OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSA HABILIDADE EM COMPREENDER SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM DESLOCAMENTO E DISTÂNCIAS. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2020/07/08/10/17/car-5383371__340.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: LOCALIZAÇÃO E DESLOCAMENTO
DESLOCAMENTO
QUANDO SAÍMOS DE CASA PARA O TRABALHO, PARA A ESCOLA OU PARA QUALQUER OUTRO LUGAR ESTAMOS REALIZANDO UM DESLOCAMENTO NO ESPAÇO. AS TRAJETÓRIAS QUE PERCORREMOS SÃO ORIENTADAS NUMA DIREÇÃO E SENTIDO E AS DISTÂNCIAS PERCORRIDAS SÃO MEDIDAS ATRAVÉS DO METRO E SEUS MÚLTIPLOS:
1 METRO (M) | 100CM |
1 QUILÔMETRO (KM) | 1000 M |
PARA MEDIRMOS DESLOCAMENTOS AS UNIDADES PRINCIPAIS SERÃO M(METRO) E QUILÔMETRO(KM). EXEMPLOS:
01. NUMA VIAGEM DE ÔNIBUS SARA OBSERVOU UMA PLACA NA ESTRADA QUE INDICAVA KM 25 DE CERTA RODOVIA. ALGUM TEMPO DEPOIS ELA VIU OUTRA PLACA NESSA MESMA RODOVIA QUE INDICAVA KM 115. QUANTOS KM ELA PERCORREU NESSE INTERVALO DE TEMPO?
NESSE CASO COMO QUEREMOS VER A DIFERENÇA ENTRE OS VALORES DOS MARCOS QUILOMÉTRICOS DEVEMOS SUBTRAIR OS VALORES:
115 – 25 = 90
OU SEJA, NESSE INTERVALO ELA PERCORREU 90 KM
02. PARA SAIR DE SUA CASA E CHEGAR NA ESCOLA REBECA PERCORRE 2000M. QUAL A DISTÂNCIA PERCORRIDA POR REBECA EM QUILÔMETROS?
DEVEMOS LEMBRAR QUE 1 KM CORRESPONDE A 1000M, PORTANTO
2000M = 2 KM
PORTANTO REBECA DESLOCOU-SE POR 2 KM.
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
RECORDANDO A RELAÇÃO ENTRE METROS E QUILÔMETROS COMPLETE AS FRASES:
A) ANDEI DE BICICLETA POR 5 KM, PORTANTO ME DESLOQUEI _______ METROS.
B) VIVIANE ANDOU POR UMA PISTA DE CAMINHADA DE 2000 M, OU SEJA ______ KM.
C) MINHA MÃE MORA NUMA CIDADE VIZINHA DISTANTE 30 KM, PORTANTO DISTANTE ___________ M.
ATIVIDADE 2
GERALDO VAI SAIR DE UMA CIDADE A ATÉ UMA CIDADE B USANDO UM APLICATIVO QUE MARCA AS DISTÂNCIAS EM METROS. APÓS ESSE DESLOCAMENTO A DISTÂNCIA MARCADA FOI DE 50 000 METROS. QUANTOS KM ELE PERCORREU?
ATIVIDADE 3
HELENA PEDIU UM CARRO DE APLICATIVO E RECEBEU UMA MENSAGEM AVISANDO QUE SEU MOTORISTA ESTAVA A UMA DISTÂNCIA DE 6 KM DELA. QUAL O VALOR CORRESPONDENTE A ESSA DISTÂNCIA EM METROS?
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
A) 5000 M
B) 2 KM
C) 30000 M
ATIVIDADE 02
50 KM
ATIVIDADE 03
6000 M
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0121) Compreender e comparar distância, localização, lateralidade, sentido, tamanho, direção a partir de um referencial. (EAJAMA0122) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço (EAJAGE0112) Elaborar e interpretar mapas mentais e desenhos com base em trajetos, estradas e caminhos. |