Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
IMPÉRIO ROMANO: EXPANSÃO E DECLÍNIO
Veja esta situação:
Se tem uma lição que a história nos ensina é que tudo um dia acaba. Isso é verdade para pessoas e até mesmo para grandes impérios. Caso exemplar é o Império Romano.
A história romana costuma ser contada a partir de suas formas de governo, dividida em três grandes épocas: monarquia, república e império. Nesta atividade, iremos abordar o último período, o império, principalmente as razões que levaram ao seu declínio.
A cidade de Roma, que hoje é a capital da Itália, surgiu como uma pequena aldeia a partir do século VIII a. C. e foi expandindo seus domínios ao ponto de se tornar um dos maiores impérios da Antiguidade. Veja no mapa as dimensões que seu território alcançou.
O império
O período do império teve início em 27 a. C., quando Otávio recebeu do senado o título de Augusto e se tornou imperador. Roma, então, viveu um período de paz e estabilidade política que durou até o século II d. C. Foi a época da pax romana.
A economia havia alcançado um grande desenvolvimento estruturando-se na exploração da mão de obra escrava.
O abastecimento de escravos era garantido pelas constantes conquistas territoriais que ocorreram desde a época da república – grande parte das populações conquistadas eram escravizadas.
No império, Roma alcançou sua máxima extensão territorial diminuindo drasticamente o número de novas conquistas. Isso atingiu em cheio o funcionamento da economia, já que comprometeu o abastecimento de mão de obra com novos escravos.
A crise do sistema escravista gerou:
Diminuição da produção agrícola;
Aumento dos preços;
Diminuição da arrecadação de impostos;
Arrendamento das grandes propriedades.
As consequências da crise
Com o sistema de arrendamento iniciava-se uma nova forma de trabalho e produção. As cidades deixaram de ser o centro da economia, o que levou à desorganização do sistema de cobrança de impostos e do comércio. Nesta nova organização, o camponês recebia um lote de terra onde produzia para o seu sustento e, em troca, deveria destinar uma parte de sua produção para o proprietário.
Os contingentes do exército foram reduzidos.
No reinado de Diocleciano, o império foi dividido em dois: Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente.
No reinado de Constantino, ele mudou a sede do império para Constantinopla.
Nenhuma destas medidas foram suficientes para reverter o processo de crise.
O fim
Finalmente, as invasões dos povos germânicos, intensificadas no século IV, determinaram a extinção do império. O ato final aconteceu no século V, quando os hérulos invadiram a cidade de Roma.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A partir da leitura do texto, que relação é possível estabelecer entre a expansão territorial de Roma e o seu declínio?
QUESTÃO 2
O legado cultural romano chegou até nós, brasileiros, através da colonização portuguesa. Faça uma pesquisa e identifique as heranças culturais romanas em nossa sociedade hoje. Você pode recorrer a várias fontes: livros, revistas, internet, conversas com seus professores de história e língua portuguesa.
QUESTÃO 3
A cidade de Roma foi a sede de uma verdadeira civilização. Surgida a partir do século VIII a. C., expandiu-se para se tornar um dos maiores impérios do mundo antigo. Sua extensão territorial englobou a Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio; enfim, toda a região que contorna o mar Mediterrâneo.
O domínio romano nesta região moldou uma cultura que se tornou as bases para o surgimento da Europa que conhecemos hoje. A cultura romana é um dos pilares para definir o que é o Ocidente.
De acordo com este texto:
(A) O que entendemos por Ocidente hoje não tem nenhuma relação com a cultura romana.
(B) Europa e Ocidente são coisas distintas e os dois foram moldados pela cultura romana.
(C) A cultura romana é um elemento importante na definição da ideia que temos de Ocidente.
(D) Europa e Ocidente são a mesma coisa e não têm relação com a cultura romana.
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa que aponta corretamente os resultados da crise do império romano.
(A) Diminuição da produção agrícola, aumento do uso do trabalho escravo, diminuição da arrecadação de impostos, arrendamento das grandes propriedades.
(B) Diminuição da produção agrícola, aumento dos preços, diminuição da arrecadação de impostos, arrendamento das grandes propriedades.
(C) Conquista de novos territórios, aumento dos preços, diminuição da arrecadação de impostos, arrendamento das grandes propriedades.
(D) Diminuição da produção agrícola, aumento dos preços, diminuição da arrecadação de impostos, invasão dos povos germânicos.
SAIBA MAIS
A escravidão na Roma Antiga
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0428) Relacionar diferentes mudanças ocorridas desde a expansão do império romano até o seu declínio. |
Referencial teórico: | SOUZA, Rainer. Crise do Império Romano. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/historiagera l/crise-imperio-romano.htm> acesso em 15, dez. 2021. VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |