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Matemática – Porcentagem com proporcionalidade

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 6ª Série da Eaja.

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Nesta atividade, você irá resolver situações-problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da regra de três.

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

Porcentagem com proporcionalidade | Matemática – aula 14 | 6ª série – Eaja

Porcentagem (Definição): é a razão entre um número qualquer e o 100. Representada pelo símbolo %. 

Por exemplo,  25% representa 25 partes do total de 100.

Formas de representar uma porcentagem:

Veja alguns exemplos:

Imagens dos círculos disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano, pp 161,162.

Para determinar o valor de uma porcentagem, na maioria das vezes, utilizamos uma ferramenta matemática denominada de “regra de três”. Na atividade de hoje iremos determinar as porcentagens utilizando a proporcionalidade através de 4 problemas resolvidos.

Problema resolvido 01

O comércio Hora da Esfirra, em Alegrete, faz muito sucesso. Em um sábado foram vendidas 500 esfirras. Sabe-se que 25% dessa quantidade era de queijo. Quantas esfirras de queijo foram vendidas neste sábado?

Resolução

Portanto, foram vendidas 125 esfirras, de queijo, neste sábado.

Problema resolvido 02

Qual é a quantia correspondente a 30% de 25 000 reais?

Resolução

Portanto, 30% de 25000 reais é igual a 7500 reais.

Problema resolvido 03

Supondo que uma fila de espera para um transplante de fígado tinha cerca de 6 200 pacientes, dos quais 60% não tiveram condições para receber o transplante, quantos restaram na fila?

Resolução

Nesse caso precisamos determinar 40% de 6200 pessoas, justamente o total de pessoas que restaram na fila.

Portanto, restaram 2480 pessoas na fila.

Problema resolvido 04

Uma camiseta custava R $40,00 e sofreu um acréscimo de 5%. Qual o novo preço dessa camiseta?

Resolução

Vamos calcular 5% de 40 reais para ver o valor do acréscimo e depois somamos esse valor ao preço da camiseta antes do aumento.

Portanto a camiseta sofreu um acréscimo de 2 reais e passou a custar 42 reais.

Problema propostos

Nos problemas abaixo, procure resolver de maneira semelhante aos resolvidos acima. 

  1. Um anúncio em uma livraria diz o seguinte: 

SOMENTE HOJE! 25% DE DESCONTO EM QUALQUER LIVR.O 

Carol queria comprar um livro que custava R $40,00. Qual o valor do livro com o desconto?

2. Um produto que custava R $80,00 sofreu um acréscimo de 20%.

a) Qual foi o valor do acréscimo, em reais?

b) Qual o valor do livro após o acréscimo?

Ficamos por aqui, até a próxima

3. Beatriz tinha R $100,00 e deu 25% dessa quantia a seu filho Ricardo. Da quantia que ganhou, Ricardo utilizou 40% para comprar doces.

a) Quantos reais Ricardo pagou pelos doces?

b) Ele gastou tudo o que ganhou com essa compra? Justifique

4. Na promoção de uma loja de eletrodomésticos, um aparelho de som que custava R$1200,00 teve um desconto de 15%. Quanto que o cliente que decidir comprar o equipamento irá pagar pelo aparelho de som?

Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para aprender um pouco mais. Link: Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube 



Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EAJAMA0521) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”. (EAJAMA0602) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade.
Referências:Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 7o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.Pataro, Patrícia Moreno Matemática essencial 7o ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).