Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 8ª Série da Eaja.
Nesta aula, iremos interpretar e resolver situações-problema com números reais, envolvendo notações científicas.
Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.
Notação Científica
Antes de começar o estudo de Notação Científica, vamos lembrar das propriedades da potenciação.
Propriedades da Potenciação
Em situações como medir o tamanho de um vírus em laboratório, calcular a distância entre planetas, determinar o tempo de existência de um fóssil, determinar a quantidade de carga elétrica de um próton ou elétron, devido a natureza dos números obtidos nessas medições, que podem conter muitos algarismos, pode ser utilizada a chamada NOTAÇÃO CIENTÍFICA.
Exemplo 1 – Paleontologia
Uma aplicação da notação científica pode ser verificada na Paleontologia (ciência que estuda as formas de vidas existentes no passado através dos seus fósseis). Veja como se expressa a idade de um fóssil em notação científica:
Exemplo 2 – Elementos microscópicos
Outra aplicação da notação científica pode ser verificada em elementos microscópicos, por exemplo o tamanho das células, vírus ou bactérias. Veja como se expressa o comprimento do vírus Ebola em notação científica:
Regra para Facilitar a Notação Científica
- A potência será sempre de base 10
- O número está sendo multiplicado pelo 10 deverá ser sempre maior ou igual a 1 e menor do que 10
- O expoente será positivo se o número for maior do que 1
- O expoente será negativo se o número for menor do que 1
- O valor do expoente será definido de acordo com a quantidade de casas decimais que se percorre.
Exemplo 3 – Aplicando a Regra
Em um grama de água há 23 000 000 000 000 000 000 000 de moléculas.
Esse número é maior do que 1, logo o expoente será positivo. Vamos deslocar a vírgula até ficar entre o 2 e o 3.
Exemplo 4 – Aplicando a Regra
O diâmetro de um átomo de hidrogênio mede 0,0000000106 cm.
Esse número é menor do que 1, logo o expoente será negativo. Vamos deslocar a vírgula até ficar entre o 1 e o 0.
Problemas propostos
- O Sol é uma enorme bola de gás quente e luminosa. Em seu núcleo, hidrogênio é convertido em hélio, liberando a energia sentida na Terra como calor e luz. O Sol existe nessa forma há cerca de 4,6 bilhões de anos e provavelmente continuará assim por mais 5 bilhões.
Utilizando notação científica, escreva:
a) o tempo de existência do Sol, em anos.
b) o diâmetro do Sol, em quilômetros.
c) a distância média da Terra ao Sol, em quilômetros.
d) a temperatura do núcleo do Sol, em graus Celsius.
- A supergigante Antares é uma estrela vermelha e a mais brilhante da constelação de Escorpião. Com cerca de 980 000 000 km de diâmetro, é centenas de vezes maior que o Sol, cujo diâmetro mede 1 400 000 km. Escreva, em quilômetros, os diâmetros das duas estrelas citadas utilizando notação científica.
- Na biologia determinamos que a molécula do DNA tem apenas 0,0000001 metro. Escreva esse número em notação científica.
- Os biólogos têm a coragem de lidar com vírus que medem apenas 0,000000001 metro. Escreva esse número em notação científica.
Alguns vídeos sobre esse tema você encontra no canal do professor Hélio. Link: (4) Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAMA0806) Ler, interpretar e resolver situações-problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações |
Referências: | Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 9o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.Pataro, Patrícia Moreno Matemática essencial 9o ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018 |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).