ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
COMPARANDO QUANTIDADES
PARA SABER SE O VALOR EM DINHEIRO É SUFICIENTE PARA COMPRAR UM PRODUTO, É PRECISO COMPARAR OS VALORES.
AO COMPARAR QUANTIDADES, PODEMOS USAR SÍMBOLOS MATEMÁTICOS PARA REPRESENTAR A IGUALDADE OU A DESIGUALDADE. OS SÍMBOLOS SÃO:
COMPARAÇÃO DE NÚMEROS:
- O SÍMBOLO DE IGUAL A ( = ) É USADO QUANDO DOIS NÚMEROS REPRESENTAM A MESMA QUANTIDADE.
275 = 275
- O SÍMBOLO DE DIFERENTE DE É USADO QUANDO DOIS NÚMEROS NÃO REPRESENTAM AS MESMAS QUANTIDADES.
- JÁ O SÍMBOLO DE MAIOR QUE ( > ) É USADO PARA INDICAR QUE UM NÚMERO REPRESENTA MAIS QUE OUTRO.
3.426 > 1.250
- O SÍMBOLO DE MENOR QUE ( < ) É USADO PARA INDICAR QUE UM NÚMERO REPRESENTA MENOS QUE OUTRO.
14.320 < 23.870
VOLTANDO À IMAGEM INICIAL, COMPARANDO A QUANTIDADE DE DINHEIRO COM O PREÇO DO SANDUÍCHE, 10 É MAIOR QUE 9. LOGO, A QUANTIDADE DE DINHEIRO É SUFICIENTE PARA PAGAR O SANDUÍCHE.
QUESTÃO 1:
LEIA COM ATENÇÃO A IMAGEM A SEGUIR:
A OCUPAÇÃO COM MAIOR REGISTRO DE ACIDENTES DE TRABALHO NO TRANSPORTE É
(A) FAXINEIRO
(B) MOTORISTA DE CAMINHÃO
(C) SERVENTE DE OBRA
(D) MOTOCICLISTA TRANSPORTE DE DOCUMENTOS
QUESTÃO 2:
COMPLETE AS LACUNAS DO TEXTO ABAIXO ESCREVENDO COM ALGARISMOS OS NÚMEROS POR EXTENSO ENTRE PARÊNTESES.
EM 2009, FORAM REGISTRADOS ____________ (DOIS MIL, OITOCENTOS E SETENTA) ACIDENTES DE TRABALHO DE TRANSPORTE. JÁ EM 2010, FORAM _________ (TRÊS MIL, CENTO E DEZ) ACIDENTES DE TRABALHO DE TRANSPORTE.
(Fonte: Tribunal Regional do Trabalho Goiás, URL https://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/trt18)
QUESTÃO 3:
LEIA COM ATENÇÃO:
EM 2009, FORAM REGISTRADOS 4.713 ACIDENTES DE TRABALHO. EM 2010, O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRABALHO NA CIDADE DE GOIÂNIA FOI DE 4.884.
(Fonte: Tribunal Regional do Trabalho Goiás, URL https://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/trt18)
COMPARANDO OS NÚMEROS 4.713 E 4.884, É CORRETO AFIRMAR QUE
(A) 4.713 É MENOR QUE 4.884.
(B) 4.713 É MAIOR QUE 4.884.
(C) 4.713 É IGUAL 4.884.
(D) 4.713 É O MESMO QUE 4.884.
QUESTÃO 4
AS PLACAS DE SINALIZAÇÃO DE PERIGO SÃO USADAS ALERTAR SOBRE OS RISCOS NO AMBIENTE. ABAIXO ESTÃO ALGUMAS PLACAS DE SINALIZAÇÃO DE PERIGO. ESCREVA O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS. SE PRECISAR, VOCÊ PODE PESQUISAR PARA RESPONDER.
SAIBA MAIS:
ACIDENTES DOMÉSTICOS E DE TRABALHO – É CONHECENDO OS RISCOS QUE SE PREVINE.
O VÍDEO A SEGUIR TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE ACIDENTES MAIS COMUNS NOS AMBIENTES DOMÉSTICO E DE TRABALHO. ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO.
CRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0203) Comparar e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar, utilizando símbolos para a igualdade e para a desigualdade (diferente, maior e menor) com ou sem a utilização da reta numérica. |
Ciências | (EAJACI0205) Reconhecer os tipos de acidentes causados pelos diversos objetos de uso doméstico e no trabalho. |
Referêncial teórico: | Estatísticas de Acidentes de Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho Goiás, URL https://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/trt18 Brasil – Ministério da Saúde, URL: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/imagens/jpeg/2021/abril/28/infografico_acidentes_trabalho_04_2021.pdf, consultado em 31/01/22 |