You are currently viewing Regras de Convivência

Regras de Convivência

Está na hora de relaxar? 

Assista ao vídeo abaixo e divirta-se dançando, movimentando seu corpo.

https://youtu.be/k0j0tk0Br9c

Pelos nossos estudos, você já percebeu que o ser humano está sempre se interagindo com outro ser humano, não é mesmo? Todos nós vivemos com outras pessoas. Isso porque somos seres que vivem em sociedade.

Compartilhar com outras pessoas os espaços sociais (praças, transporte público, calçadas, escola) exige que todos sigam normas de convivência social. Veja no vídeo “Cidadania para crianças: Respeitando regras de convivência”, do Canal PlayKids, uma situação de convivência e as possíveis atitudes diante de um problema social.

 

O personagem Nicolas passa na frente de seus colegas, desagradando-os, pois desrespeitou todos os que estavam na fila, esperando com paciência para comprar o lanche. Reflita sobre as questões abaixo:

  • Se tivesse a oportunidade de ser atendido mais rápido e não esperar em uma fila para comprar pães, o que você faria?
  • E se estivesse na fila, esperando a sua vez chegar para ser atendido e visse alguém passar na sua frente, para tentar ser atendido mais rápido, como você se sentiria?

Pensando nas suas respostas, qual seria a norma de convivência que traria bons resultados? Que tal contar para sua família o que você aprendeu?


Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – De E – Educação Ambiental e Saúde

Habilidades:

Ciências da Natureza
(EF01CI02-A/B/C) localizar, nomear e representar, por meio de desenhos, partes do corpo humano (incluindo órgãos dos sentidos) e explicar oralmente suas funções;

Língua Portuguesa
(EF35LP03) identificar a ideia central de textos do campo da vida cotidiana, demonstrando compreensão global.
EF15LP03) localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP10-C) desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas
EF15LP04-A) compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto.