You are currently viewing Educação Física: Jogos no mundo

Educação Física: Jogos no mundo

Olá, estudante (a)! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 13/12/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos para mais uma aula! Hoje você terá a oportunidade de saber mais sobre Jogos populares cooperativos. Estudaremos a história, conceito, valores, experimentação e fruição desses jogos no contexto da Educação Física escolar. Vamos jogar?

D:\Users\Elaine\Desktop\Sem título.png

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Jogos populares

Ed Física – 6º ano – Ensino Fundamental

HISTÓRIA JOGOS POPULARES NO MUNDO

Os seres humanos, desde sua ancestralidade, ou seja, há milhares de anos atrás, já realizavam jogos populares, por membros das comunidades tribais que se reuniam para celebrar a vida..

Na PRÉ-HISTÓRIA vários registros foram encontrados entre as civilizações.

(EGÍPCIA, CHINESA e FENÍCIA)

EVOLUÇÃO DOS JOGOS POPULARES

Na IDADE MÉDIA, com a evolução das civilizações (GRECO-ROMANA) muitos jogos já existentes perpassaram de geração em geração e ao longo do tempo foram modificados, ressignificados, reinterpretados e fazem parte da nossa cultura popular na atualidade.

ETIMOLOGIA DAS PALAVRAS JOGOS, POPULARES E COOPERATIVOS

JOGOS

Em latim: “JOCUS,” significa DIVERSÃO E PASSATEMPO

POPULARES

Em latim: “POPULÁRIS”, significa POVO, PÚBLICO E POPULAR

COOPERATIVOS

Em latim: “CUM+OPERARI”, significa TRABALHAR JUNTOS

D:\Users\Elaine\Desktop\images (1).jpg
D:\Users\Elaine\Desktop\teamwork-4776072_1280.jpg

CONCEITO DE JOGOS POPULARES COOPERATIVOS

Práticas corporais coletivas que promovem aspectos socioemocionais como: cooperação, inclusão, confiança, colaboração e espírito de equipe entre os integrantes das equipes, sobretudo o desenvolvimento motor.

D:\Users\Elaine\Desktop\circle-312343_1280.png

OBJETIVO

Despertar a consciência de cooperação para resolução de tarefas compartilhadas, promovendo o fortalecimento do grupo, onde os esforços do trabalho coletivo direcionam para alcance de determinada meta em comum (SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS).

D:\Users\Elaine\Desktop\network-1019737_1280.jpg

CARACTERÍSTICAS

• Práticas corporais desprovidas de eliminações, exclusões, vitórias ou derrotas, priorizando a participação coletiva, em detrimento da individual e respeito às diferenças.

VALORES

• COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE SE JOGAR UNS COM OS OUTROS (EM PARCERIA) AO CONTRÁRIO DE SE JOGAR UNS CONTRA OS OUTROS (ADVERSÁRIO), evitando comportamentos excludentes como: enganar, trapacear ou de tirar vantagem do outro para conseguir o seu próprio sucesso.

BENEFÍCIOS DOS JOGOS POPULARES COOPERATIVOS

• Melhora o entendimento das relações humanas e culturais da localidade;
  • Melhora socialização;
  • Desenvolve o espírito de colaboração;
  • Melhora o raciocínio para resolução de problemas;
  • Melhora a agilidade, o equilíbrio e a coordenação motora;
  • Promovem o relaxamento e aliviam o estresse

EXPERIMENTAÇÃO E FRUIÇÃO DOS JOGOS POPULARES COOPERATIVOS

DESAFIO DA CORDA

OBJETIVO: A cada batida da corda, um jogador deverá passar por baixo da corda (zerinho) sem interrupção. Estabelecer o número de passagens de acordo com o número de jogadores.

CORRENTE HUMANA

OBJETIVO: Passar o bambolê por entre os jogadores sem soltar as mãos. Estabelecer tempo.

CAMINHAR NO BAMBOLÊ

OBJETIVO: Caminhar no bambolê sem pisar fora (apenas quem for pegar o bambolê), até completar o percurso e antes do tempo estabelecido.

BOLA AO CESTO

OBJETIVO: Arremessar e acertar 05 cestas antes de findar o tempo estabelecido

ATIVIDADE 01

Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre os jogos populares cooperativos e responda às seguintes perguntas:

Você já jogou ou ouviu falar sobre esses jogos? Você já participou de algum jogo popular cooperativo? Você conhece outros jogos populares cooperativos além desses jogos que você acabou de aprender?

Relate sua experiência e registre tudo em seu caderno.

ATIVIDADE 02

Construa um jogo popular cooperativo, registre em seu caderno com fotos e se possível vídeos.

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante
(GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.