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Língua Portuguesa – Interlocução poética

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Olavo Bilac foi um poeta de grande popularidade, seus versos eram respeitados pela rima e pela elegância de escrever formas clássicas como o soneto. Em seu conhecido poema Via Láctea, o poeta faz uso da interlocução que trata de um diálogo com o leitor.

Fonte: Olavo Bilac. Disponível em: <https://picryl.com/amp/media/olavo-bilac-f460ee>. Acesso em: 03 de Fev. de 2022.

Via Láctea – Olavo Bilac

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,

Que, para ouvi-las, muita vez desperto

E abro as janelas, pálido de espanto…

E conversamos toda a noite, enquanto

A via-láctea, como um pálio aberto,

Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: “Tresloucado amigo!

Que conversas com elas? Que sentido

Tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!

Pois só quem ama pode ter ouvido

Capaz de ouvir e de entender estrelas.

O poeta Olavo Bilac foi um grande representante da poesia parnasiana, seus versos bem como suas ideais apresentavam um caráter surreal. Em Via Láctea o poeta se desprende de realidade para conversar com as estrelas, promovendo assim o uso da interlocução poética: um verdadeiro diálogo com as estrelas.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A interlocução poética foi o recurso usado pelo poeta Olavo Bilac para demonstrar sua sensibilidade. Diante destes sentimentos, qual a condição necessária para falar e ouvir as estrelas?

QUESTÃO 2

“Tresloucado amigo! / Que conversas com elas? Que sentido / Tem o que dizem, quando estão contigo?” O uso de aspas nesses versos indica a reprodução de uma fala. Além das aspas, qual outra pontuação podemos usar para representar uma fala ou diálogo?

QUESTÃO 3

A interlocução é um recurso muito funcional e atuante, seja na poesia ou em outros textos, aponte a abaixo qual a condição mais importante para que haja interlocução:

a) silêncio

b) concentração

c) interação

d) contexto

QUESTÃO 4

Ao constatar o diálogo com as estrelas, o eu-lírico faz uso da expressão: “Tresloucado amigo!”, a partir desta colocação, Podemos observar que o interlocutor confessa que:

a) conversar com estrelas é uma locura

b) conversar com estrelas é algo normal

c) conversar com estrelas é algo poético

d) conversar com estrelas é algo provável


SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o assunto interlocução poética, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre esta técnica discursiva, o diálogo também pode ser usado como recurso expressivo.

CANAL REGINA CACIA “Interlocução poética” disponível: https://www.youtube.com/watch?v=bxSIVyQey8o acesso em 04 de fev de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0513) Ler, compreender e apreciar textos literários, sobretudo aqueles
relativos à literatura periférica e que valorizem as matrizes africanas e
indígenas, além daqueles que já são socialmente reconhecidos e valorizados

(EJALP0516) Desenvolver o hábito da leitura e análise, segundo suas
próprias intenções e necessidades, ampliando seu repertório de leitor
Referencial teórico CHARAUDEAU, Patrick & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRASIL, Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Atividades de Apoio à Aprendizagem de Língua
Portuguesa: leitura e produção de texto poético, epistolar e informativo. Brasília: Fundescola /MEC, 2002.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo.São
Paulo: EDUC, 2003.