Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Parlendas é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Com a intenção de abordar o gênero parlendas enquanto modalidade oral, vamos fazer uma breve viagem no tempo em que as crianças brincavam livremente pelas ruas e gritavam alegres canções populares e rimas em gestos inesquecíveis de fantasias.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
As parlendas fazem parte das tradições orais do povo brasileiro, sabe-se que com o advento da tecnologia muitos dos nossos valores estão sendo perdidos. Reflita: o que podemos fazer para manter esta oralidade viva?
QUESTÃO 2
As Parlendas são um excelente recurso pedagógico. São rimas infantis que divertem as crianças e adultos, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Além disso, as parlendas podem ser vistas como:
a) um jogo de memória
b) um jogo dinâmico
c) um jogo de erros e certos
d) um jogo verbal
QUESTÃO 3
Enquanto gênero textual, as parlendas são transmitidas oralmente de geração em geração e, portanto, não possuem um autor específico. Agora chegou a sua vez, que tal criar a sua própria parlenda? Você fazer uma paródia, ou seja, uma imitação das que já existem, porém com suas palavras. Vamos lá seja criativo(a) e comece a brincadeira.
QUESTÃO 4
As parlendas enquanto gênero oral remetem a coloquialidade, pois:
a) fazem parte das tradições criadas pela oralidade.
b) fazem parte do imaginário brasileiro.
c) fazem parte da literatura brasileira.
d) fazem parte da mitologia folclórica
SAIBA MAIS
Para saber mais assista ao vídeo que mostra algumas particularidades sobre as parlendas, sugestividades e memorização se misturam para despertar o cérebro para um incrível jogo de técnicas verbais.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | Língua Portuguesa (EJALP0414) Ler, reconhecer e apreciar textos literários, sobretudo aqueles relativos à literatura periférica e que valorizem as matrizes africanas e indígenas, além daqueles que já são socialmente reconhecidos e valorizados (EJALP0415) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção (EJALP0418) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se, passar o tempo, recitar, compartilhar informações, apreciar, vivenciar diferentes situações de leitura |
Referencial teórico | CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Global Editora, 2000. CHARAUDEAU, Patrick & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006. SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2002. |