Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ SABIA QUE O NOME É UM DIREITO FUNDAMENTAL GARANTIDO A TODAS AS CRIANÇAS? COM O REGISTRO DO NOME PODEMOS EXERCER A CIDADANIA, RECONHECENDO-SE OS NOSSOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES NA VIDA EM COMUNIDADE. O NOME TAMBÉM POSSIBILITA IDENTIFICAR AS LIGAÇÕES FAMILIARES E AS ORIGENS DE NOSSOS ANCESTRAIS.
MEU NOME, MINHA HISTÓRIA
TODO MUNDO TEM O DIREITO DE RECEBER UM NOME, POIS DESSE MODO AS PESSOAS PODEM SER IDENTIFICADAS E USUFRUIR DE DIVERSAS GARANTIAS COMO, POR EXEMPLO, MATRICULAR-SE EM UMA ESCOLA PARA ESTUDAR.
QUANDO NASCEMOS, NOSSOS PAIS OU RESPONSÁVEIS DEVEM PROCURAR UM LOCAL CHAMADO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL PARA REGISTRAR O NOME DA CRIANÇA EM UM DOCUMENTO, QUE É A CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
O NOME É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A CIDADANIA, OU SEJA, POR MEIO DELE A PESSOA TEM DIREITOS QUE DEVEM SER RESPEITADOS E OBRIGAÇÕES A CUMPRIR NA SOCIEDADE.
OS NOMES E SOBRENOMES PODEM IDENTIFICAR A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA OU SUA ANCESTRALIDADE, FORNECENDO ELEMENTOS DO LOCAL DE ORIGEM FAMILIAR E POSSIBILITANDO SABER QUEM ERAM OS NOSSOS ANTEPASSADOS.
AGORA É COM VOCÊ, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
CADA NOME TEM UMA HISTÓRIA DIFERENTE! E QUE TAL DESCOBRIR MAIS SOBRE O SEU? FAÇA UMA DIVERTIDA INVESTIGAÇÃO COM SEUS FAMILIARES E RESPONDA:
(A) QUEM ESCOLHEU O SEU NOME?
(B) POR QUE VOCÊ TEM ESSE NOME E SOBRENOME?
(C) O QUE SIGNIFICA O SEU NOME?
(D) EM QUAL CARTÓRIO O SEU NOME FOI REGISTRADO? SE NECESSITAR, CONSULTE A CERTIDÃO DE NASCIMENTO, ESSA RESPOSTA ESTÁ POR LÁ!
QUESTÃO 2
A ÁRVORE GENEALÓGICA É UM ÓTIMO INSTRUMENTO PARA QUE POSSAMOS ENXERGAR E IDENTIFICAR NOSSOS LAÇOS E LIGAÇÕES FAMILIARES. POR MEIO DELA, REGISTRAMOS QUEM SÃO OS NOSSOS ANCESTRAIS E COMPREENDEMOS A HISTÓRIA DA FAMÍLIA.
VOCÊ SABE DE ONDE SUA FAMÍLIA É ORIGINÁRIA? QUAL O SOBRENOME QUE IDENTIFICA SEUS FAMILIARES?
FAÇA UMA PESQUISA A RESPEITO DESSAS INFORMAÇÕES, PROCURANDO SABER O NOME DE SEUS AVÓS PATERNOS E MATERNOS. COM OS RESULTADOS OBTIDOS PREENCHA A ÁRVORE GENEALÓGICA, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:
– NO QUADRO QUE ESTÁ NO TOPO DA ÁRVORE, COLOQUE O SEU NOME; LOGO ABAIXO ESCREVA O NOME E SOBRENOME DE SEU PAI E DE SUA MÃE E, POR FIM, OS NOMES DE SEUS AVÓS PATERNOS E MATERNOS. APÓS COMPLETAR A ÁRVORE GENEALÓGICA REGISTRE A HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA.
QUESTÃO 3
O REGISTRO DAS CRIANÇAS É FUNDAMENTAL PARA QUE OS DIREITOS POSSAM SER EXERCIDOS.
MARQUE A ALTERNATIVA QUE INDICA O DOCUMENTO EM QUE A CRIANÇA É REGISTRADA E NO QUAL APARECE O NOSSO NOME:
(A) CERTIDÃO DE NASCIMENTO
(B) CARTEIRA DE TRABALHO
(C) CARTEIRA DE MOTORISTA
(D) CERTIDÃO DE CASAMENTO
QUESTÃO 4
O REGISTRO DO NOME POSSIBILITA QUE A PESSOA NÃO FIQUE INVISÍVEL PERANTE O ESTADO E O GOVERNO. O NOME NOS IDENTIFICA E CONTA A NOSSA HISTÓRIA.
A CIDADANIA É ENTENDIDA COMO:
(A) O RECONHECIMENTO DE QUE A PESSOA POSSUI DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
(B) O ATO DE SE DIZER QUE A PESSOA PODE MORAR EM UMA CIDADE.
(C) UMA QUALIDADE QUE A PESSOA ADQUIRE AOS DEZOITO ANOS.
(D) UMA QUALIDADE DAS PESSOAS QUE SÃO MAIORES DE IDADE.
SAIBA MAIS
CONHEÇA UMA ESCREVENTE DE UM CARTÓRIO CIVIL E SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO DE REGISTRO DO NOME.
QUE TAL APRENDER UM NOVO JOGO? ASSISTA AO VÍDEO E EXPERIMENTE UMA NOVA FORMA DE BRINCAR UTILIZANDO O SEU NOME.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidades: | (GO-EF02HI01-A) Compreender o significado, a ancestralidade do seu nome e sobrenome como construção de sua própria identidade e da identidade dos outros, comparando as semelhanças e diferenças entre ambas. (GO-EF02HI01-B) Compreender a relação entre identidades, por meio de nome, apelido e nome social, discutindo semelhanças e diferenças na relação a si e ao outro, em diferentes culturas. |
Referências: | DICIONÁRIO MICHAELIS. Ancestralidade. Disponível em: https:// michaelis.uol.com.br. Acesso em 25 jan. 2022. FIOCRUZ. A Declaração dos Direitos da Criança. Disponível em http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitodacrianca.htm. Acesso em 25 jan. 2022. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. HAILER, Marco. Todo mundo tem um nome lyric vídeo, 21/05/2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=wU_BHNGOsvY>. Acesso em 25 jan. 2022 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos da Criança. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/pagina-1069.html. Acesso em 25 jan. 2022. SENADO FEDERAL. Conheça os tipos de bullyng que devem ser evitados na escola, 07/04/2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RAfbbbALALY>. Acesso em 25 jan. 2022. |