You are currently viewing Ciências da Natureza: ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Ciências da Natureza: ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da  6ª SÉRIE da Eja.

Na videoaula de hoje vamos dialogar sobre a relação entre alimentação e saúde, fiquem ligados!

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

6ª série – Eja – Ciências da Saúde – Aula 14 – ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Na aula de hoje reafirmamos que alimentar-se bem é de suma importância para a longevidade humana. Uma dieta balanceada pode oferecer ao corpo tudo o que é preciso para desenvolver funções metabólicas e as atividades cotidianas, bem como auxiliar na prevenção de doenças, como a obesidade, patologias cardiovasculares e cânceres.

ATIVIDADE 1

Transtornos como ansiedade, pânico e depressão podem ter diminuição nos sintomas quando o tratamento é associado a uma boa alimentação. Para saber mais sobre a relação entre alimentação saudável e saúde mental, leia o texto “Alimentação e saúde mental: qual é a relação e quais são os impactos?”, que está disponibilizado no link abaixo:

Alimentação e saúde mental – qual é a relação – Hospital Santa Mônica (hospitalsantamonica.com.br)

ATIVIDADE 2

Sua escola irá lançar uma campanha pela alimentação saudável em prol da saúde mental. A ação visa promover o acesso e disseminação de informações, para que estimulem as pessoas a refletirem sobre os hábitos de consumo e a realizarem escolhas alimentares saudáveis. Você ficou responsável pela produção do slogan e do texto complementar. Inspire-se no modelo abaixo:

Neste exemplo de campanha publicitária existe imagem, autoria, texto complementar e slogan. O texto complementar é ” A nutrição é fundamental para manutenção da saúde, longevidade e da performance esportiva.” e o slogan é a frase “FAÇA DO ALIMENTO SEU MEDICAMENTO”.

Lembre-se! Slogan é uma frase mote, ou seja, uma frase para impactar e marcar a campanha. Já o texto complementar vem reforçar a mensagem do slogan.


Referencial BibliográficoSILVA, J. G.; TEIXEIRA, M. L. O. FERREIRA, M. A. Alimentação e saúde: sentidos atribuídos por adolescentes. Esc Anna Nery (impr.), v. 16, n. 1, p. 88-95, 2012.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0515) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a preservação de doenças.
Língua Portuguesa(EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc).