Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Música a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula vamos refletir sobre a divisão da história da música em períodos distintos.
Ao escrever uma peça de música, o compositor está combinando simultaneamente diversos elementos musicais importantes que chamaremos de componentes básicos da música. Dentre estes se encontram:
Melodia
Harmonia
Ritmo
Timbre
Forma
Tessitura
Empregamos a palavra estilo para designar a maneira pela qual compositores de épocas e países diferentes apresentam esses elementos básicos em suas obras, a maioria deles está presente em todos os períodos da história da música.
Podemos dividir a história da música em períodos distintos, cada qual identificado pelo estilo que lhe é peculiar. É claro que um estilo musical não se faz da noite para o dia. Esse processo é lento e gradual, quase sempre com os estilos sobrepondo-se uns aos outros, de modo a permitir que o “novo” surja do “velho”. Por isso mesmo, dificilmente os musicólogos estão de acordo a respeito das datas que marcam o princípio e o fim de um período, ou mesmo sobre os nomes a serem empregados na descrição do estilo que o caracteriza. No entanto, aqui apresentamos uma forma de dividir a história da música do Ocidente em seis grandes períodos, indicando as datas correspondentes:
Música Medieval – até cerca de 1450
Música Renascentista – 1450 – 1600
Música Barroca – 1600 – 1750
Música Clássica – 1750 – 1810
Romantismo do Século XIX – 1810 – 1910
Música do Século XX – de 1900 em diante.
Atividade:
Estudamos sobre os componentes básicos da música e os períodos da história da música, mas ainda tem muita história pra contar, pesquise mais sobre os componentes e a história da música e descreva no seu caderno um pequeno texto complementar para essa aula.
Relembrando!
- Componentes básicos da música
- Períodos distintos da história da música
- História da música do Ocidente
- Seis grandes períodos da história da música
Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAAR0745) Comparar, ordenar e descrever os aspectos históricos, sociais e políticos da produção musical.
(EAJAAR0847) Apreciar, refletir, argumentar e demonstrar respeito pelas músicas produzidas nas diferentes culturas, povos, sociedades, etnias ao longo do processo histórico.
(EAJAAR0863) Registrar, ler e interpretar o repertório musical por meio de simbologia convencional e/ou não convencional, tecendo relações entre os elementos da linguagem musical: estilo, forma, motivo, dinâmica, textura, timbre, andamento etc.
Referências:
BENNETT, Roy. Períodos da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986, p. 11.
Projeto Educação para o Século XXI Série LINK da Arte 5ª e 6ª séries -Ed. Escala Educacional.