutoriaJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0306) Vivenciar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos.
(EJAEF0302) Vivenciar os jogos como manifestação lúdica na perspectiva do lazer.
(EJALP0302) Identificar e entender textos curtos que circulam em
diferentes campos.
ReferênciasDUMAZEDIER. Joffre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva S.A., 1993.