You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECENDO O VÔLEI

EDUCAÇÃO FÍSICA: CONHECENDO O VÔLEI

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

FONTE: TÂNIAVdB, PIXABAY. DISPONÍVEL EM: http://encr.pw/CtjN0
FONTE: ACERVO PRÓPRIO

CONHECENDO O VÔLEI

O VÔLEI FOI CRIADO NOS ESTADOS UNIDOS NO FINAL DO SÉCULO XIX, PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA WILLIAM MORGAN.

ATUALMENTE, É UM DOS ESPORTES MAIS POPULARES DO MUNDO, COM MILHÕES DE PRATICANTES E ADMIRADORES. O BRASIL É UMA GRANDE POTÊNCIA NA MODALIDADE, POSSUI INÚMEROS TÍTULOS.

O VÔLEI REQUER ALGUNS FUNDAMENTOS TÉCNICOS ESPECÍFICOS, SENDO: SAQUE, RECEPÇÃO, LEVANTAMENTO, ATAQUE, BLOQUEIO E DEFESA. O OBJETIVO DO JOGO É FAZER A BOLA CAIR NA QUADRA ADVERSÁRIA, PASSANDO POR CIMA DA REDE, SEM DEIXAR O ADVERSÁRIO FAZER O MESMO.

QUESTÃO 1

ASSIM COMO OUTROS ESPORTES, O VÔLEI TAMBÉM POSSUI FUNDAMENTOS. ALGUNS DELES SÃO

(A) SAQUE, BLOQUEIO E LEVANTAMENTO.

(B) ATAQUE, RECEPÇÃO E CHUTE.

(C) SAQUE, DRIBLE E DEFESA.

(D) CHUTE, DRIBLE E SAQUE.

QUESTÃO 2

EM RELAÇÃO A ORIGEM DO VÔLEI, PODEMOS AFIRMAR QUE

(A) FOI DESENVOLVIDO NA FRANÇA, NO SÉCULO XVI, COMO UMA FORMA DE TREINAMENTO MILITAR.

(B) TEM RAÍZES NA CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA E ERA JOGADO COM BOLA DE FOLHAS DE BANANEIRAS.

(C) TEVE ORIGEM NA ITÁLIA, ONDE AS PESSOAS JOGAVAM UMA VERSÃO PRIMITIVA CHAMADA MINONETE.

(D) FOI CRIADO NOS ESTADOS UNIDOS, POR UM PROFESSOR, COMO UMA NECESSIDADE CLIMÁTICA E SOCIAL.

QUESTÃO 3

REGISTRE ALGUMAS VIVÊNCIAS DE VÔLEI NA ESCOLA COM FOTOGRAFIAS OU DESENHOS. O OBJETIVO É PRODUZIR FONTES DE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS PARA VOCÊ E GERAÇÕES FUTURAS. USE MÁQUINA FOTOGRÁFICA OU CELULAR PARA FOTOGRAFAR. IMPRIMA, REVELE OU ARQUIVE AS FOTOS DIGITALMENTE EM CASA E NA ESCOLA.

QUESTÃO 4

AS CARTAS SÃO UTILIZADAS PARA REALIZAR COMUNICAÇÃO E COMO IMPORTANTE DOCUMENTO DE FONTE E MEMÓRIA HISTÓRICA. VEJA UM EXEMPLO ABAIXO:

APÓS A LEITURA, RESPONDA:

A) QUEM RECEBEU A CARTA?

B) QUEM ESCREVEU A CARTA?

C) QUAL É A MENSAGEM PRINCIPAL DA CARTA?

D) SE FOSSE PARA VOCÊ ESCREVER UMA CARTA PARA ALGUÉM, CONTANDO SUA EXPERIÊNCIA COM O VÔLEI, PARA QUEM SERIA? QUAL SERIA SUA PRINCIPAL MENSAGEM?


SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO VÔLEI, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Lélis Filho. Origem do vôlei. Disponível em: Origem do vôlei – YouTube

AutoriaJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes Curriculares Educação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0208) Reconhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas
(EJAEF0209) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais,
valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades
esportivas
(EJALP0202) Ler e diferenciar bilhetes, mensagens, cartas pessoais
e/ou ficcionais
ReferênciasRIBEIRO, J. L. S. Conhecendo o Voleibol. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.
BIZZOCCHI, C. “Cacá”. O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. São Paulo: Manole, 2004.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: UNICAMP, 1996.