Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a estudantes da 8ª Série da Eaja.
A aula de hoje abordará os gêneros textuais: gráfico e infográfico, considerados como parceiros da Matemática, estes gêneros são verdadeiros aliados no momento da interpretação de um texto jornalístico, pois complementam de forma dinâmica e objetiva dados que pertencem ao texto original. Seus dados são relevantes e suas fontes são resultado de pesquisas sólidas.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – O gráfico e o infográfico
O gráfico e o infográfico
Hoje, iremos estudar os gêneros textuais gráfico e infográfico, apesar de apresentarem um grandioso caráter numérico, estas modalidades textuais Hoje vamos abordar os gêneros textuais gráfico e infográfico considerados como multimodais, pois são gêneros que circulam pelo universo matemático. Estes gêneros estão muito presentes nas mídias digitais e televisiva.
São conhecidos como facilitadores de leitura pois auxiliam na compreensão de reportagens, pesquisas, enquetes e atualmente foram verdadeiros aliados da ciência para o entendimento e desenrolar da pandemia de COVID-19, ao longo dos telejornais, atualmente para saber o patamar da pandemia e das vacinas no Brasil os jornalistas costumam mostrar os dados por meio de gráficos. E para maiores esclarecimentos em locais públicos, principalmente sobre os cuidados essenciais como higienizar as mãos e o uso de máscaras, surgem os infográficos com suas imagens esclarecedoras anteriores à leitura.
Os gráficos e os infográficos são compostos por linguagem verbal: os dados, as denominações, as legendas, os títulos e a linguagem não verbal: as barras, as cores, as linhas, as curvas e as formas geométricas.
Há vários tipos de gráficos, os gráficos formas de barras, em formas de círculos, em forma de cones e os dados sempre são colocados em categorias quantitativas e que muitas vezes são recalcados por cores.
Atualmente os gêneros gráfico e infográfico são vistos com bons olhos pela tecnologia em detrimento da objetividade dos dados e fatos, pois eles tratam de forma simultânea a informação e os dados numéricos. Muitas pessoas confundem o gráfico com o infográfico, vejamos agora algumas diferenças entre os dois gêneros:
O gráfico traz dados numéricos combinados com legendas e formas geométricas, somatizando uma curva, um círculo, linhas ou barras.
Veja um exemplo de gráfico:
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gr%C3%A1fico_de_Pareto_da_regi%C3%A3o_Sudeste.png>. Acesso em 09 de Dezembro de 2021.
O infográfico traz os dados gráficos combinados com imagens e textos informativos. Atualmente a arte da infografia é muito respeitada pela tecnologia e é caracterizada como uma ilustração explicativa.
Veja um exemplo de infográfico:
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Infografia_energias.jpg>. Acesso em 09 de Dezembro de 2021.
Os gêneros textuais gráfico e infográfico ganharam destaque nos meios de comunicação, pois auxiliam nos processos de leitura, reflexão, crítica sobre dados que podem constar uma situação social, como o crescimento da população, uma campanha sobre a dengue, uma campanha eleitoral ou mesmo uma pesquisa popular. No tocante, estes gêneros quase primos da Matemática são preciosos na compreensão do desenvolvimento cultural e econômico de um país, inserindo informações objetivas de forma democrática.
Atividades
Questão 01 – Você já leu algum texto que precisava da informação de um gráfico? Qual o assunto deste texto? Após a leitura do gráfico o assunto ficou mais claro, ou não?
Questão 02 – Já sabemos que os gráficos e os infográficos são frutos de pesquisas árduas e diagramação. Você confia nas fontes que fornecem dados para a montagem de gráficos? Justifique de forma crítica a sua resposta.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0808) Compreender os contextos de produção e os aspectos relativos à construção composicional dos gêneros de divulgação científica. (EAJALP0810) Ler e associar a linguagem verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica. |
Referências: | RODRIGUES, Carla. Ainda em busca de definições para o jornalismo on-line. In: Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro: Sulina, 2009. |