HOJE TRABALHAREMOS COM OS ESTUDANTES A RELAÇÃO DA LUZ E AS SOMBRAS. É ESPERADO QUE ELES COMPREENDAM QUE A LUZ, SEJA ELA NATURAL OU ARTIFICIAL, ILUMINA O AMBIENTE EM QUE ESTAMOS E QUE, QUANDO ESSA LUZ ENCONTRA UM OBJETO QUE BLOQUEIA A SUA PASSAGEM, FORMA-SE UMA REGIÃO ESCURA – COM O FORMATO DO OBJETO – QUE É CHAMADA DE SOMBRA.
VALE RESSALTAR QUE A SOMBRA COMPREENDE TODO O ESPAÇO ESCURECIDO, MAS POR UMA SIMPLIFICAÇÃO DE LINGUAGEM, COSTUMAMOS CHAMAR DE SOMBRA A FORMA PROJETADA SOBRE UM ANTEPARO, COMO O CHÃO OU UMA PAREDE. OS CONCEITOS DE LUZ E SOMBRA SÃO FUNDAMENTAIS PARA ENTENDER, NOS ANOS SEGUINTES, A FORMAÇÃO DOS DIAS E DAS NOITES, DAS FASES DA LUA E DOS ECLIPSES. AS SOMBRAS SÃO FORMADAS QUANDO A TRAJETÓRIA DA LUZ É INTERCEPTADA POR UM OBSTÁCULO OPACO
VAMOS ASSISTIR A VIDEOAULA DE HOJE QUE ESTÁ BEM LEGAL!
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? NESSA ATIVIDADE VAMOS APRENDER QUE A LUZ, SEJA ELA NATURAL OU ARTIFICIAL, ILUMINA O AMBIENTE EM QUE ESTAMOS E QUE, QUANDO ESSA LUZ ENCONTRA UM OBJETO QUE BLOQUEIA A SUA PASSAGEM, FORMA-SE UMA REGIÃO ESCURA – COM O FORMATO DO OBJETO – QUE É CHAMADA DE SOMBRA.
AS SOMBRAS PODEM SER FORMADAS TANTO PELA LUZ NATURAL (LUZ PROVENIENTE DO SOL) COMO PELA LUZ ARTIFICIAL (LUZ PROVENIENTE DE LÂMPADAS).
A POSIÇÃO E O COMPRIMENTO DAS SOMBRAS VARIAM DEPENDENDO DA POSIÇÃO APARENTE DO SOL NO CÉU. APROXIMADAMENTE AO MEIO-DIA, AS SOMBRAS SÃO MENORES, POIS O SOL ESTÁ NA POSIÇÃO MAIS ALTA NO CÉU. À TARDE, QUANDO O SOL SE PÕE, AS SOMBRAS FICAM NOVAMENTE LONGAS E SE PROJETAM PARA OS LADOS DO LESTE. DURANTE O DIA, PORTANTO, AS SOMBRAS MUDAM EM COMPRIMENTO E EM DIREÇÃO.
ATIVIDADE 1
1. COMO É FORMADA A SOMBRA?
2. A SOMBRA SÓ PODE SER FORMADA PELA LUZ NATURAL?
3. O QUE É NECESSÁRIO PARA PRODUZIR SOMBRAS?
ATIVIDADE 2
COMO É POSSÍVEL VERIFICAR SE AS SOMBRAS MUDAM DE COMPRIMENTO E POSIÇÃO AO LONGO DO DIA?
ATIVIDADE 3
MARQUE UM X NAS AFIRMAÇÕES VERDADEIRAS:
( ) O COMPRIMENTO E POSIÇÃO DAS SOMBRAS NÃO DEPENDEM DA POSIÇÃO DO SOL NO CÉU.
( ) AS SOMBRAS DE OBJETOS DIFERENTES SÃO SEMPRE IGUAIS.
( ) AS SOMBRAS MUDAM DE COMPRIMENTO AO LONGO DO DIA.
( ) AS SOMBRAS MUDAM DE POSIÇÃO AO LONGO DO DIA.
AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- ENTENDER COMO A SOMBRA É FORMADA.
- IDENTIFICAR DIVERSOS OBJETOS A PARTIR DA SOMBRA FORMADA POR ELES.
PROFESSOR, ESSA AULA SEGUE A MATRIZ CURRICULAR DAS HABILIDADES ESTRUTURANTES 2021-2021. FOI ELABORADA NO ANO DE 2020, COM A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 E SEGUE AS ORIENTAÇÕES DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR PARA O BIÊNIO 2020/2021 (OFÍCIO CIRCULAR 147/2020 DIRPED).
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF02CI07) DESCREVER AS POSIÇÕES DO SOL EM DIVERSOS HORÁRIOS DO DIA E ASSOCIÁ-LAS AO TAMANHO DE SUA PRÓPRIA SOMBRA E DA SOMBRA DE DIFERENTES OBJETOS. |
REFERÊNCIAS | DCGO AMPLIADO, MATRIZ DE HABILIDADES 2020/2021HTTPS://EDUCACAOBASICA.EDITORASARAIVA.COM.BR/PNLD/EDITAL/PNLD-2019/SEQUENCIAS-DIDATICAS/?DISCIPLINA=88&&PAGINA=2#OBRAS |