You are currently viewing Geografia – A Geografia e os lugares

Geografia – A Geografia e os lugares

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5º Série da Educação de Jovens e Adultos -EJA.

A GEOGRAFIA E OS LUGARES

O lugar é uma porção do espaço onde as pessoas estabelecem suas relações mais diretas, especialmente as afetivas, e está relacionado ao sentimento de pertencimento. A geografia é uma disciplina que ajuda a entender como as pessoas interagem com os lugares e como essas interações afetam tanto as pessoas quanto o ambiente. Ela também ajuda a identificar e compreender as diferenças entre os lugares, tanto em termos de suas características físicas quanto culturais.

A geografia também aborda as relações entre lugares, que envolvem fluxos de pessoas, bens, serviços e ideias. Em um mundo cada vez mais globalizado, essas conexões são de grande importância, pois as distâncias físicas são reduzidas e as interações entre lugares são mais intensas do que nunca.

Entre os diversos meios de comunicação disponíveis hoje em dia, a internet é um deles que nos permite obter informações de maneira rápida e abrangente sobre lugares ao redor do mundo. Através dela, é possível acessar informações sobre a vida das pessoas e observar paisagens de outras regiões em questão de segundos.

Uma relação de produtos com os lugares – Os produtos que consumimos diariamente também nos conectam com diferentes lugares, uma vez que muitos deles são fabricados em locais distantes e passam por várias etapas de produção em diferentes localizações. Essa relação entre produtos e lugares nos permite entender como as economias e os mercados estão interconectados em escala global.

Agora vamos às questões

 QUESTÃO 1

De onde vem esse produto?

Disponível em: <https://cdn.pixabay.com/photo/2018/07/18/19/12/pasta-3547078_960_720.jpg> Acesso em 26 de janeiro de 2022.

Como podemos identificar a origem dos produtos que consumimos diariamente e refletir sobre as relações entre diferentes lugares?

Para desenvolver essa atividade, os alunos podem trazer embalagens de produtos que utilizam em seu dia a dia e identificar nos rótulos os lugares onde foram produzidos.

Em seguida, podem refletir sobre as relações entre os lugares pelos quais esses produtos passaram até chegar ao lugar onde moram. Isso pode ser uma oportunidade para discutir o tema contemporâneo da Educação para o consumo e refletir sobre o impacto do nosso consumo na economia global.

É importante esclarecer que os lugares envolvidos na produção desses produtos têm múltiplas relações entre si e muitas vezes assumem mais de uma função no processo de produção. Como sugestão, os alunos podem estudar coletivamente a produção do macarrão, desde a plantação do trigo na zona rural até a distribuição do produto nos comércios e, por fim, até chegar às suas casas. Essa análise pode ajudar a compreender as complexas conexões entre diferentes lugares e como nossas escolhas de consumo afetam essas relações.

   QUESTÃO 2

Os lugares e a internet

Quantos lugares você já teve a oportunidade de conhecer por meio de mídias como revistas, livros, jornais ou programas de televisão?

   QUESTÃO 3

a) Escreva um parágrafo sobre o que compreendeu a respeito do LUGAR.

b) Os elementos culturais refletem a organização e transformação do lugar em que vivemos. Há algum elemento cultural que confere identidade ao seu bairro ou comunidade? Quais são eles?

QUESTÃO 4

Qual das seguintes afirmações descreve melhor a relação entre a geografia e os lugares?

(A) A geografia estuda apenas as características físicas dos lugares, como relevo e clima.

(B) Os lugares não são importantes para a geografia, que se concentra apenas em questões globais.

(C) A geografia estuda as relações entre os seres humanos e o ambiente em que vivem, incluindo as características físicas e culturais dos lugares.

(D) A geografia é uma disciplina que não tem relação com os lugares.

QUESTÃO 5

Qual das seguintes características culturais pode ajudar a definir a identidade de um lugar?

(A) Clima e recursos hídricos.

(B) População e densidade demográfica.

(C) História e tradições locais.

(D) Relevo e vegetação.

Por Werllen Pires

Licenciatura em geografia.

SAIBA MAIS

Segundo CARLOS, 1996, “o lugar corresponde à porção do espaço vivido, onde as pessoas estabelecem suas relações mais diretas, sobretudo as afetivas”, tem haver com o pertencimento. Entenda melhor o assunto assistindo ao vídeo abaixo.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-5a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
EAJAGE0402) Identificar elementos estruturadores da formação sociocultural do espaço vivido valorizando os aspectos regionais.
Referencial TeóricoCARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 20-21.
TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais.
Matriz Curricular EJA 2022.