Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Olavo Bilac foi um poeta de grande popularidade, seus versos eram respeitados pela rima e pela elegância de escrever formas clássicas como o soneto. Em seu conhecido poema Via Láctea, o poeta faz uso da interlocução que trata de um diálogo com o leitor.
Via Láctea – Olavo Bilac
Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto…
E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”
E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.
O poeta Olavo Bilac foi um grande representante da poesia parnasiana, seus versos bem como suas ideais apresentavam um caráter surreal. Em Via Láctea o poeta se desprende de realidade para conversar com as estrelas, promovendo assim o uso da interlocução poética: um verdadeiro diálogo com as estrelas.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A interlocução poética foi o recurso usado pelo poeta Olavo Bilac para demonstrar sua sensibilidade. Diante destes sentimentos, qual a condição necessária para falar e ouvir as estrelas?
QUESTÃO 2
“Tresloucado amigo! / Que conversas com elas? Que sentido / Tem o que dizem, quando estão contigo?” O uso de aspas nesses versos indica a reprodução de uma fala. Além das aspas, qual outra pontuação podemos usar para representar uma fala ou diálogo?
QUESTÃO 3
A interlocução é um recurso muito funcional e atuante, seja na poesia ou em outros textos, aponte a abaixo qual a condição mais importante para que haja interlocução:
a) silêncio
b) concentração
c) interação
d) contexto
QUESTÃO 4
Ao constatar o diálogo com as estrelas, o eu-lírico faz uso da expressão: “Tresloucado amigo!”, a partir desta colocação, Podemos observar que o interlocutor confessa que:
a) conversar com estrelas é uma locura
b) conversar com estrelas é algo normal
c) conversar com estrelas é algo poético
d) conversar com estrelas é algo provável
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto interlocução poética, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre esta técnica discursiva, o diálogo também pode ser usado como recurso expressivo.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0513) Ler, compreender e apreciar textos literários, sobretudo aqueles relativos à literatura periférica e que valorizem as matrizes africanas e indígenas, além daqueles que já são socialmente reconhecidos e valorizados (EJALP0516) Desenvolver o hábito da leitura e análise, segundo suas próprias intenções e necessidades, ampliando seu repertório de leitor |
Referencial teórico | CHARAUDEAU, Patrick & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BRASIL, Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Atividades de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa: leitura e produção de texto poético, epistolar e informativo. Brasília: Fundescola /MEC, 2002. BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo.São Paulo: EDUC, 2003. |