– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ?
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA E O ESPAÇO QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TÊM EM SUA VIDA? QUANTOS MINUTOS DO DIA O SEU CELULAR PASSA EM SUAS MÃOS? QUANTAS POSTAGENS VOCÊ FEZ NAS REDES SOCIAIS NOS ÚLTIMOS TEMPOS E QUANTAS CURTIDAS RECEBEU?
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO INSTRUMENTOS CRIADOS PARA QUE SE PROPAGUE A INFORMAÇÃO.
NO INÍCIO, SEU ÚNICO OBJETIVO ERA REALMENTE COMUNICAR. COM O PASSAR DO TEMPO, AS MÍDIAS FORAM SE MODERNIZANDO E A PRÓPRIA NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO TAMBÉM.
O CARÁTER INFORMATIVO E DE ENTRETENIMENTO FOI GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO.
NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A TECNOLOGIA.
ATIVIDADE 1
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FORAM SE APRIMORANDO COM O PASSAR DOS ANOS.
A PRÓPRIA TELEVISÃO FOI SE MODERNIZANDO. SE, ANTES, ERA PRECISO COLOCAR UMA ESPONJA DE AÇO NA ANTENA PARA MELHORAR A NITIDEZ, AGORA, É POSSÍVEL VER A PROGRAMAÇÃO DO MUNDO INTEIRO COM QUALIDADE MÁXIMA. ISSO SEM FALAR NOS MODELOS SMART, QUE POSSIBILITAM ATÉ ACESSAR A INTERNET NA TELINHA. VEJA O EXEMPLO DA EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO:
1 – QUAIS MEIOS VOCÊ CONHECIA?
2 – CONVERSE COM AS PESSOAS DE SUA CASA, SOBRE A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO COTIDIANO FAMILIAR. EM SEGUIDA FAÇA UM RELATO ESCRITO.
3 – LEIA A CHARGE:
A CHARGE TEM COMO ASSUNTO PRINCIPAL:
( ) A EVOLUÇÃO DOS APARELHOS DE COMUNICAÇÃO.
( ) A INTERAÇÃO ESTABELECIDA NAS REDES SOCIAIS.
( ) AS LIMITAÇÕES DA COMUNICAÇÃO VIA INTERNET.
( ) O ACESSO LIMITADO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
( ) O USO EXCESSIVO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS.
ATIVIDADE 2
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PODEM SER SUBDIVIDIDOS EM VÁRIAS CATEGORIZAÇÕES.
QUANTO AO SEU CAMPO E ATUAÇÃO (INDIVIDUAL OU DE MASSA)
-INDIVIDUAL: SÃO MÍDIAS USADAS PARA COMUNICAÇÃO INTERNA E PARA RELAÇÕES INTERPESSOAIS SIMPLES. EXEMPLOS: CORREIO, E-MAIL, TELEFONE E FAX;
-MASSA: SÃO MÍDIAS VOLTADAS PARA COMUNICAÇÃO EXTERNA, MAIS AMPLA E IRRESTRITA, COM O INTUITO DE ATENDER AO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL. EXEMPLOS: JORNAL, REVISTA, RÁDIO, TELEVISÃO E INTERNET.
QUANTO AO TIPO DE LINGUAGEM (ESCRITA, SONORA, AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA).
-ESCRITOS: JORNAIS, LIVROS E REVISTAS;
-SONOROS: RÁDIO E TELEFONE;
-AUDIOVISUAIS: TELEVISÃO E CINEMA; MULTIMÍDIAS: TV DIGITAL E INTERNET.
ESCREVA NA TABELA:
DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE USAM A LINGUAGEM FALADA | DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE USAM A LINGUAGEM ESCRITA. |
ATIVIDADE 3
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TRAZEM BENEFÍCIOS COMO: COMUNICAR COM QUALQUER PESSOA AO REDOR MUNDO, BUSCA DE INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL, MAIS POSSIBILIDADES DE ENTRETENIMENTO, ENTRE OUTRAS. MAS TAMBÉM O USO EM EXCESSO, OU DE FORMA INADEQUADA, PODE TRAZER PREJUÍZOS.
VOCÊ SABIA QUE O USO DE TELEFONES CELULARES PODE DOBRAR OU TRIPLICAR O PESO DE SUA CABEÇA AO INCLINAR O PESCOÇO?
VOCÊ SABIA? QUE A CABEÇA EM POSIÇÃO NORMAL PESA 5 QUILOS? E QUE COM A INCLINAÇÃO A SOBRECARGA PASSA A SER MAIOR, PODENDO ATINGIR ATÉ 15 QUILOS? UMA PESSOA PASSA DE 2 A 4 HORAS POR DIA NA FRENTE DE UM SMARTPHONE OU TABLET COM A POSTURA INADEQUADA. ATITUDES SIMPLES, COMO TRAZER O APARELHO CELULAR ATÉ A ALTURA DOS OLHOS, SÃO FUNDAMENTAIS PARA PREVENIR LESÕES ASSOCIADAS À MÁ POSTURA.
QUANTO TEMPO EM MÉDIA VOCÊ COSTUMA FICAR USANDO O CELULAR, OU EM FRENTE AO COMPUTADOR OU TELEVISÃO? | VOCÊ JÁ SENTIU ALGUM SINTOMA DEPOIS QUE FICOU MUITO TEMPO USANDO UM APARELHO ELETRÔNICO? |
RELEMBRANDO!
- OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO INSTRUMENTOS CRIADOS PARA QUE SE PROPAGUE A INFORMAÇÃO.
- NO INÍCIO, SEU ÚNICO OBJETIVO ERA REALMENTE COMUNICAR. COM O PASSAR DO TEMPO, AS MÍDIAS FORAM SE MODERNIZANDO E A PRÓPRIA NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO TAMBÉM.
- OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FORAM SE APRIMORANDO COM O PASSAR DOS ANOS.
- PODEM SER SUBDIVIDIDOS EM VÁRIAS CATEGORIZAÇÕES. QUANTO AO SEU CAMPO E ATUAÇÃO (INDIVIDUAL OU DE MASSA). QUANTO AO TIPO DE LINGUAGEM (ESCRITA, SONORA, AUDIOVISUAL E MULTIMÍDIA).
- OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TRAZEM BENEFÍCIOS COMO: COMUNICAR COM QUALQUER PESSOA AO REDOR MUNDO, BUSCA DE INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL, MAIS POSSIBILIDADES DE ENTRETENIMENTO, ENTRE OUTRAS.
- O USO EM EXCESSO, OU DE FORMA INADEQUADA, PODE TRAZER PREJUÍZOS.
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0203) Identificar a tipologia, características e organização dos diferentes gêneros textuais. (EAJAGE0114) Reconhecer e valorizar o próprio saber sobre o meio natural e social correlacionando-o com a qualidade de vida. (EAJAHI0210) Diferenciar as fontes históricas e sua importância na construção de uma compreensão e escrita da história. (EAJALP0204) Diferenciar a linguagem verbal e não verbal no texto. |