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História – Mudanças e permanências

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Adaptado a partir de: TV anos 1960 foto do estúdio Horácio Novais. Disponível em <https://www.flickr.com/photos/biblarte/8714450730> TV tela plana foto de Marcos Santos/USP. Disponível em <https://imagens.usp.br/editorias/pessoas-categorias/varejo-relacoes-de-consumo-e-consumidores/attachment/samsung-93/> Foto rosto de um homem. Disponível em <http://www.legal.adv.br/20140409/o-velho-o-jovem-o-futuro-e-a-maquina/> acesso em 04, fev. 2022.

MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS

Veja esta situação:

Marquinhos pegou o celular para pesquisar preços a pedido de sua mãe. Mas viu uma notificação no aplicativo de mensagem e clicou. Foi remetido para uma plataforma de vídeos e acabou ficando horas vendo vídeos curtos. Quando a mãe reclamou, ele disse que estava resolvendo coisas do trabalho – é sempre assim. Marquinhos trabalha, estuda e se diverte utilizando o celular.

Mundo material

O celular, ou smartphone, é um aparelho de difusão recente. Reúne num só dispositivo várias tecnologias. Utilizamos-o para quase tudo e não lembramos que é um bom exemplo da dinâmica de mudança e permanência presente em toda produção humana.

Num smartphone, o uso do relógio continua, mas de um jeito diferente. Assim como a televisão, o rádio, a câmara fotográfica, etc. Mudança e permanência estão lado a lado.

Essa dinâmica está presente em tudo que nos rodeia, desde a arquitetura até os aparelhos.

Nas relações

Ela também está em relações sociais, como as de trabalho. A escravidão, no Brasil, foi abolida em 1888. Mas, em 2017, o Ministério da Justiça publicou a portaria 110, que instituiu o Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo.

Só em 2020, foram resgatados 942 trabalhadores em condições análogas à escravidão. Mudança e permanência também ocorrem em conjunto neste caso.

Outro exemplo é a constituição de famílias. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. Esta decisão representa uma grande mudança no que se considera como família e consagra o núcleo familiar como a base da sociedade, ao mesmo tempo. A família muda, mas continua importante.

Tempo histórico

Mudança e permanência são uma propriedade do tempo histórico. Em toda sociedade há esforços para mudar e para manter tudo como está: os diferentes grupos sociais estão sempre confrontando-se por seus interesses.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Identifique diferentes grupos sociais na sociedade brasileira atual e separe-os em duas colunas: uma com os grupos que lutam por mudar a sociedade, outra com os grupos que buscam mantê-la.

QUESTÃO 2

Reveja seus álbuns de fotografia, converse com pessoas de sua família, de sua rua, do seu bairro e do trabalho sobre a vida antigamente. Você pode também visitar perfis nas redes sociais que publicam fotos antigas da cidade. A partir disso, identifique mudanças e permanências na cidade.

QUESTÃO 3

Um dos motivos que leva à existência de mudanças e permanências é que:

(A) O tempo histórico guarda particularidades em relação a outras formas de tempo, sendo uma de suas características a propriedade de ter mudança e permanência.

(B) Mudança e permanência faz parte da dinâmica natural do tempo produzindo fenômenos como as estações do ano, o dia e a noite ou os diferentes calendários.

(C) A história busca entender as mudanças que ocorreram ao longo do tempo na vida humana e assim constata também as permanências.

(D) Os diferentes grupos sociais têm interesses divergentes, enquanto uns empregam esforços para mudar a sociedade, outros buscam manter tudo como está.

QUESTÃO 4

O smartphone é um exemplo de mudança e permanência porque:

(A) Revolucionou a forma de comunicação entre as pessoas.

(B) É uma novidade produzida a partir de tecnologias do passado.

(C) Permite que uma pessoa possa trabalhar, estudar e se divertir.

(D) Possibilita pesquisar o preço de vários tipos de produtos.

SAIBA MAIS

Mudanças e permanências

Canal Anísio Filho. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=KG1jdkXP51g> acesso em 04, fev. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0403) Conhecer e comparar as diferentes formas da noção de tempo utilizadas para o registro da História.
Referencial teóricoARAÚJO, Janaína. Garantia do casamento homoafetivo no país ainda não foi concedida por lei. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/radio /1/noticia/2022/01/18/garantia-do-casamento-homoafetivo-no-pais-ainda-nao-foi-concedida-por-lei> acesso em 23, fev. 2023.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício do historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
OPERAÇÃO resgata 110 trabalhadores em situação análaga à escravidão. Disponível em: <https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/trabalho/fevereiro/operacao-resgata-110-trabalhadores-em-situacao-analoga-a-escravidao#:~> acesso em 27, jan. 2022.
SEFFNER, Fernando. Mudança e permanência [verbete]. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (Orgs.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.