You are currently viewing Educação Física: PRÁTICAS DE LUTAS E SAÚDE

Educação Física: PRÁTICAS DE LUTAS E SAÚDE

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 4ª SÉRIE da Eja.

NA AULA DE HOJE VAMOS DIALOGAR SOBRE AS LUTAS E SUA RELAÇÃO COM NOSSA SAÚDE.

Fonte: pxhere.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA PRÁTICAS DE LUTAS E SAÚDE

4ª série – Eja – Educação Física – Aula 14 – PRÁTICAS DE LUTAS E SAÚDE

NA VIDEOAULA DE HOJE DIALOGAMOS SOBRE OS BENEFÍCIOS DE PRATICAR ALGUMA MODALIDADE DE LUTA, COMPREENDENDO QUE ALÉM DE SEUS ASPECTOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS, AS LUTAS SÃO EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE PODEM PROMOVER BEM-ESTAR GERAL.

DESTACAMOS QUE A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO COMBATE O SEDENTARISMO, UM DOS MAIORES MALES DE NOSSA ÉPOCA QUE PROVOCA MILHARES DE MORTES. ALÉM DE PROPORCIONAR REGULAÇÃO HORMONAL, LIBERANDO ENDORRFINA E SEROTONINA, PREVINE DOENÇAS CRÔNICAS E AUXILIA NO EMAGRECIMENTO.

ATIVIDADE 1

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E COMPREENDA COMO O SEDENTARISMO É PREJUDICIAL À SAÚDE E O QUE DEVEMOS FAZER PARA SERMOS ATIVOS E MAIS SAUDÁVEIS.

Disponível em: 150 minutos de exercícios por semana | Animação #03 – YouTube

ATIVIDADE 2

AGORA, VEJA O VÍDEO ABAIXO E ACOMPANHE COMO UM GRUPO DE IDOSOS DEIXOU DE SER SEDENTÁRIO E CONQUISTOU MELHORIAS NA SAÚDE COM A PRÁTICA DE KARATÊ.

Disponível em: Projeto promove a prática do karatê entre os idosos – YouTube

GOSTOU? ESCREVA UMA MENSAGEM E ENVIE PARA SEUS FAMILIARES E AMIGOS SOBRE OS BENEFÍCIOS DO KARATÊ PARA A SAÚDE. QUEM SABE ELES NÃO SE ANIMAM E SAEM DO SEDENTARISMO?

ATIVIDADE 3

NA ATIVIDADE 1, O DR. DRÁUZIO EXPLICOU QUAL É O TEMPO NECESSÁRIO DE EXERCÍCIO FÍSICO SEMANAL PARA DEIXARMOS O SEDENTARISMO. CALCULE QUANTOS MINUTOS DE EXERCÍCIO FÍSICO VOCÊ FAZ DURANTE A SEMANA (DE SEGUNDA A SEXTA). APÓS CHEGAR AO RESULTADO, INDIQUE O RESULTADO E APONTE SE VOCÊ ALCANÇOU O VALOR ESTIPULADO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, CITADO PELO DOUTOR DRÁUZIO, OU SE FALTAM ALGUNS MINUTOS. CASO FALTEM, MENCIONE QUANTOS MINUTOS AINDA SÃO NECESSÁRIOS. REGISTRE A RESPOSTA NO SEU CADERNO.


ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0329) DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES GERACIONAIS, DE SAÚDE, DE PRECONCEITOS, DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, DE GÊNERO E VIOLÊNCIA PRESENTES NA LUTA.
Matemática(EAJAMA0309) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA, ENVOLVENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS.